Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Acesso"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O Acesso à Informação como instrumento de participação social: uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão na Universidade Federal do Pará (2012-2018)
    (2018-12-17) ROCHA, Roseane da Vera Cruz da; CÂNDIDO, Gilberto Gomes; http://lattes.cnpq.br/0924734376057863; https://orcid.org/0000-0001-8301-0383
    A lei 12.527, de 18 de novembro de 2011, instituída com a competência de garantir direitos e modificar as relações entre o cidadão e as instituições públicas é uma conquista acerca de um principio considerado fundamental na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 – CRFB/88, a do direito de acesso à informação pública. Neste sentido, este trabalho busca contextualizar esse direito a partir de um pequeno recorte histórico sobre o controle e o acesso das informações públicas desde a antiguidade clássica até o contexto contemporânea, revelando o papel social dos arquivos nessa construção da dimensão pública da informação. Essas questões são discutidas para além do enfoque histórico, buscando compreender a lógica da lei a partir de uma análise do Serviço de Informação ao Cidadão da Universidade Federal do Pará, balizando os instrumentos de transparência pública como um mecanismo de controle e participação social.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Acesso, acessibilidade e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior: uma pesquisa documental na Universidade Federal do Pará
    (2021-11-29) OLIVEIRA, Lídia Alves; FARIAS, Roseane Rabelo Souza; http://lattes.cnpq.br/4325824918742074
    Este artigo tem como objetivo investigar as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da análise dos relatórios anuais da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST). Trata-se de uma pesquisa documental, de abordagem qualitativa. A pesquisa partiu do seguinte problema: Quais as ações de acesso, acessibilidade e permanência de alunos com deficiência promovidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA)? Os instrumentos de coleta de dados foram os relatórios anuais da instituição, no período de 2010 a 2020. Como resultados, pode-se observar que a UFPA promove a acessibilidade de alunos com deficiência por meio da garantia do acesso e permanência de estudantes PcD’s matriculados no curso de graduação. Por meio da Coordenadoria de Acessibilidade (COACESS) vinculada a Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) ocorrem ações, serviços, programas, projetos e políticas educacionais. Assim podemos compreender a importância do papel da Instituição de Ensino Superior para o acesso e permanência de pessoas com deficiência na graduação, com destaque para os aspectos como infraestrutura, moradia estudantil, apoio ao transporte, biblioteca, refeitório e apoio para estudantes com deficiência física.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Os arquivos pessoais custodiados pelo Arquivo Central, Biblioteca Central e Museu da UFPA: aquisição, tratamento e acesso
    (2022-12-12) SANTOS, Paulo Victor Azevedo; TENAGLIA, Mônica; http://lattes.cnpq.br/2126481201660872; https://orcid.org/0000-0002-5537-0143
    Os arquivos pessoais são documentos produzidos por indivíduos no decurso de suas atividades cotidianas. A pesquisa consiste em uma pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, sobre os arquivos pessoais custodiados pelo Arquivo Central, Biblioteca Central e Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA). A problemática foi verificar quais métodos são utilizados para o tratamento técnico desses acervos e quais os princípios arquivísticos são aplicados para sua organização. Desse modo, o objetivo geral do trabalho foi identificar os arquivos pessoais sob custódia do Arquivo Central, Biblioteca Central e Museu da UFPA e compreender como a UFPA lida com acervos pessoais. Os objetivos específicos consistiram em conceituar os arquivos privados e pessoais no âmbito da Arquivologia, bem como identificar e compreender as atividades de reconhecimento e aquisição, tratamento e acesso dos acervos pessoais custodiados pelo Arquivo Central, Biblioteca Central e Museu da UFPA. A justificativa para o desenvolvimento da pesquisa se deu a partir da identificação da existência de um vasto conjunto de acervos pessoais custodiados pelas unidades de informação da UFPA. O referencial teórico apresenta uma abordagem sobre os arquivos pessoais no âmbito da Arquivologia e sua perspectiva no campo teórico sobre memória, assim como a maneira que ocorre o reconhecimento desses acervos como de interesse público e social e sua incorporação às instituições arquivísticas, no âmbito da legislação brasileira. Para a identificação dos acervos pessoais custodiados pela UFPA, foram realizadas visitas técnicas às unidades de custódia e a realização de uma entrevista semi-estruturada com os técnicos das unidades. Como resultados, foi confirmada a existência de um vasto conjunto de acervos pessoais na UFPA, além de observar uma ausência de políticas institucionais para aquisição e tratamento de acervos pessoais, a partir da constatação de que cada unidade de custódia estabelece seus próprios métodos para identificação, tratamento e acesso aos arquivos pessoais.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Difusão e acesso em locais de memória da cidade de Belém: um estudo sobre os registros documentais da Cabanagem
    (2018-12-19) ARAUJO, Rodrigo Lopes de; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Considerando o papel social dos arquivos no que se refere a difusão da informação e produção de conhecimento, esta pesquisa se direciona para a compreensão da formação dos registros documentais da Cabanagem, movimento popular ocorrido no Pará na primeira metade do século XIX, com diversos sentidos e significados políticos, econômicos e sociais. Buscou-se, ainda, identificar as práticas utilizadas pelas instituições arquivísticas custodiadoras de tais registros nos processos de difusão e divulgação desses acervos. A motivação para estudar o tema deve-se à percepção de um relativo desconhecimento da sociedade em relação à Cabanagem. A análise foi realizada com base na produção bibliográfica relacionada à temática da difusão de acervo, além da pesquisa documental a ser realizada em locais previamente selecionados. Os resultados foram bastante satisfatórios por perceber que a maioria das Instituições pesquisadas compreende a importância de promover acesso às informações por elas custodiadas, e verificar que o tema Cabanagem ainda está muito presente nas linhas de pesquisa dessas instituições, onde frequentemente promovem ações que visam difundir cada vez mais essa temática. Espera-se contribuir com a visibilidade das instituições de memória de nossa região, em especial as que mantêm e preservam os registros alusivos à Cabanagem e, ao mesmo tempo, auxiliar os usuários em busca de fontes primárias sobre este movimento.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação de pessoas jovens, adultas e idosas/EJAI e o estágio de docência: desafios discentes em uma escola pública, na cidade de Santa Izabel do Pará
    (2023-11-24) FAVACHO, Izabella da Silva; NASCIMENTO, Eula Regina Lima; http://lattes.cnpq.br/0460051621828656; https://orcid.org/0009-0001-2665-8172
    A Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJAI) é uma modalidade de ensino da educação básica, ofertada a pessoas com idade acima de quinze anos, com históricos de negação de direitos ao longo da vida, que não tiveram acesso ou não concluíram seus estudos. Dessa maneira, o artigo, tem como objetivo identificar os desafios enfrentados pelos discentes da EJAI para retornar, permanecer e concluir com sucesso o processo de escolarização. O texto é fruto do Estágio de Docência em EJAI, realizado no oitavo semestre, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Pará/ Campus Castanhal que possibilitou assegurar a relação teoria/prática na formação acadêmica, bem como coletar e relatar as vivências na EJAI, em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada em uma comunidade, da cidade de Santa Izabel do Pará. Neste sentido, no referencial teórico dialogamos com Freire (1996), Arroyo (2005),Nascimento (2022),Silva et al (2022), com os marcos legais,dentre outros. A abordagem qualitativa norteou o trabalho e a metodologia envolveu o levantamento de dados bibliográficos, pesquisa de campo qualitativa, observação e exercício da docência. Os resultados obtidos demonstram que o grande desafio dos discentes da EJAI começa pelo acesso, mas também pela permanência na escola, por diversos motivos, tais como: deslocamento; trabalho; segurança; dentre outros. Desse modo, os resultados apontam para o papel e a necessidade da relevância de políticas públicas e educacionais eficazes capazes de garantir direito, acesso e a permanência na escola, visto que é dever do Estado, a garantia de uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade referenciada, pois essa ausência compromete a vida de pessoas, que historicamente tiveram seus direitos à educação negados e fazem parte de grupos sociais marcados pela exclusão.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA