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Navegando por CNPq "CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    O casamento do século: Orgulho e Preconceito de Jane Austen
    (2019) BARBOSA, Iara Kessia; CARDOSO, Odília; http://lattes.cnpq.br/6696071215900181
    O presente artigo enfoca na análise da obra Orgulho e Preconceito de Jane Austen no intuito de mostrar como a autora se beneficiou da sua escrita para descrever e criticar a sociedade em que vivia. Situamo-nos na perspectiva da pesquisa bibliográfica para discutir a temática casamento na transição do século XVIII ao XIX. Buscamos fundamentação teórica com Vasconcelos (1995), Amaral (2014), Barros (2013), Biguelini (2013) Zardini (2011), dentre outros. Esta análise literária está dividida em três seções: Na primeira seção apresenta-se um panorama sobre a temática em questão, que é o casamento e o papel da mulher na sociedade. Na segunda seção utiliza-se passagens do livro e apresenta-se a personagem analisada. Na terceira seção é apresentado as opiniões da personagem sobre casamento e como nascer homem era uma questão de sorte, além da visão que se tinha de que todas as mulheres eram prendadas. Na sequencia conclui-se com algumas reflexões à cerca da análise realizada na obra. A finalidade deste artigo então é abrir possibilidades de reflexão sobre a posição da mulher na sociedade e como Jane Austen as abordou em sua obra.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Censura y resistencia en la literatura infantil argentina: reflexiones sobre los cuentos de Laura Devetach y Elsa Bornemann
    (2016) FARIAS, Laura da Silva; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    No presente trabalho se fará uma investigação acerca dos mecanismos de resistência identificados nas obras La torre de Cubos, (1966), de Laura Devetach e Un elefante ocupa mucho espacio, (1975), de Elsa Bornemann, especificamente nos contos “La torre de cubos” e “La planta de Bartolo”, da primeira autora, e “Un elefante ocupa mucho espacio” e “Caso Gaspar”, da segunda. Neles é possível identificar a presença de uma linguagem simples que ao mesmo tempo consegue abordar temas muito complexos, como por exemplo: a exploração, o preconceito e o desrespeito. O objetivo central é analisar, em perspectiva histórica, um conjunto de contos pertencentes a livros censurados pela Ditadura Argentina (1976-1983), procurando refletir sobre os mecanismos éticos e estéticos de resistência ao autoritarismo. O estudo tem como base teórica principal o ensaio Narrativa e resistência”, capitulo do livro Literatura e Resistência (2002), de Alfredo Bosi.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    De la literatura al cine: el amor en los tiempos del cólera y su adaptación cinematográfica
    (2018-08-30) RODRIGUES, Selma Suely Miranda; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778
    O propósito desta pesquisa é relacionar literatura e cinema através da análise da obra El amor en los tiempos del cólera de Gabriel García Márquez, e sua adaptação cinematográfica, dirigida pelo diretor Mike Newell. O principal objetivo, é demostrar de que forma foi tratada a obra no contexto cinematográfico, observando pontos como a narrativa, o narrador, os personagens, o tempo e espaço. Para isso, levamos a cabo uma abordagem de natureza bibliográfica, focalizando textos que abordam teorias que tratam do tema, como os estudos de Bautista (2001), Brito (2006), Noriega (2001), Pino (2005). A pesquisa desenvolveu-se em três momentos: Primeiramente presentou-se uma descrição detalhada sobre o autor e seu realismo mágico. No segundo capítulo foram feitas considerações sobre a obra. No terceiro momento, foi feita a análise da obra e sua adaptação. Esta análise nos permitiu constatar que alguns pontos divergiram da narrativa original. Porém, esta análise foi importante porque nos proporcionou significativos conhecimentos sobre vários temas tratados na obra de García Márquez. Além do que foi exposto na obra escrita, a adaptação permite ainda, a valorização da obra original, de seu autor e por consequência sua cultura.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Drama y anticomedia del absurdo em el Brasil actual
    (2023-06-13) CARDOSO, Eva Nátalia Rodrigues; BRANDÃO, Michele Sarges; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595X
