Navegando por Assunto "Álgebra"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Equação polinomial do 1° grau: uma análise do livro didático do Programa Forma Pará do ensino médio(2024-07-26) ATAIDE, Alexandre de Castro; FERREIRA, Robson dos Santos; http://lattes.cnpq.br/9770325584724537O livro didático de matemática desempenha um papel importante no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, uma vez que é um material comum nas escolas brasileiras como apoio ao trabalho do professor em sala de aula. Nessa perspectiva, a análise de livros didáticos se mostra importantes para a tomada de decisão no processo de escolha e uso desse material. Nesse trabalho, o como objetivo é analisar o capítulo de um livro didático do Ensino Médio pertencente ao Programa Prepara Pará. Assim sendo, foi analisado o capítulo que trata de equações polinomiais do 1º grau e para tal foi utilizado como fundo teórico as concepções algébricas apontadas por Ribeiro (2011). A pesquisa foi de cunho qualitativo e por meio dela foi observado que as atividades propostas no capítulo analisado se aproximam da concepção intuitivo-pragmático por estarem relacionadas a problemas de ordem prática do dia a dia, no entanto nos exemplos apresentados não são exploradas diferentes estratégias de resolução, apresentando apenas a resolução por meio de um conjunto de técnicas indicando aproximação a perspectiva processual-tecnicista.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Explorando o jogo algebricando como um recurso didático para o ensino da álgebra(2022-12-14) QUADROS, Jacó de Brito; ROZAL, Edilene Farias; http://lattes.cnpq.br/8204601223905648Este trabalho tem como objetivo apresentar o jogo “Algebrincando” como um recurso didático pedagógico para o ensino de monômios e polinômios, onde o mesmo foi produzido em parceria com os graduandos voluntários do projeto de ensino LAPINMAT (Laboratório Pedagogico de Informática e Matemática) da UFPA – Campus Bragança, e que vem unir o lúdico com o ensino de conteúdos da unidade temática Álgebra, baseados em Brasil (2018), com o intuito de melhorias no processo de ensino e aprendizagem Matemática, além da construção de habilidades que possibilitem desenvolver a linguagem algébrica, estabelecer generalizações e a resolução de problemas por meio de equações. O jogo de tabuleiro segue o modelo de perguntas e respostas, onde as cartas envolvem conceitos abordados pela Álgebra, permitindo aos alunos procurar superar o nível de abstração presente neste eixo temático, desenvolvendo uma maior capacidade de aprendizagem e raciocínio lógico. Este material foi desenvolvido e testado pelos participantes do projeto, porém, ainda não foi aplicado em sala de aula. Nosso propósito é ter a oportunidade de colocar em prática o jogo em algum evento. Dessa forma, apresentamos este recurso lúdico, que pode contribuir com o aluno, evidênciando conceitos novos e os vistos anteriormente, colocando-os em prática, facilitando o alcance de novas habilidades sociais e a capacidade de interpretação e resolução de situações problemas com maior facilidade, fazendo assim com que o aluno passe a ter um novo olhar em relação a área da Matemática, diferentemente da idéia tradicionalista de que a Matemática é algo difícil e abstrato demais para entender. Além de estar contribuindo também com o professor, onde o mesmo pode está aplicando uma metodologia diferênciada através de um recurso com o qual seus alunos tem familiaridade e prática, tornando a transmissão e a recepção do conhecimento mais prazeroso, significativo e dinâmico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os reflexos da linguagem matemática na aprendizagem de equação do 1° grau por estudantes do ensino fundamental(2018-09-27) RIBEIRO, Dilcilene do Nascimento; SOARES, Maria Eliana; http://lattes.cnpq.br/9877259421987347; https://orcid.org/0000-0001-8269-6184Este trabalho constitui-se de uma pesquisa que teve como objetivo, encontrar as possíveis dificuldades na aprendizagem de equações do 1ºgrau, buscando conhecer aspectos da Linguagem Matemática que refletem na aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental sobre conhecimentos algébricos. Desse modo, trata-se da Álgebra como uma Linguagem Matemática; discute-se a relação existente entre a Língua Portuguesa com Linguagem Matemática; e ainda a complexidade que há na passagem da Linguagem Aritmética para a linguagem algébrica. Para alcançar este objetivo, foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, observações em sala de aula por meio de uma roda de conversa, uma entrevista feita com os alunos e questionário por meio de um exercício. Partindo dos elementos apontados nesses registros, com base em referenciais teóricos tecemos a análise final, da qual emergem os resultados apresentados nas considerações finais. O resultado da pesquisa evidencia as dificuldades que os alunos apresentam em usar uma incógnita ou variável, o que deixa claro a complexidade que há entre a linguagem natural e a linguagem matemática. E ainda dificuldades na leitura e interpretação das questões, o que acentua a incompreensão da álgebra, principalmente quando se trata de resolução de problemas. Assim, longe de chegarmos a um manual para o ensino da álgebra, é importante que nós professores busquemos ampliar nossos conhecimentos e fiquemos atentos aos erros de nossos alunos, para auxiliá-los no momento exato e de forma adequada.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Resolução de problemas no ensino e na aprendizagem da álgebra(2018-07-24) COSTA, Deise Conceição; SILVA, José Geraldo Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/0680669960875075Em matemática, associamos sempre a números e cálculos. Entretanto essa ciência vai além disso. Ela ajuda constantemente a resolvermos problemas matemáticos no decorrer do nosso dia-a-dia, a organizar o pensamento, a pensar estrategicamente, a racionalizar, a encontrar nosso próprio método de resolver problemas e com mais frequência em sala de aula, sendo esse um método relevante no desenvolvimento da aprendizagem do aluno, o qual possibilita os mesmos a conjecturarem que só os algoritmos matemáticos não são suficientes na resolução de um problema. Faz–se necessário adotar determinadas estratégias, ou seja, requer um plano de ação para se chegar à solução. Assim, essa pesquisa objetiva analisar o desenvolvimento de uma turma de 8° ano do ensino fundamental da rede pública municipal no interior de Magalhães Barata-PÁ, no ensino e na aprendizagem da álgebra, por meio da resolução de problemas. Para a realização desse trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa na qual foi aplicada uma atividade com o propósito de analisar algumas das dificuldades dos alunos no que se refere ao pensamento algébrico, bem como o interesse da turma em resolver problemas algébricos. Em seguida foi aplicado um questionário com o intuito de saber sobre o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo, e também seu interesse pelo ensino da matemática. O resultado da turma foi bastante positivo, indicando que a resolução de situações problemas é um método que pode facilitar na aprendizagem de conteúdos matemáticos.