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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Agroecologia: uma proposta metodológica para o ensino de Ciências de acordo com a experiência na Casa Familiar Rural de Brasil Novo(2022-05-06) ARAÚJO, Deborah da Silva; BRAGA, Daniel Palma Perez; http://lattes.cnpq.br/7770372860220449A temática sobre agroecologia abre caminhos metodológicos que possibilitam um ensino-aprendizagem voltado a realidade do jovem de escolas do campo. Entretanto, esse método de ensino ainda não faz parte do sistema de educação convencional, principalmente nas escolas municipais das zonas rurais. Alternativamente, a CFR trabalha um método pedagógico diferenciado, fazendo com que o jovem esteja mais conectado ao seu modo de vida. O presente trabalho busca objetivo refletir sobre a inserção de temáticas ligadas à Agroecologia nas escolas do campo com base nas experiências da CFR de Brasil Novo, propondo uma sequência didática para o ensino de ciências a partir dessas reflexões. Para isso realizou-se um estudo bibliográfico e entrevistas acerca do tema, associando experiências de educandos e educadores adquiridas na CFR de Brasil Novo, a partir de uma abordagem qualitativa. O estudo se deu por meio do que se viu e ouviu dos educandos e educadores, onde será apresentado uma proposta metodológica, que pode ser realizada em outras escolas municipais da zona rural, oportunizando-as a terem um conhecimento agroecológico nas aulas de ciências. Essa proposta será focada no estudo através da horta, sendo esta considerada um laboratório vivo disponível a diferentes atividades didáticas. Vale ressaltar que sua instalação em ambientes escolares proporciona um conjunto de vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados à educação ambiental e educação para a saúde através dos aspectos nutricional e alimentar. Os resultados apontam a necessidade de pensar e alterar as práticas na sala de aula associando as experiências adquiridas na CFR com métodos mais alternativos e diversificado voltada a agroecologia, conectando o estudante com sua realidade.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Alfabetização e letramento na EJA: buscando articulações com o conhecimento científico(2018-02-27) SANTOS, Thaís Priscila Bahia dos; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585O presente trabalho de cunho explanatório tem como estudo objetivo relatar alguns resultados de pesquisa realizada em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual são analisados aspectos envolvidos no desenvolvimento de atividades de alfabetização e letramento na língua materna integrada ao conhecimento de ciências. Durante o desenvolvimento das atividades foi possível destacar dois aspectos das análises: (a) o trabalho com temas socialmente significativos, que favoreceu positivamente a inserção do conhecimento científico na EJA e a participação dos estudantes; (b) A abordagem do gênero textual como objeto de ensino que possibilitou a articulação entre a língua materna e ciências em termos de alfabetização e letramento. Ficou claro que a alfabetização científica pode ser usada como forma de potencializar o ensino da língua materna, e para isso foi perceptível o trabalho com o gênero textual ‘receita’ como uma forma de interligar os conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização no ensino fundamental: narrativas docentes em tempo de pandemia(2022-06-07) GONÇALVES, Alcilene Dias; Magno, Cleide Maria Velasco; http://lattes.cnpq.br/7428422346433907; https://orcid.org/0000-0002-6819-9541Esta é uma pesquisa qualitativa com abordagem narrativa, cujo objetivo geral foi conhecer e compreender as práticas de alfabetização desenvolvidas no período pandêmico, além de identificar, analisar e explicitar as concepções sobre esse processo por meio dos depoimentos, de duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública do Município de Moju/PA, captados virtualmente por meio do aplicativo digital WhatsApp. Para análise do corpus da pesquisa fizemos o uso da Análise Textual Discursiva - ATD associado ao software Iramuteq. Dos resultados do processamento com a ferramenta Iramuteq selecionamos o grafo de similitude para com as lentes da ATD construir categorias analíticas, a partir das quais concluímos que no período pandêmico nas concepções das professoras os desafios enfrentados para alfabetizar foram relacionados ao precário acesso das famílias às tecnologias, o suporte familiar é essencial no processo e as questões da profissionalidade docente devem ser consideradas. Portanto para alfabetizar no período pandêmico o professor deve reinventar suas práticas, a responsabilidade de alfabetizar é do professor, da família e do governo e o profissional professor deve ser respeitado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa(2018-07-19) BELO, Lucidéia