    O potencial autodestrutivo gerado pela humanidade devido aos avanços tecnológicos do último século chegou ao seu ápice, apresentando como sintomas as frequentes crises econômicas, as guerras civis e de escala mundial e as epidemias que vem se tornando mais frequentes. Dentro do conceito de necropolítica, discute-se quem são os soberanos que atribuem a si a capacidade de definir a quem cabe viver e quem deve morrer. As duas grandes guerras e o holocausto fizeram com que alguma coisa desta quadra sombria da história se cristalizasse no presente, resultando em um desassossego que não cessa. Neste sentido, é possível dizer que o cenário cultural, social e político da segunda metade do século passado influenciou significativamente a produção teatral, que apresenta como características narrativas que vão do pessimismo beckettiano a propostas paródicas das teorias estéticas, e diante deste cenário, texto e encenação trazem consigo a fragmentação do corpo cênico, flertando com o acaso, o jogo, a euforia, a própria existência e o absurdo. Partindo destas considerações, este estudo traz como proposta a possibilidade de abordar dramas atuais, à exemplo da pandemia do novo coronavírus e a guerra na Ucrânia por meio do Teatro do Absurdo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    El microrrelato en el aula de ELE: una propuesta didáctica con “Revolucionario del siglo XXI” de david roas y “La mujer” de Ana María Shua con alumnos del 1º año en la escuela del campo “Benedita Lima Araújo”
    (2023-12-19) BATISTA, Adiel de Jesus; LIMA, Maria José Souza; http://lattes.cnpq.br/1175447822304778; https://orcid.org/0009-0009-0971-1662
    Este trabalho desenvolvido com alunos do primeiro ano, da escola do campo “Benedita Lima Araújo”, tem como objetivo geral reflexionar a importância da literatura nas classes de ELE, especificamente, conceber e aplicar uma proposta didática com uma abordagem do género Microrrelato a partir dos Microrrelatos “Revolucionario del siglo XXI” do autor espanhol David Roas e “La Mujer” da autora Argentina Ana María Shua. Frente o dito, para o desenvolvimento do artigo se fez uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, com enfoque nos temas de “Literatura”, Silva, (2023), Eagleton, (1998), “literatura en clases de ELE” Singh y Villasol (2015), Ferreira, (2012), “Microrrelato” Blanco, (2020), Funez, (2012), “Lúdico” Labrador e Moreto (2008), Benitez (2008), que foram importantíssimos para a construção teórica do trabalho, e além disso, a aplicação em uma classe de espanhol da atividade “Microrrele” (Microrrelato em língua espanhola) fomentando a interpretação e produção textual, seguida de dois questionários, uma inicial e uma final. Como resultado se percebeu que o Microrrelato é um género literário que merece destaque, pois se comprovou na classe e nas enquetes que o gênero teve aceitação e interesse dos alunos, o que comprova que é uma ferramenta muito importante e potente no ensino de língua espanhola como língua estrangeira.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    La representación de la resistencia femenina en la obra “La razón de mi vida y otros escritos”
    (2018) COSTA, Samuel Possidônio Monteiro; PINHEIRO JÚNIOR, Benedito Ubiratan de Sousa; http://lattes.cnpq.br/4768700645243361
    Este estudo explora como se dá a representação da resistência feminina na obra La razón de mi vida y otros escritos de Eva Perón (1996), que é a principal referência para esta investigação. É composto de uma combinação da análise bibliográfica de teorias que se refere à temática inquirida, e da obra. Para isso, pretende-se buscar nas teorias de resistência, através dos estudos de Alfredo Bosi (2002); e gênero, com base em Joan Scott (2008), Judith Butler (2007) e Pierre Bourdieu (2000); argumentos que possam facilitar o entendimento da questão principal para a produção deste estudo, que é a resistência feminina. Para que se possa entender os detalhes do processo de nascimento e sedimentação de uma personalidade que, apoiada em valores, propõe-se a contrariar o sistema social, y, com isso, compreender em que ações e como um indivíduo se torna um ser resistente. Com base nas análises da obra e das teorias, há a comprovação de que foi o caminho tortuoso trilhado por Eva Perón que produziu as condições para que surgisse uma mulher de caráter revolucionário que, à sua maneira, buscou a justiça social para os humildes, principalmente, as mulheres.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    La resistencia y la representación del sistema patriarcal: un análisis del sujeto femenino en la obra la casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca
    (2022-04-28) CORREIA, Edilma Pantoja; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317
    O enfoque da presente pesquisa analisar as posições, atitudes e representações do sujeito feminino frente ao contexto patriarcal apresentado na narrativa La casa de Bernarda Alba (1936). Para isso, se faz necessário examinar o ambiente onde se constrói a história, configurando-se como espaço opressivo; analisar como ocorre o silenciamento e se existe uma atitude de resistência do sujeito feminino na obra; além de, considerar as simbologias presentes na trama; por último, refletir a respeito do contexto histórico e social que circundam a história mostrando a ligação e base de analise em prol de nossa própria realidade a partir de uma produção literária. Desse modo, a presente produção é uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, onde os autores utilizados para fundamentar o trabalho são Alves (2011), Bosi (1996), Dutra (2017), Ramon (2011), Almeida (2010), entre outros. Considerando o que foi dito, a partir dessa obra, se verifica a importância de Federico García Lorca no meio literário e sua força para representar os povos oprimidos em sua sociedade. Isso demonstra que os personagens analisados na presente pesquisa destacam as vivencias e perspectivas de mulheres com vidas marcadas pela repressão. Estas são silenciadas em uma sociedade que restringe suas vontades e abala suas identidades criando, assim, conflitos que resultam em um final trágico na obra. Isso, por sua vez, permite observarmos um paralelo com a vivencia do sujeito feminino ao longo do tempo e valorizar sua luta por direitos que permanece até os dias de hoje.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A representatividade LGBT na história em quadrinhos heartstopper
