Navegando por Assunto "Acessibilidade digital"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Tecnologia e neurodivergência: aplicativo de apoio para estudantes no ensino superior(2025-08-21) SANTOS, Yorran Petrick Ferreira dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143XEste estudo propõe o desenvolvimento de um aplicativo mobile voltado ao apoio acadêmico de estudantes neurodivergentes no ensino superior, com foco em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A proposta surge diante das dificuldades enfrentadas por esses estudantes, como desorganização, sobrecarga cognitiva e barreiras sensoriais, somadas à ausência de suporte adequado nas instituições de ensino. A metodologia do trabalho envolveu uma revisão sistemática da literatura científica e a análise de dados institucionais da Universidade Federal do Pará (UFPA), identificando necessidades específicas e funcionalidades prioritárias para o sistema proposto. A aplicação foi projetada com base em diretrizes de acessibilidade e usabilidade, priorizando uma interface limpa, responsiva e sensorialmente equilibrada. Entre as funcionalidades levantadas mediante análise da literatura, destacam-se o gerenciamento de tarefas, controle de medicamentos e envio de alertas personalizados. O projeto encontra-se em fase inicial de desenvolvimento, e a iniciativa visa contribuir para a construção de soluções tecnológicas mais inclusivas, promovendo autonomia, permanência e sucesso acadêmico para estudantes neurodivergentes.