Cordeiro; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Com o objetivo de estudar a experimentação no ensino de ciências, sob uma ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, foi possível contatar que a experimentação deve conter, em sua prática, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais na educação do campo: uma abordagem da aprendizagem significativa na escola Frei Carmelo, ramal do Cataiandeua(2018-11-01) BRITO, Ana Cristina Muniz de; MEDEIROS, Robson André Barata de; http://lattes.cnpq.br/8857811579956287; COSTA, José Francisco da Silva; http://lattes.cnpq.br/9492719731740641Com o objetivo de estudar a relevância da experimentação no ensino de ciências, sob a ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais, serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. O lócus da pesquisa foi a escola de ensino fundamental Frei Carmelo, localizada no Cataiandeua, comunidade rural do município de Abaetetuba. Desse modo, foi possível constatar que a experimentação deve apresentar, em seu procedimento, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Aulas de ciências inclusivas destinadas a alunos autistas: uma revisão em várias perspectivas(2018-03-07) SOUSA, Jéssica Mayara Gaspar de; SILVA, Maria de Fátima Vilhena da; http://lattes.cnpq.br/0996110060293347; https://orcid.org/0000-0002-0800-2444Este trabalho trata de um estudo bibliográfico sobre questões relacionadas ao transtorno do espectro autista (TEA) e ensino de ciências. A pessoa com autismo apresenta deficiência na interação, tem interesses específicos e problemas com a comunicação. O objetivo é analisar, a partir da literatura disponível sobre a temática, a importância da inclusão no ambiente escolar e das metodologias de ensino em ciências em turmas regulares que possuam alunos autistas matriculados. Para a realização desta revisão foram feitas pesquisas na internet em revistas, livros e sites com a perspectiva de responder ao problema: Que desafios o ensino de ciências exige para a inclusão de aluno com transtorno do espectro autista (TEA)? Para tanto, são analisadas algumas questões quanto às leis que regem a educação especial e a educação inclusiva, e às metodologias desenvolvidas e publicadas eletronicamente. Os dados mostram que ensinar ciências além de necessitar relacionar-se com conteúdos complexos, necessita também de estratégias e recursos que facilitem a compreensão do aluno com TEA. Considero ao final que as metodologias exigem do professor desenvolver interesses pela temática ciências, e os materiais a serem utilizados nas aulas devem despertar aproximações com os interesses maiores do aluno autista.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avanços e desafios na/para a produção de materiais didáticos (pedagógicos) para o uso no ensino remoto(2021-12-22) ALMEIDA, Carolina Gonçalves de; MARQUES, Valéria Risuenho; http://lattes.cnpq.br/3707399473800710; https://orcid.org/0000-0002-5378-975XEste trabalho de conclusão de curso apresenta e discute os resultados de um estudo desenvolvido com professores que participaram do projeto aulas digitais executada pela Inteceleri Tecnologia para Educação, empresa Google Partner, em parceria com a Secretaria de educação de Ananindeua. Para tanto, este estudo tem como questão quais os desafios enfrentados na produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto por professores que frequentaram os cursos de formação desenvolvidos pela Inteceleri, em parceria com a SEMED. Como objetivos tivemos identificar desafios enfrentados por docentes da Educação Básica, Anos Iniciais, para a produção de materiais pedagógicos para o ensino remoto e evidenciar avanços a partir dessas produções. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa, tendo um questionário, disponibilizado como formulário eletrônico, para a constituição dos dados empíricos. Os colaboradores foram 20 professores de duas escolas públicas do município de Ananindeua-PA. Os resultados indicam como principais desafios as diversas realidades sobre o acesso às tecnologias por parte dos alunos e a falta de equipamentos. Quanto às dificuldades, sobressaiu a limitação quanto ao acesso à internet e à comunicação com os pais. Como aspectos positivos foram indicados a flexibilidade de horários e atividades e a possibilidade de elaborar e disponibilizar atividades variadas e interativas. Ademais, a participação dos professores no projeto possibilitou a elaboração de materiais pedagógicos nas diferentes ferramentas digitais estudadas, sendo o Google Formulário, o mais usado.