Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::SOCIOLOGIA URBANA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso - EspecializaçãoAcesso aberto (Open Access)
    Quadrilha junina paraense: valorização enquanto patrimônio cultural
    (2016-03-31) MENDES, Heloisa do Socorro Martins; SILVA, Ana Claudia dos Santos da; http://lattes.cnpq.br/6497775446764659
    O trabalho discorre sobre a dança de quadrilha, argumenta sobre possibilidade de sua formalização como patrimônio cultural imaterial pelas políticas públicas de estado. Explicita a relevância e compreensão da mesma como indutora de grande participação de pessoas e analisa a participação da gestão pública municipal e estadual em relação ao fortalecimento e incentivo em eventos oficiais. Dança de Quadrilha Junina, tem origem estrangeira e se acentuou no Brasil no século XIX, conquistando as diversas camadas sociais e não se restringiu há varias apropriações e inovações que sofreu, sendo cultivada pela população até a atualidade. A pesquisa foi qualitativa, primeiramente foi feita observação participativa tendo como base Guimarães (1975), em que demonstra que a participação é um dos pontos mais próximo de entender o outro, pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo com três grupos de Dança de Quadrilha Junina: Sabor Açaí Junina (do município de Belém), Coração Junino (do município de Abaetetuba) e Revelação da Cremação Mirim (do município de Belém), foi feita entrevista (ROSA; ARNOLDI, 2006) com cinco temas contendo de duas a cinco perguntas. Foram feitas também entrevistas com a Associação de Quadrilhas Juninas e Núcleo de Toadas do Pará (AQUANTO) e Federação Municipal de Quadrilhas de Belém (FEMUQ). E em seguida com os órgãos Fundação Cultural de Belém (FUMBEL), Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves (CENTUR), Fundação Cultural Abaetetubense e uma visita ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) do Pará, para a coleta de algum possível material a respeito da temática. Mediante a pesquisa realizada, a Dança de Quadrilha Junina apresenta-se além de patrimônio cultural imaterial, uma ação social envolvendo benefícios e contribuições para as crianças e adolescentes das periferias dos bairros e para o lugar, valorizando e reconhecendo a dança como parte integrante da comunidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Violência escolar : um breve estudo de casos na E.M.E. F Martins Monteiro Zona Rural do município de Novo Repartimento/PA
    (2018) ARAUJO, Jociano Barbosa; BUSSIOLI, Thereza de Fátima; http://lattes.cnpq.br/8796070009873864
    Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo de caso sobre violência escolar na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martins Monteiro localizada na Zona Rural do município de Novo Repartimento-PA. Tratou-se de um estudo investigativo, pois buscou descrever com clareza as relações que contribuem para essa problemática e ao mesmo tempo averiguar as práticas tomadas por professores e direção que visam combater a violência no ambiente de ensino. A pesquisa foi realizada nessa escola e os sujeitos pesquisados foram ao todo 28 pessoas, sendo, sendo 7 professores e 21 alunos de uma turma multisseriado de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. O método utilizado foi descritivo qualitativo, a partir de questionários com perguntas objetivas abertas e fechadas. Verificou-se que assim como os professores pesquisados apresentam inúmeras dificuldades para prevenir bem como combater a violência escolar, os alunos também sentem grandes dificuldades por causa da mesma em virtude de serem geralmente as vitimas e ao mesmo tempo os causadores dessa problemática. Diante disso, faz-se necessário um repensar na maneira de como as escolas e seus profissionais tem tratado sobre a violência escolar, portanto é preciso fazer parcerias que envolvam órgãos de segurança como conselho tutelar, juizado da infância, vara criminal e toda a comunidade escolar. O processo de prevenção e de combate à violência escolar pode até parecer demorado, mas é preciso, pois como já vimos interfere diretamente no processo ensino aprendizagem dos alunos.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA