Graduação - ICEN
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Navegando Graduação - ICEN por Assunto "Acessibilidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aplicativo para professores de alunos com autismo no ensino superior na Universidade Federal do Pará- Campus Belém(2018) FIGUEIREDO, Leonardo da Costa; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136Com o uso cada vez mais intenso de smartphones, a utilização de aplicativos móveis tem se tornado mais evidente em diversos contextos, possuindo variadas possibilidades de aplicação. Dentro do contexto educacional, tais ferramentas podem servir como aliadas no processo de inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no ensino superior. Alunos com esta condição necessitam de adaptações que levem em conta suas características e dificuldades, de modo que lhe seja garantido a oportunidade de exercer suas atividades acadêmicas com eficiência. Para tanto, o papel do professor é essencial neste processo, e a adoção de estratégias pedagógicas que levem em conta suas peculiaridades podem exercer efeitos muito positivos no processo de aprendizagem. Portanto, o seguinte trabalho resultou no desenvolvimento de uma aplicação para celulares Android com o intuito de fornecer informações a docentes da Universidade Federal do Pará acerca do ensino de alunos autistas. A aplicação tem como objetivo facilitar o acesso às principais informações sobre o autismo e tornar menos burocrática a comunicação com a Coordenadoria de Acessibilidade, órgão responsável por prover o suporte aos discentes com autismo e necessidades especiais dentro da instituição. Na primeira parte do teste foram realizadas entrevistas com cinco professores da Faculdade de Computação, e com duas integrantes da Coordenadoria de Acessibilidade, onde foram coletadas informações a respeito de suas principais dificuldades no processo de ensino, qualidade do atendimento da coordenadoria e funcionalidades desejadas em uma aplicação de auxílio. Na segunda parte do teste foi realizado um teste prático com os professores para coleta de dados de uso do aplicativo e sugestão de melhorias. Com os resultados obtidos neste projeto foi possível concluir que o aplicativo atende à maioria dos anseios dos entrevistados, apresentando funcionalidades que auxiliam na comunicação entre professores e Coordenadoria de Acessibilidade, o que reduz a atual burocracia presente no processo de suporte ao professor no processo de educação de alunos autistas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Localibras: uma aplicação para localização e divulgação de sinais de lugares na UFPA(2019-06-09) PIMENTEL, Samara Fernandes; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136A língua brasileira de sinais (Libras) é considerada a segunda língua oficial do país, porém não é conhecida por boa parte dos ouvintes. Ainda que estejam localizadas sob o mesmo território, a Libras e a Língua Portuguesa brasileira possuem canais de comunicação completamente distintos, o que as torna dissemelhantes entre si. Isso afeta diretamente na comunicação entre surdos não oralizados e ouvintes sem conhecimento de sinais. É importante lembrar que hoje, as aplicações que existem são voltadas para a tradução entre essas duas línguas, não levando em conta a regionalização e sem foco no auxílio do surdo a obter sua independência. Este trabalho apresenta uma aplicação multiplataforma que busca auxiliar surdos a identificarem pontos e traçarem rotas dentro da Universidade Federal do Pará, divulgando também os sinais específicos desses lugares. A fim de obter resultados relevantes, foi empregado um teste automatizado e uma avaliação com observação e entrevistas com pessoas que compreendam Libras, ouvintes ou não. Os resultados obtidos no teste automatizado mostraram 100% de compatibilidade da aplicação com versões variadas do Android, e nas avaliações dos usuários encontrou-se oito principais problemas que serviram para sinalizar possíveis melhorias para incorporar na versão atual da aplicação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Quebra-cabeça: um jogo adaptável para fortalecer as habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência(2024) TADAIESKY, Von Harrison Cardoso; MOTA, Marcelle Pereira; http://lattes.cnpq.br/2130563131041136; https://orcid.org/0000-0001-9226-9020Jogos sérios são amplamente aplicados em diversos setores tradicionais, destacando-se em ambientes escolares e hospitalares. Contudo, a falta de jogos sérios adaptáveis gera exclusão digital para pessoas com deficiência intelectual, apresentando desafios para profissionais de saúde e educação. Este estudo propõe o jogo "Quebra-cabeça" adaptável para facilitar a integração de pessoas com deficiência intelectual com tecnologias digitais e auxiliar em seus tratamentos. Desenvolvido em colaboração com especialistas em saúde, o jogo faz parte de um projeto mais amplo para superar barreiras de interação e promover inclusão digital na área da saúde. Após concluir o primeiro ciclo de testes, seguindo a heurística universal de usabilidade, no qual envolveu pesquisadores em Interação Humano-Computador.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Recomendações de acessibilidade e usabilidade para desenvolvimento de projetos de interface de software para pessoas com paralisia cerebral(2011) SANTOS, Thiago Sales; CHAVES, Rafael de Oliveira; MIRANDA, Andréa da Silva; http://lattes.cnpq.br/617490270503117; ELIASQUEVICI, Marianne Kogut; http://lattes.cnpq.br/6655468164115415Este Projeto de Pesquisa tem por objetivos principais: avaliar softwares voltados para pessoas com Paralisia Cerebral verificando quais problemas dificultam ou impedem o acesso e a interação com esses softwares; Apresentar as tecnologias assistivas que facilitam o acesso de pessoas com Paralisia Cerebral, com o objetivo de desenvolver um protótipo de software educacional acessível para acesso via web tendo como conteúdo as lendas da Amazônia (Projeto de Interface). Propondo ainda algumas recomendações de acessibilidade e usabilidade para pessoas com Paralisia Cerebral, baseadas nas avaliações e observações feitas durante desenvolvimento do projeto. Os resultados dessas avaliações serviram de base fundamental para uma boa construção de projeto de interface, alcançando assim os resultados esperados pela pesquisa.