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Clube de leitura Tertúlias do Grão Pará na pandemia: uma vivência na EMEF Novo Tauari(2022-12-14) TEIXEIRA, Débora Thaissa Monteiro; LUCIO, Elizabeth Orofino; http://lattes.cnpq.br/9802121543478378; https://orcid.org/0000-0002-3446-5530Este trabalho apresenta o processo de implementação de um clube de leitura durante o período pandêmico, como um espaço de formação de leitores, tendo em vista o legítimo encontro entre leitor e a leitura de literatura infantil em uma escola municipal de Ananindeua-PA. O objetivo foi promover a democratização do objeto livro de literatura infantil e formar leitores literários. O projeto foi desenvolvido com base nos estudos sobre o nascedouro do leitor e da comunidade leitora, desenvolvidos por Lucio (2017). Seguindo a perspectiva da metodologia da pesquisa formação, sob a orientação de estudos de Bortolin (2014); Candido (2011); Compagnon (2009); Curia (2012); Freitas (2007); Lucio (2017) e Santos (2014). Aliando-se às contribuições da perspectiva discursiva discutidas por Smolka (2012), buscando também sistematizar ações que possibilitam a fruição do texto literário discutido por Abramovich (1997), que atua diretamente nos processos de alfabetização. A análise dos resultados permite-nos concluir que, apesar dos desafios, as ações do clube de leitura proporcionaram a formação dos responsáveis e das crianças - que não tinham heranças de leitura, auxiliando na inserção da cultura escrita e alfabetização.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Contribuições das experiências formativas vivenciadas por graduandos durante o curso formação inicial de professores: práticas educativas em espaços não-formais em Bragança-Pará(2018-01-26) FREITAS, Renan Ferreira de; SANTOS, Elizabeth Diana Cardoso; CONTENTE, Ariadne da Costa Peres; http://lattes.cnpq.br/5424406285707749; https://orcid.org/0000-0001-9228-3690Este estudo teve como objetivo conhecer quais os saberes mobilizados pelos estudantes participantes do curso: Formação Inicial de Professores: Práticas Educativas em Espaços não formais acerca de práticas educativas vivenciadas em espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem. Assim, para que se pudesse conhecer o que os estudantes expressam sobre espaços não-formais e metodologias lúdicas de ensino e aprendizagem, fizemos uso de três questões norteadoras para que eles pudessem expressar quais foram os saberes mobilizados acerca do tema. Foram no total16 participantes no curso, sendo eles alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Ciências Naturais, do campus de Bragança, Pará. Consideramos que o curso, de uma forma geral, alcançou seus objetivos, pois, as atividades propostas foram realizadas de forma proveitosa. E mesmo que alguns estudantes já tenham conhecimento ou tivessem vivenciado atividades lúdicos nesses espaços, muitos apresentam um entendimento confuso sobre o uso dos espaços não-formais e ensino por meio de atividades lúdicas. Com o estudo podemos constatar, em diversos trechos das falas dos alunos, momentos em que eles destacam os aprendizados proporcionados pela experiência vivenciada. As ações do curso são uma forma de instigá-los a estudar e pesquisar mais sobre o tema, para assim melhorar suas abordagens e concepções quando em prática docente.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Cultura negra e escolarização na comunidade quilombo de Campo Verde(2022-12-21) CORDEIRO, Edevania Nogueira; ALVES, Edivania Santos; http://lattes.cnpq.br/0906438826727019; https://orcid.org/0000-0001-8996-2174A presente pesquisa é de caráter qualitativo cujo objetivo foi compreender de que maneira a cultura negra é desenvolvida na escolarização da comunidade quilombo de Campo Verde, para responder os seguintes questionamentos: Há influência da cultura negra na escolarização e/ou nos processos pedagógicos da escola quilombo de Campo Verde? Havendo influência da cultura negra na escolarização da escola quilombo de Campo Verde, como isso se processa e em que medida? De que formas essa influência pode ser verificada? Como método, foi utilizada a história oral por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em grande parte presencial e parte por meio digital, os depoimentos que surgiram através das entrevistas foram essenciais para compor essa pesquisa, o qual foi pautado através da coleta de fragmentos de memórias, que segundo Alves (2016) são fundamentais para o registro das narrativas das histórias orais descritas nos depoimentos. Os resultados foram expressos no decorrer da pesquisa,principalmente nos depoimentos dos entrevistados e nas reflexões a cerca da temática da pesquisa. Compreendemos que a cultura negra faz parte da essência do povo brasileiro, principalmente do povo quilombola, essa cultura precisa estar presente em todos os espaços sociais, com ênfase nas escolas através da Educação Escolar Quilombola, visto que a escola é a maior instituição compartilhadora de conhecimento.