Curso de Ciências Naturais - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Curso de Ciências Naturais - CABAE por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências naturais para alunos com deficiência auditivos na escola Benvinda de Araújo Pontes(2018-07-18) SILVA, Eduarda da Conceição Silva da; MONTEIRO, Alcione Alves Hummel; http://lattes.cnpq.br/0828452199072685A presente pesquisa buscou analisar a inclusão do aluno com surdez na disciplina de Ciências Naturais na escola Benvinda de Araújo Pontes, bem como apresentar algumas considerações da educação de deficientes auditivos no Brasil e atualmente; analisar as dificuldades do professor e do interprete da Escola escolhida para o desenvolvimento da pesquisa, no município de Abaetetuba. E ainda identificar os desafios desses profissionais com relação ao planejamento das aulas, as práticas de preconceitos e a falta de formação para trabalhar com esses alunos. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a realização de um estudo de caso, visando destacar a experiência do professor e do interprete em Ciências Naturais neste processo de inclusão dos alunos com surdez ou com deficiência auditiva. Para a realização da pesquisa fez-se uso de entrevista semi-dirigida. A pesquisa evidenciou que o professor titular e o interprete necessitam rever suas práticas para oferecer uma educação com qualidade, pois o que estão oferecendo está muito distante do que se almeja em relação a inclusão do deficiente auditivo na disciplina de Ciências. Contudo, no caso dos aqui entrevistados, verificou-se um compromisso em criar estratégias que pudessem facilitar o processo educacional dos alunos A possibilidade de realizar a pesquisar sobre a educação no aspecto inclusivo, permitiu a compreensão do como ocorre à inclusão escolar nos aspectos teóricos, a partir dos autores pesquisados e, no que remete ao aspecto prático, nas vozes dos professores que retrataram suas experiências diárias em entrevistas cedidas a pesquisadora responsável por este procedimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As feiras de ciências em Abaetetuba-PA(2018-07-18) SENA, Maria do Socorro Lobo; ROCHA, Rossineide Martins da; http://lattes.cnpq.br/4371300451793081; https://orcid.org/0000-0001-9224-3138O presente trabalho descreveu a percepção dos professores e alunos sobre as Feiras de Ciências no município de Abaetetuba-PA. Foi elaborado um questionário semiestruturado e feita a entrevista com os professores e alunos. Foi verificado que durante a feira de Ciências os alunos do ensino fundamental e médio desenvolvem experimentos que promovem a socialização, a troca de experiências de ensino aprendizagem conhecimentos com a comunidade. Desta forma possibilita uma ampliação da visão de mundo dos participantes, dos expositores e dos visitantes da Feira.Durante o evento ocorre aumento na divulgação das pesquisas por meio da troca de experiências entre os participantes. Nesse sentido o professor é o orientador e incentivador dos alunos, e os alunos são os agentes facilitadores do conhecimento para a comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental(2013-09-20) SANTOS, Josineide das Graças Fonseca dos; SOUZA, Liliana Silva de; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar se as atividades práticas fazem parte do processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Educação Fundamental da Escola Joaquim Mendes Contente. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Importância da experimentação no ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos dois questionários aplicados aos professores e alunos das Turmas de quarto ano “A” e quarto ano “B” e quinto ano “A” e “B” da referida Escola. O questionário aplicado aos Professores encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao ensino de ciências, concepções de formação e estratégias de ensino no intuito de apontar as dificuldades que os docentes alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso da metodologia da Experimentação como estratégia eficiente para que possam desenvolver nos estudantes um raciocínio científico e o estímulo ao espírito investigativo para compreensão das leis e fenômenos das ciências. O outro questionário utilizado nesta Pesquisa foi direcionado aos alunos destas quatro turmas, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da atividade experimental e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades experimentais relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades utilizaram de materiais alternativos e foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura plena em Ciências Naturais.