Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU/ITEC
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Neuroarquitetura aplicada na Amazônia: a associação de pais e amigos dos excepcionais – APAE e seu protagonismo no desenvolvimento de crianças com transtorno de espectro autista – TEA.(2023-07-04) VILHENA, Maria Helena de Souza de; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193A crescente atenção que o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ganhou nos últimos anos trouxe consigo o aumento da demanda de espaços que ofereçam atendimento, especialmente na fase da infância, que pela rapidez do crescimento dessa necessidade os centros clínicos são instalados em espaços adaptados para abrigá-los e não realmente pensados para tal funcionalidade. Através de entrevistas e dinâmicas com profissionais da saúde e com responsáveis de crianças portadoras do espectro autista, e por meio de pesquisas bibliográficas sobre o tema em questão, este estudo objetiva identificar divergências de ordem arquitetônica presentes em centros clínicos que atendam a esses usuários específicos para que, com base na neuroarquitetura e na biofilia, forte aspecto na Amazônia, definir diretrizes que corroborem com um espaço que atenda às necessidades dos centros de terapia e contribua ativamente para o desenvolvimento inclusivo da criança autista.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A neuroarquitetura como ferramenta de inclusão de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) em escolas na Amazônia: estudo de caso do colégio São paulo- Belém/Pa(2023-07-04) NEGREIROS, Amanda Bezerra; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193A Neuroarquitetura é a área que analisa os estímulos e reações neurofisiológicasprovocadas nas pessoas a partir da interação com o ambiente. Sendo assim, este trabalhotemcomo objetivo central abordar e analisar como as ferramentas da Neuroarquitetura aplicadasao ambiente escolar, contribuem para o aprendizado de crianças comTranstornodeDéficitde Atenção e Hiperatividade - TDAH. Para tal, propõe-se discorrer sobre a bibliografiaacerca das particularidades que envolvam o TDAH, sobre o aprendizado de criançasneurodivergentes e sobre a aplicabilidade da Neuroarquitetura no ambiente escolar noestudode caso, além de avaliar a percepção das entrevistadas sobre a temática. Assim, serãopropostas diretrizes projetuais para a adequação de salas de aula, a fimde promoverainclusão de crianças neurodivergentes nas escolas.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A neuroarquitetura no âmbito universitário amazônico: explorando sua implementação na disciplina de Arquitetura de Interiores na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará(2023-12-13) SANTOS, Manoela Pinheiro Mendonça; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193A Neuroarquitetura é um campo de pesquisa dedicado à análise da interação entre o ambiente físico e o cérebro humano, investigando como essa relação influencia as emoções e o comportamento. O presente estudo se concentra no desenvolvimento da disciplina de Arquitetura de Interiores, examinando a integração de conceitos de neuroarquitetura ao longo do semestre na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A pesquisa, fundamentada em métodos como pesquisa bibliográfica, avaliação do plano de ensino e aplicação de formulários, almeja compreender o processo de ensino e, por conseguinte, o impacto dessa integração na formação dos estudantes, considerando o contexto universitário na região amazônica. Além de proporcionar uma nova perspectiva de ensino aos discentes, o estudo busca contribuir para pesquisas que explorem a introdução de conhecimentos sobre neuroarquitetura na disciplina de projeto de interiores nos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. A intenção é capacitar os futuros arquitetos e urbanistas a desenvolverem projetos que enfatizem o bem-estar e a qualidade de vida dos usuários, consolidando, assim, uma prática profissional que valorize não apenas aspectos estéticos, mas também o impacto positivo no ambiente construído.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência como objeto de cultura material e imaterial da assistência à saúde na Amazônia(2024-09-04) SOUZA, Ana Luiza Da Rocha de; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193Esta pesquisa apresenta como lócus de estudo o Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência de Belém e sua conexão com as relações sociais. Tal processo é resultado de mudanças econômicas e políticas refletidas no meio social, os quais serão analisados nesta pesquisa em três momentos. O primeiro, anterior à construção do Hospital da Ordem Terceira, com o objetivo de entender o contexto histórico desde a criação da Companhia de Comércio (1749), e acontecimentos sociais e políticos, bem como as epidemias que promoveram a fundação do Hospital da Ordem. O segundo, desde a fundação até o fim da Belle Époque, ou seja, de 1867 e 1914, intervalo que confluem a troca de governo de imperial para a república, e o agravamento das epidemias. E, no terceiro período, em meados de 1964, durante o regime militar, buscando entender a descaracterização, e como esse evento influenciou nas percepções simbólicas, na carga cultural e na conformidade arquitetônica que, de alguma forma, contribuem ou não para sua identificação como patrimônio. A pesquisa teve como objetivo fazer-se entender as impressões no âmbito da arquitetura assistencial e carga simbólica, assim como sua importância patrimonial para a construção da história da saúde da população paraense.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projetando uma nova clínica de Psicologia para a Universidade Federal do Pará: aplicando a neuroarquitetura em uma abordagem salutogênica(2024-07-05) MOREIRA, Paloma Geovanna Souza; FIGUEIREDO, Cibelly Alessandra Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/2006962621315193Alinhado ao rol de pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Neuroarquitetura –Labneurau/UFPA e fomentado pelas experiências em primeira mão da autora, esse estudo se debruça sobre as complexidades da saúde, explorando a arquitetura e o seu profundo impacto na saúde mental dos seus usuários. Mirando os fins práticos desse conhecimento, a pesquisa resulta em um projeto de arquitetura em nível de estudo preliminar visando critérios da neuroarquitetura em uma abordagem salutogênica, sendo o seu objeto de estudo de caso a Clínica de Psicologia da Universidade Federal do Pará – CLIPSI/UFPA, localizada na Amazônia brasileira, em Belém, Pará, no campus Guamá, setor Básico. Para isso, utilizou-se principalmente de entrevistas semiestruturadas, observações, levantamentos físicos e fotográficos, pesquisas bibliográfica, de campo e documental, revisão narrativa e emprego de softwares específicos para estruturar e preencher as seções desse trabalho. Ampliando sobre isso, esse escrito se organiza da seguinte forma: primeiro se aborda a relação da arquitetura com a saúde mental, e a seguir se discutem os elos entre arquitetura e percepção, com ênfase sobre a neuroarquitetura e suas contribuições; depois se trata sobre a salutogênese e suas diretrizes e ultimamente se apresenta o processo de elaboração do projeto em si, bem como seus frutos. E ao passo que se considera o intuito inicial bem-sucedido, o estudo não deixa de apresentar limitações, sendo a principal delas a não consulta a variados perfis de usuários do espaço em razão de dificuldades técnicas – essa falta, no entanto, é em parte compensada pela exploração das próprias temáticas da neuroarquitetura e da salutogênese, as quais guiam os esforços aqui descritos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Projeto de uma escola de ensino médio para a Ilha do Combú em Belém(2023-12-21) NASCIMENTO, Adrian Gabriel Viana; BASSALO, José Maria Coelho; http://lattes.cnpq.br/5004820185718108O presente trabalho se define pela elaboração de um projeto arquitetônico básico de uma escola de ensino médio para atender a área da Ilha do Combu e ilhas adjacentes, na região metropolitana da cidade de Belém, no estado do Pará. O projeto teria por objetivo atender os alunos, jovens e adultos residentes na área, partindo de um estudo histórico das edificações palafíticas existentes na região, para haver a elaboração de um projeto de inspiração vernacular, eco sustentável e alinhado a sua realidade de transporte e cultura.