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dengue: educar para prevenir(2013-09-19) CHAVES, Maria Auxiliadora; LOBATO, Erenilda de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. É um grande problema de Saúde Pública. Portanto, para nortear esta pesquisa foram avaliadas as intervenções educativas realizadas em algumas escolas da Cidade de Abaetetuba-Pa, procurando verificar a existência de relação entre conhecimentos adquiridos e práticas relativas à prevenção da Dengue por parte dos alunos. Neste sentido verificou-se o conhecimento dos alunos mediante a aplicação de questionários em sala de aula sobre a problemática da Dengue em Abaetetuba. Este estudo foi realizado em cinco (5) escolas públicas estaduais da Cidade de Abaetetuba – PA. Foram aplicados dois questionários: um aos alunos (400) e outro aos professores (08) das referidas escolas. Na análise dos dados dos alunos foram montados gráficos comparativos entre as séries e as escolas, os quais revelaram que ainda se precisa discutir muito sobre o tema, bem como trazer as ações de educação ambiental para dentro das escolas. Os alunos do sexto ano não souberam reconhecer a doença, no entanto os alunos do sétimo ano destacaram a doença e sua transmissão. Já os alunos do oitavo ano tiveram dificuldade em responder aos questionamentos, porém a análise do nono ano revelou que os alunos souberam correlacionar a doença, sua transmissão e os principais cuidados para evitá-la. A análise dos professores evidenciou que muitos professores têm dificuldade em trabalhar o tema, devido à falta de instrumentalização que poucas escolas dispõem, apesar disso a grande maioria se considera um multiplicador de ações para o combate a dengue na escola e em sala de aula. Portanto, são importantes ações educativas que visem trazer os problemas de saúde e educação ambiental para junto das escolas, onde professores e alunos sintam-se envolvidos no controle e na prevenção da dengue.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Diagnóstico e destinação da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá(2023-12-22) GONÇALVES, Eliana Braga; GOMES, Andreza de Lourdes Souza; http://lattes.cnpq.br/4796866719891203O artigo "Diagnóstico e Destinação da Coleta de Resíduos Sólidos na Zona Urbana do Município de Cametá" aborda a otimização da gestão da coleta de resíduos sólidos na área urbana de Cametá, com ênfase na eficiência operacional, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida da população. Como metodologia empregou uma abordagem qualitativa e se baseou em pesquisa bibliográfica e exploratória, visa responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como otimizar a gestão da coleta de resíduos sólidos na zona urbana do município de Cametá, considerando a eficiência operacional, a sustentabilidade ambiental e a qualidade de vida da população? Assim como realizar um diagnóstico da infraestrutura, logística e práticas existentes na coleta de resíduos sólidos na zona urbana de Cametá, identificando áreas com deficiências e oportunidades de otimização; investigar alternativas para a destinação final dos resíduos sólidos coletados, levando em consideração critérios ambientais, de saúde pública e econômicos, identificar alternativas sustentáveis e viáveis para aprimorar a gestão da coleta de resíduos sólidos, incluindo a identificação de áreas prioritárias para melhoria, otimização de rotas de coleta e envolvimento da comunidade. Os resultados do estudo mostram que a inoperância na gestão da coleta de resíduos sólidos, pode resultar em diversos problemas para a população e o meio ambiente, isso inclui a contaminação do solo e da água, bem como a emissão de odores desagradáveis. Além disso, os resíduos não gerenciados frequentemente atraem pragas e vetores de doenças, agravando a poluição. Nesta direção conclui-se que para otimizar a gestão de resíduos sólidos com base na sustentabilidade e qualidade de vida da população, é essencial adotar abordagens integradas e estratégias inovadoras, como a implementação de programas educativos voltados para a conscientização da comunidade sobre a importância da separação adequada dos resíduos, associado a isso, é fundamental fortalecer sistemas de coleta seletiva, incentivando a participação ativa dos cidadãos. Somado a isto, a promoção da reciclagem deve ser ampliada, envolvendo parcerias público-privadas e a criação de centros de triagem eficientes. Além disso, estratégias de redução na fonte, como o estímulo à reutilização e à produção consciente, são essenciais para minimizar o volume de resíduos gerados. Investir em tecnologias sustentáveis para o tratamento e destinação final dos resíduos, como a compostagem e a produção de energia a partir do lixo, contribui não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a melhoria da qualidade de vida da população. Essas ações devem ser acompanhadas por políticas públicas eficazes, envolvendo a participação ativa de governos locais, empresas e sociedade civil, visando alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Direitos