Graduação - ITEC
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Navegando Graduação - ITEC por Assunto "Acessibilidade"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Acessibilidade física na ufpa: diretrizes urbanas para deslocamentos pedonais acessíveis(2019-08-19) SILVA, Rafael William Souza da; CARDOSO, Ana Cláudia Duarte; http://lattes.cnpq.br/3138101153535395Um segmento de blocos de construção simples implantados em grandes glebas afastadas dos centros urbanos, sob um zoneamento que separava abruptamente o ensino da pesquisa, as aulas teóricas das práticas, e a graduação da pós-graduação. No Brasil, os campi e cidades universitárias possuem características que refletem os ideais de educação e de desenvolvimento em sua época de construção, mas que produziram consequências quanto ao deslocamento no ambiente do campus, ao uso da terra, à infraestrutura. Com a busca atual de uma educação e de uma sociedade mais inclusiva, o modelo empreendido nessas cidades universitárias se mostra insuficiente. A Cidade Universitária José da Silveira Netto, sede da Universidade Federal do Pará em Belém, é exemplo dessa dissonância. Mesmo com uma promoção de melhorias da infraestrutura viária nos últimos anos, verifica-se que tais esforços não solucionam completamente a questão da acessibilidade por não abrigarem uma prática de planejamento, desenho e gestão urbana. Com base nessa problemática, elaboram-se estudos quanto à malha de passarelas e calçadas e de usos, além de pesquisa bibliográfica e coleta de dados, que objetivam a produção de diretrizes de acessibilidade pedonal para que seja discutida e implementada pela UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano(2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: anteprojeto de uma ciclovia para Universidade Federal do Pará (UFPA)(2023-07-07) FERREIRA, Adriano Silva; LEÃO, Andrey da Silva; AGUIAR, Julio Cesar Mascarenhas; http://lattes.cnpq.br/6287155409057892; CARVALHO, Marcus Vinícius Guerra Seraphico de Assis; http://lattes.cnpq.br/6002433890669659A fim de promover ambientes sustentáveis que ofereçam acessibilidade a todos os usuários, levando em consideração a segurança e a praticidade na mobilidade urbana, este estudo buscou apresentar uma proposta de anteprojeto para a construção de uma ciclovia sustentável ao longo do curso do Igarapé Sapucajuba, na Universidade Federal do Pará. Os objetivos específicos abrangem a construção de um breve referencial teórico sobre mobilidade urbana em áreas de várzea, bem como sobre projetos em madeira na região Amazônica, além da obtenção de dados da área de implantação para verificar a viabilidade da construção da ciclovia nas proximidades do Igarapé Sapucajuba. Foram realizadas pesquisas teóricas para embasar o estudo, abordando a importância da acessibilidade em áreas de várzea e questões técnicas relacionadas a essas regiões. Além disso, foi realizado um referencial sobre o uso da madeira e etapas de campo, incluindo medições e fotografias, para uma compreensão preliminar do ambiente. Para obter informações dos usuários, utilizou-se um questionário elaborado no Google Forms. O software de desenho AutoCAD foi empregado para criar o traçado e a estrutura preliminar da ciclovia. Com base nos dados coletados, que foram usados para definir as premissas do projeto, como a largura útil e total da ciclovia, bem como a escolha do lado da via a ser implantada, o estudo demonstrou que a margem do Igarapé Sapucajuba, bem como o próprio igarapé com estruturas do tipo palafita, oferecem área disponível e potencial para a implantação da ciclovia. Ainda, o estudo resultou na definição dos elementos essenciais para um anteprojeto: área construída, padrão de acabamento e custo unitário básico. Essa conclusão foi alcançada ao considerar todos os fatores descritos na metodologia e no anteprojeto, pois estão alinhados com os princípios ambientais, uma ocupação do solo sustentável e os requisitos técnicos aplicáveis.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316(2023-12-20) SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina; SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263A Região Metropolitana de Belém, ao longo dos anos, passa pelo processo de desenvolvimento urbano nas cidades que a compõe. A principal via de acesso da região é a rodovia BR-316, da qual precisa atender um elevado fluxo de pessoas e veículos de vários segmentos. No entanto, a infraestrutura do sistema de transporte, em especial às passarelas para travessias de pedestres e ciclistas, necessita de uma ampla readequação para corresponder as novas necessidades. Dessa maneira em 2019, foi iniciada a obra de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no primeiro trecho da BR-316, compreendido no Km 1 ao Km 10. O presente trabalho propõe-se a analisar e gerar duas hipóteses acerca da implantação das novas passarelas e suas mudanças relevantes na segurança viária e acessibilidade do pedestre. Foi observada uma redução em 51,17 % da distância média entre passarelas e foram apresentados argumentos que as passarelas promoverão maior conforto e acessibilidade aos pedestres. Os dados foram calculados no software Power BI e apresentados em formato de mapa interativo. Utilizou-se como referência as documentações de concepção do projeto das passarelas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O Projeto de uma instituição pública de longa permanência para idosos em Belém(2019-12-12) SILVA, Nelma Renata da; ANDRADE, Fabiano Homobono Paes de; http://lattes.cnpq.br/7754121768834614Promover o debate envolvendo o envelhecimento da população do país e de que maneira a sociedade se prepara para esse “evento” que já acontece. Conta brevemente o histórico da formação da Instituição de longa permanência para idosos. Verifica e discute se a legislação e normas vigentes no que se refere a Instituição de longa permanência para idosos se aplicam às reais necessidades deste público ou se existe a possibilidade de adição, adaptação ou alteração desses instrumentos, baseando-se nos relatos obtidos durante visitas técnica e nos serviços públicos oferecidos no entorno do local de implantação do abrigo. O trabalho se desenvolve para a construção do projeto arquitetônico de uma Instituição de longa permanência para idosos na cidade de Belém, no qual se busca abranger o máximo possível das necessidades dos idosos e dos trabalhadores que ali permanecerão, seguindo as indicações da NBR9050 e proporcionando-lhes assim dignidade, conforto e segurança no período da velhice.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Proposta de centro de acolhimento a pessoas idosas em Belém- PA(2019-07-05) JESUS, Ruan Lima de; CARVALHO, Ronaldo Nonato Ferreira Marques de; http://lattes.cnpq.br/7036351350636239O presente trabalho objetiva desenvolver o anteprojeto arquitetônico de um centro de acolhimento à idosos. Dessa forma, busca-se investigar quais elementos levam idosos a necessitarem de acolhimento nesse tipo de instituição. Também serão tratados temas como a vulnerabilidade social e as soluções arquitetônicas e de projeto que a instituição proverá para a o bem estar de seus residentes, bem como a estrutura sua de funcionamento. Foi usado como principal referência o Nosso Lar Socorro Gabriel, um lar de longa permanência localizado em Belém que atualmente possua 80 idosos residentes.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Um protótipo de controle remoto alternativo centrado na cabeça do usuário(2024-10-25) LUZ, Ana Beatriz Figueiredo da; FONSECA, Maria da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/3496755183083633; SAMPAIO NETO, Nelson Cruz Sampaio; http://lattes.cnpq.br/9756167788721062; https://orcid.org/0000-0003-0408-4187E incontestável que o avanço da tecnologia, de maneira geral, busca facilitar a interação ´ das pessoas com dispositivos eletrônicos. No entanto, as interações convencionais ainda apresentam barreiras para pessoas com deficiência, já que não suprem as demandas de acessibilidade de forma geral. Um exemplo disso ´e a necessidade do uso das mãos para a interação com o aparelho de televisão, já que essa forma de interagir pode impossibilitar o uso do sistema por uma parcela da sociedade com limitações motoras das mãos e braços. Ainda que o mercado ofereça a possibilidade de comando por voz, essa opção ainda necessita do acionamento de botões para ser realizada e não aproxima, de forma satisfatória, o usuário com limitações motoras, da autonomia em manusear o aparelho de maneira fluida, com menor dificuldade possível. Além disso, os trabalhos encontrados que se relacionam com o desenvolvimento de uma alternativa ao controle remoto convencional se utilizam de ferramentas intermediárias, como celulares, para processamento dos comandos ou são trabalhos focados em praticidade do usuário sem deficiência, não em acessibilidade. Nesse sentido, a proposta deste trabalho consiste em desenvolver um protótipo intuitivo e de baixo custo, que seja capaz de ajudar pessoas com diferentes graus de limitação motora dos membros superiores a controlar, unicamente através de gestos da cabeça e sopro, um aparelho de televisão, por meio do envio remoto de comandos via luz infravermelha. Um teste de qualidade e usabilidade foi aplicado `a voluntários com o objetivo de avaliar o sistema, o qual mostrou boa avaliação por parte dos usuários, apesar de algumas dificuldades relatadas no acionamento por sopro do dispositivo e na tarefa específica em ligar a televisão que corresponde à movimentação da cabeça para cima. É importante ressaltar que todos os recursos e ferramentas utilizados durante o desenvolvimento são livres e gratuitos.