Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Assunto

Navegando por Assunto "Acessibilidade digital"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Tecnologia e neurodivergência: aplicativo de apoio para estudantes no ensino superior
    (2025-08-21) SANTOS, Yorran Petrick Ferreira dos; HARB, Maria da Penha de Andrade Abi; http://lattes.cnpq.br/9096423264882104; https://orcid.org/0000-0002-1873-143X
    Este estudo propõe o desenvolvimento de um aplicativo mobile voltado ao apoio acadêmico de estudantes neurodivergentes no ensino superior, com foco em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). A proposta surge diante das dificuldades enfrentadas por esses estudantes, como desorganização, sobrecarga cognitiva e barreiras sensoriais, somadas à ausência de suporte adequado nas instituições de ensino. A metodologia do trabalho envolveu uma revisão sistemática da literatura científica e a análise de dados institucionais da Universidade Federal do Pará (UFPA), identificando necessidades específicas e funcionalidades prioritárias para o sistema proposto. A aplicação foi projetada com base em diretrizes de acessibilidade e usabilidade, priorizando uma interface limpa, responsiva e sensorialmente equilibrada. Entre as funcionalidades levantadas mediante análise da literatura, destacam-se o gerenciamento de tarefas, controle de medicamentos e envio de alertas personalizados. O projeto encontra-se em fase inicial de desenvolvimento, e a iniciativa visa contribuir para a construção de soluções tecnológicas mais inclusivas, promovendo autonomia, permanência e sucesso acadêmico para estudantes neurodivergentes.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA