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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Quadrilha junina paraense: valorização enquanto patrimônio cultural(2016-03-31) MENDES, Heloisa do Socorro Martins; SILVA, Ana Claudia dos Santos da; http://lattes.cnpq.br/6497775446764659O trabalho discorre sobre a dança de quadrilha, argumenta sobre possibilidade de sua formalização como patrimônio cultural imaterial pelas políticas públicas de estado. Explicita a relevância e compreensão da mesma como indutora de grande participação de pessoas e analisa a participação da gestão pública municipal e estadual em relação ao fortalecimento e incentivo em eventos oficiais. Dança de Quadrilha Junina, tem origem estrangeira e se acentuou no Brasil no século XIX, conquistando as diversas camadas sociais e não se restringiu há varias apropriações e inovações que sofreu, sendo cultivada pela população até a atualidade. A pesquisa foi qualitativa, primeiramente foi feita observação participativa tendo como base Guimarães (1975), em que demonstra que a participação é um dos pontos mais próximo de entender o outro, pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo com três grupos de Dança de Quadrilha Junina: Sabor Açaí Junina (do município de Belém), Coração Junino (do município de Abaetetuba) e Revelação da Cremação Mirim (do município de Belém), foi feita entrevista (ROSA; ARNOLDI, 2006) com cinco temas contendo de duas a cinco perguntas. Foram feitas também entrevistas com a Associação de Quadrilhas Juninas e Núcleo de Toadas do Pará (AQUANTO) e Federação Municipal de Quadrilhas de Belém (FEMUQ). E em seguida com os órgãos Fundação Cultural de Belém (FUMBEL), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (CENTUR), Fundação Cultural Abaetetubense e uma visita ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) do Pará, para a coleta de algum possível material a respeito da temática. Mediante a pesquisa realizada, a Dança de Quadrilha Junina apresenta-se além de patrimônio cultural imaterial, uma ação social envolvendo benefícios e contribuições para as crianças e adolescentes das periferias dos bairros e para o lugar, valorizando e reconhecendo a dança como parte integrante da comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA(2018) ARAUJO, Jociano Barbosa; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre violência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Monteiro localizada na Zona Rural do município de Novo Repartimento-PA. Tratou-se de um estudo investigativo, pois buscou descrever com clareza as relações que contribuem para essa problemática e ao mesmo tempo averiguar as práticas tomadas por professores e direção que visam combater a violência no ambiente de ensino. A pesquisa foi realizada nessa escola e os sujeitos pesquisados foram ao todo 28 pessoas, sendo, sendo 7 professores e 21 alunos de uma turma multisseriado de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi descritivo qualitativo, a partir de questionários com perguntas objetivas abertas e fechadas. Verificou-se que assim como os professores pesquisados apresentam inúmeras dificuldades para prevenir bem como combater a violência escolar, os alunos também sentem grandes dificuldades por causa da mesma em virtude de serem geralmente as vitimas e ao mesmo tempo os causadores dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário um repensar na maneira de como as escolas e seus profissionais tem tratado sobre a violência escolar, portanto é preciso fazer parcerias que envolvam órgãos de segurança como conselho tutelar, juizado da infância, vara criminal e toda a comunidade escolar. O processo de prevenção e de combate à violência escolar pode até parecer demorado, mas é preciso, pois como já vimos interfere diretamente no processo ensino aprendizagem dos alunos.