humanos e a formação de professores que ensinam Ciências(2019-12-12) SOUZA, Ana Carla Santos de; FREITAS, Nádia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/2982253212145468; https://orcid.org/0000-0003-0042-8640; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964Temáticas como dignidade da pessoa humana, necessidades e direitos humanos, e também aquelas relacionadas a princípios e a valores como liberdade, respeito, igualdade, justiça e não discriminação, entre outras, precisam adentrar os espaços de formação de professores, com a perspectiva de reafirmar e de disseminar os princípios relativos aos direitos humanos. O trabalho de pesquisa-formação, desenvolvido no contexto do tema “Relações entre Ciência, Sociedade e Cidadania II”, junto aos discentes do Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará, objetivou apreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo “a afirmação dos direitos humanos”, contribui para a necessária problematização do seu oposto “a violação dos direitos humanos”. Para tal, utilizamos fotos reproduções que apresentavam situações degradantes com seres humanos. Trouxemos para este artigo as análises relativas às ponderações de dois licenciandos, relativas ao trabalho infantil, para problematizar os desdobramentos vinculados à violação dos direitos humanos e à dignidade humana. Nesse processo, observamos que a cultura da relativização das situações que implicam em violação dos direitos humanos foi, naquele momento, abandonada. A postura frente à experiência formativa voltou-se à sensibilidade para a condição humana.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ecoponto: a importância da coleta seletiva de lixo(2013-08-23) RODRIGUES, Ivanilda Rodrigues; SANTOS, Judite Carvalheiro dos; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho apresenta um estudo sobre Ecoponto e sua a importância para coleta seletiva de lixo, tendo como objetivo promover o entendimento social na questão da importância de utilização de Pontos de Coleta de Lixo contribuindo com a formação ecológica da sociedade, quanto ao descarte seletivo de materiais inservíveis. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer melhor a função e importância dos Ecopontos na sensibilização e conscientização do papel social formativo, promovendo o desenvolvimento equitativo e sustentável do Meio Ambiente. Aborda-se ao longo do texto, a importância do Desenvolvimento Sustentável na perspectivada de implantação dos Ecopontos como proposta fundamental para a solução da correta coleta seletiva em escolas e outros espaços públicos. Tendo em vista que nos muitos estados brasileiros que adotam este modelo de recolha obtiveram resultados positivos ao utilizaram o Ecoponto como solução dos problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo do Lixo Urbano. Dentro deste pressuposto a metodologia adotada para discutir a temática tem caráter bibliográfico com a fundamentação nos principais periódicos brasileiros, artigos da Internet, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e autores como Enrique Leff, Guimarães, Moacir Gadotti, Marcos Reigota, Calvacante, Leornardo Boff, Demarjovic, Calderone, dentre outros que abordam a problemática ambiental. Neste sentido, a pesquisa surge de problemáticas envolvendo o correto gerenciamento dos Resíduos Sólidos (RS) que geram inquietações diante da guerra ambiental vivenciada no Século XXI. Tais como: a formação cidadã pautada nos princípios da ecocidadania é capaz de mudar os padrões comportamentais da sociedade para garantir a biodiversidade e a vida do planeta? Como e porque os Ecopontos contribuem para formação ecológica e melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos contribuindo para o bem estar social e ambiental? Sendo assim, como proposta para solucionar estes problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de Ozônio dentre outros, as primeiras iniciativas seriam a Coleta Seletiva do lixo no contexto da Educação Sustentável e a reciclagem que representam fatores fundamentais para amenizar esta problemática principalmente se tratando do desperdício dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. No entanto, para compreender melhor esta temática, abordam-se a questão do o lixo como problema social, seus aspectos conceituais e históricos, os objetivos da educação ambiental, seu contexto histórico nacional, internacional, a Conferência de Tbilisi, a Conferência eco-92 e a Agenda 21. Dar-se ainda ênfase na educação ambiental nacional e histórico, Criação do instituto brasileiro do meio ambiente, o lixo e seu contexto histórico, o avanço tecnológico, a Cidadania e o lixo. Portanto, discute-se o desenvolvimento da educação ambiental e as possíveis metas para solucionar os problemas do lixo tendo como principais objetivos de levar em consideração às realidades ecológicas, econômicas