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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Análise das oficinas de conservação e preservação em suporte de papel do Arquivo Público do Estado do Pará
    (2021) MELO, Bruno Edilson da Silva; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    O presente trabalho teve como objetivo descrever e analisar a oficina de preservação e conservação de documentos em suporte de papel ofertada pelo Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), a qual é parte do Projeto institucional Arquivo de Portas Abertas. Com base em bibliografias referentes ao tema de preservação e conservação de documentos e nas respostas obtidas nas entrevistas e questionários aplicados junto ao diretor da instituição, à servidora facilitadora e aos participantes da oficina, identificaram-se suas etapas, técnicas e instrumentos utilizados e sua importância estratégica na agilidade do processo de preservação dos documentos custodiados pelo órgão. Revelou-se, ainda, os impactos gerados pela oficina junto aos seus participantes, concluindo-se que seu objetivo de capacitar e aprimorar profissionais a trabalhar com manipulação de documentos em suporte de papel está sendo alcançado.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Classificação e arranjo: a trajetória de uma função por meio dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará
    (2016-05-19) COSTA, Cristian Mayko Carvalho da; BARROS, Thiago Henrique Bragato; http://lattes.cnpq.br/0339496971217162; https://orcid.org/0000-0001-7439-5779
    A Classificação Arquivística é uma atividade primordial para o desenvolvimento da prática Arquivística, cujos objetivos são primordialmente, organizar, preservar e promover o acesso às informações registradas nos documentos arquivísticos. Nesse sentido, esses documentos possuem características específicas que necessitam de fundamentos teóricos e metodológicos próprios para o seu tratamento, visando a preservação da relação orgânica que eles têm com o seu produtor e entre si, garantindo, desse modo, o contexto de produção documental. Dito isso, o objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo de caso para compreender, a partir dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará, os critérios utilizados por essa instituição arquivística para empreender a classificação/arranjo dos documentos que compõem o seu acervo. Os objetivos específicos foram realizar uma revisão bibliográfica sobre os princípios teóricos e metodológicos da classificação/arranjo de documentos arquivísticos; analisar os quadros de arranjo dos fundos existentes no Arquivo Público do Estado do Pará e refletir sobre esses critérios utilizados em contraponto com a teoria arquivística. Assim, para alcançar os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho teórico e documental, que nos permitiu analisar os postulados teóricos da classificação e do arranjo na Arquivística, bem como compreender a construção dos quadros de arranjo do Arquivo Público do Estado do Pará, dentro de uma investigação histórica feita sobre os instrumentos de pesquisa desenvolvidos pela instituição, bem como possibilitou as discussões sobre o contexto administrativo da instituição. Assim, nota-se que a classificação na Arquivística é uma operação que deve pautar-se sobre os princípios da proveniência e da ordem interna original a fim de garantir a preservação da relação orgânica. Nota-se que enquanto uma instituição arquivística o Arquivo Público do Estado do Pará tem enfrentado vários desafios quanto às metodologias de tratamento documental e de realização de seus serviços como órgão central da política Arquivística estadual, em virtude da ausência de Arquivistas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Educação patrimonial: a experiência do Arquivo Público do Estado do Pará
    (2018-12-19) LIMA, Isy Adelaide Vale; BATISTA, Iane Maria da Silva; http://lattes.cnpq.br/4455869514354153
    Considerando que uma das múltiplas tarefas do arquivista é a difusão dos acervos, esta pesquisa visa descrever a experiência de educação patrimonial que tem sido desenvolvida pelo Arquivo Público do Estado do Pará (APEP) junto a instituições de ensino de educação básica, no contexto do Projeto Arquivo de Portas Abertas. Com base em bibliografia sobre experiências semelhantes, e, a partir de entrevistas e aplicação de check list junto aos técnicos do Arquivo e aos professores e estudantes da comunidade escolar atingida, se buscou compreender os efeitos dessa experiência no que se refere ao conhecimento e valorização do patrimônio documental.
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