e sociais de cada sociedade, cujo conhecimento ajuda os indivíduos ou grupos sociais a adquirirem consciência dos riscos à saúde que lhes podem ser causado devido o não tratamento do lixo o que na verdade contribui de forma significativa para a conservação do meio em que se vive e a prevenção de possíveis catástrofes resultantes do desequilíbrio natural do Meio Ambiente. Sendo assim, os resultados desta pesquisa corroboram com ideia de que é possível a relação estável entre homem e natureza de forma sustentável e que a utilização dos Pontos de Coleta Seletiva de lixo diminuem consideravelmente os vários problemas decorrentes do descarte incorreto dos Resíduos Sólidos Urbanos em vias públicas como praças, escolas, ruas e outros. Desse modo a destinação correta do lixo facilita o processo de reciclagem, evitando assim uma série de danos ao meio ambiente e à saúde da população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A educação de jovens e adultos: uma perspectiva para o ensino regular(2019-12-19) BRAGANÇA, Eduardo Cezar de Sousa; GOMES, Ana Silvia Alves; http://lattes.cnpq.br/8931710609650724; https://orcid.org/0000-0003-0310-0413; RAPOSO, Elinete Oliveira; http://lattes.cnpq.br/6737474841439654; https://orcid.org/0000-0001-8995-0296O presente trabalho tem como finalidade apresentar uma prática pedagógica realizada na Escola estadual de ensino fundamental e médio Santos Dumont (no segundo semestre de 2019), no âmbito do Estágio de Docência III, do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da UFPA. Este tema consiste no desenvolvimento de atividades de prática profissional assistida e supervisionada em escolas da rede pública, tendo em vista a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas etapas 1 e 2 do ensino fundamental. Esse trabalho, em formato de artigo, visa relatar e refletir sobre vivências ocorridas na referida escola, no período de sua realização. A proposta didática da aula aplicada tinha propósito alertar os alunos o perigo deste produto a margarina, onde foi trabalhado de forma interdisciplinar para que houvesse um aprendizado mais significativo a respeito do assunto abordado e como resultado a proposta foi bem aceita pela turma, havendo uma maior interação e socialização entre os alunos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências e meio ambiente: a concepção de alunos do Ensino Fundamental I sobre poluição do ar(2019-12-17) CRUZ, Juliana Soares da; OLIVEIRA, Endell Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7851301942139700; https://orcid.org/0000-0001-7799-7126; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646O ar é um significativo elemento do ambiente, contudo, a maior parte da população não possui uma sensibilização sobre as problemáticas existentes que envolvem o ar. O presente artigo propõe-se examinar qual a concepção que os alunos do Ensino Fundamental I possuem acerca desta poluição. O objetivo deste trabalho é analisar como os alunos relacionam a poluição do ar com os diversos problemas causados na sociedade, e como o uso da Educação Ambiental pode promover pensamentos diferenciados a partir da sua aplicação em sala de aula. O trabalho foi realizado em uma escola da rede pública de ensino de Belém, e os sujeitos participantes foram 23 alunos do 3ano do Ensino Fundamental. A pesquisa está fundamentada em uma pesquisa qualitativa e como metodologia foi usada roda de ciências, utilização de música e varal de desenhos. Para a investigação dos resultados foi utilizada a Analise Textual Discursiva (ATD). A partir dos resultados pode-se inferir que os alunos entendem sobre a poluição do ar, e após a aula houve uma melhor compreensão acerca dos conceitos abordados.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências e o ambiente Amazônico: investigando concepções e ações de professores do ensino fundamental II, de três escolas da zona urbana do município de Muaná/PA(2018-07-20) ALVES, Edilson Coutinho; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Trabalho de pesquisa feito em âmbito escolar, objetivado à investigar ações e concepções de professores e de que forma usam o espaço amazônico nas suas aulas de ciências. Partindo do princípio de que o Ensino de Ciências ainda é tradicional, que a principal modalidade didática utilizada em sala de aula constituise na aula expositiva e que o principal recurso de ensino é o livro didático considera-se relevante a discussão das possibilidades de um método de ensino que possa discutir metodologias que busque motivar e aperfeiçoar o trabalho dos docentes fora de quatro paredes da escola. Muitos docentes ainda encontram dificuldades para trabalhar usando metodologia investigativa; interdisciplinar e contextualizadas nas suas aulas de ciências fazendo com que o aluno fique a par do conhecimento cientifico. Desta forma dentro deste trabalho foi destacado estratégias para melhorias nas ações e concepções dos professores que podem usar o enfoque CTS como base e o esquema de aikehiad para condução do trabalho investigativo. A metodologia deu-se através de uma pesquisa com caráter qualitativa com aplicação de um questionário com perguntas abertas dando total liberdade aos investigados a responderem as perguntas, foi relevante pois, todos contribuíram para que fosse concretizado a pesquisa, colocaram a maneira de como trabalham e as dificuldades que encontram nas escolas em que ensinam, foram entrevistados cinco professores e três diretores em três escola da zona urbana do município de Muaná/PA. Os resultados obtidos mostraram que o Ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos científicos já elaborados, a partir de uma prática pedagógica fortemente influenciada pela memorização e uso de livro didáticos Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente e de sua formação para ensinar Ciências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências em espaço não formal: a concepção de um professor formador de professores sobre o Centro de Ciências e Planetário do Pará(2019-12-17) SANTOS, Francisco Avelar; OLIVEIRA, Endell Menezes de; http://lattes.cnpq.br/7851301942139700; https://orcid.org/0000-0001-7799-7126; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de; http://lattes.cnpq.br/1265908866509687; https://orcid.org/0000-0002-9432-2646Os espaços não formais de ensino é um grande aliado na formação de Educadores e também para discentes da Educação Básica. Assim, o seguinte artigo teve como objetivo principal investigar as concepções de um professor formador de professores dos anos iniciais sobre o potencial do Planetário do Pará para o ensino de ciências. Para tanto, levantamos a seguinte questão: como um professor formador de professores dos anos iniciais enxerga a importância do Planetário do Pará no ensino de ciências como espaço não formal de ensino? O trabalho tem uma abordagem de cunho qualitativo e os resultados da pesquisa estão pautados na análise do relato escrito pelo docente formador de professores de ciências para os anos iniciais. Os resultados apontaram que o Planetário do Pará se tornou uma importante ferramenta de apoio pedagógico, pois desperta o encantamento, a imaginação, o fascínio pela origem do universo naqueles que o visitam, e isso os incentiva a buscar cada vez mais assuntos que se relacionem com o tema.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) O Ensino de Química nos anos iniciais: produção e consumo do açaí como tema de estudos(2019-12-27) TAVEIRA, Pablo Juan Pontes; PESSOA, Wilton Rabelo; http://lattes.cnpq.br/0244057330247829; http://lattes.cnpq.br/5467537517169068; https://orcid.org/0000-0002-9966-9585Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Ensino do corpo humano: mediações teatrais na formação inicial de professores para além das partes(2018-02-22) LEÃO, Cássia Nunes; BARATA, Erllon Rodolfo Viegas; http://lattes.cnpq.br/7973814223294964; https://orcid.org/0000-0002-8202-975X; FREITAS, Nívia Magalhães da Silva; http://lattes.cnpq.br/1600459523697661; https://orcid.org/0000-0002-6838-478XO corpo tem sido objeto de estudo de diversos campos das ciências, na perspectiva de compreendê-lo em sua multidimensionalidade. Entretanto, a despeito desse fato, no ensino de ciências, apresenta-se o corpo humano dividido em “partes”, cuja abordagem pauta-se nas perspectivas anatômicas e fisiológicas. A abordagem do corpo humano requer, para além de sua incidência sobre a dimensão biológica, a consideração dos acontecimentos contemporâneos. Buscamos, por meio da materialidade mediadora do teatro (produção de esquetes teatrais), compreender em que termos uma experiência formativa, envolvendo o tema corpo humano, contribui para a apreensão crítica e reflexiva de uma das dimensões que o constituem – a dimensão social, precisamente na abordagem do tema obesidade, como uma cena social dos tempos atuais. Adotamos a pesquisa-formação, de natureza qualitativa. Os sujeitos da pesquisa estavam representados por três licenciandas do Curso de Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, da Universidade Federal do Pará. As narrativas das licenciandas foram submetidas à análise interpretativa. Os resultados da experiência revelam que as licenciandas construíram um discurso cênico com criticidade e criatividade, precisamente ao experimentarem um modo próprio de problematização dos aspectos associados à obesidade. Por sua vez, as licenciandas colocaram em evidencia o cotidiano da sociedade, associado aos tempos modernos, notadamente no que diz respeito à celeridade da vida atual na configuração de comportamentos alimentares obesogênico, afastando-se da compreensão do corpo humano desvinculado da sociedade, com todos os seus enredos circunscritos.
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