    (2024-03-01) RODRIGUES, Anderson dos Santos; SANTOS JUNIOR, Luiz Guilherme dos; http://lattes.cnpq.br/1266664476541392
    Abordar e/ou discutir temáticas voltadas à sexualidade em quaisquer cenários ou ambientes, é, ainda nos dias atuais, um tabu. Nas instituições de ensino, por exemplo, raras vezes conteúdos relacionados à sexualidade, por exemplo, são colocados em pauta, sendo a ausência de conhecimento e falta de interesse as principais razões de tal feito. Contudo, cada vez mais se faz importante e necessário abordar tais temáticas, como as questões voltadas ao público LGBTQIAPN+, dada toda a violência que este povo sofre cotidianamente. Falar sobre o tema é necessário porque, entre outras coisas, propaga informações acerca e, direta ou indiretamente, contribui de forma significativa para a quebra de preconceitos e desigualdades. Assim, tendo em vista tais questões, o objetivo principal deste trabalho é abordar a condição atual da comunidade LGBTQIAPN+, a fim de identificar de que forma as personagens que se enquadram no movimento são retratados na ficção, tendo como objeto de estudo os quadrinhos de heartstopper. Para tanto, o trabalho parte, inicialmente, de uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os trabalhos de Cirne (1982), Guedes (2007), Leite (2019), e afins. Também há presença da análise qualitativa dos dois primeiros volumes dos quadrinhos de Heartstopper. Ao final do trabalho, concluiu-se, entre outras coisas, que a representatividade LGBTQIAPN+ dentro do quadrinho é vista em diferentes momentos e de formas distintas, seja nas relações homoafetivas tanto masculinas, quanto femininas, seja no acolhimento familiar, seja de quaisquer outras formas.
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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Teatro y feminismo
    (2023-06-07) SANTOS, Rosiane Cardoso; ARAYA, Marco Antonio Chandía; http://lattes.cnpq.br/9774804288895317; https://orcid.org/0000-0002-6262-595X
    Este artigo tem como tema: Teatro e Feminismo, e tem como objetivo mostrar que as mulheres tiveram um papel muito importante no desenvolvimento do teatro, e que contribuem para a contínua evolução do teatro. A partir de estudos bibliográficos para saber a definição de teatro, tipos de teatro, gêneros teatrais, a definição de feminismo, o papel da mulher no teatro dramático, a fim de atingir o objetivo almejado. Grandes obras mostram que as mulheres não aceitavam o que a saciedade lhes impunha, e lutavam para que seus direitos fossem respeitados, como o livro Casas de muñecas del escritor de Henrik Ibsen (1879) e o livro La casa de Bernarda Alba do escritor Frederico García Lorca (1936), mostram que desde então as mulheres lutam para que seus direitos sejam respeitados diante de uma sociedade tão tradicional, que via as mulheres como donas de casa.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    ‘Wonder’ and inclusion: a literary teaching proposal
    (2024-08-28) OLIVEIRA, Izabelle Victória Silva Lopes de; ROCHA, Ana Lilia Carvalho; http://lattes.cnpq.br/8938182052376941; https://orcid.org/0000-0001-8739-5786
    Os estudos sobre o Letramento literário ainda são bem recentes, porém muito significativos a ponto de provocar mudanças nos valores sociais das pessoas, pois faz uso da palavra escrita como ferramenta para falar sobre algum fato sobre a vida. Sendo assim, o tema inclusão precisa ter mais visibilidade para discussões, evidenciando práticas no âmbito escolar para atender a diversidade do aluno e reconhecendo suas peculiaridades com empatia e respeito. O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino de letramento literário, com o tema inclusão e tendo como produto final, a prática em leitura em várias linguagens artísticas, despertando a criatividade do aluno. Fazendo o uso da abordagem qualitativa, foram examinados artigos, análise dos documentos como a BNCC (2018) e DCEPA (2017), assim como, os autores, Segabinazi and Cosson (2023), Silva and Silveira (2011), Vieras and Dourados (2015), que abordam sobre os conceitos de letramento literário. O autor Suarez (2006), que fala um pouco sobre o conceito bildung. O resultado deste trabalho é a elaboração da proposta didática, com base no referencial teórico sobre o letramento literário, inclusão e conceito de bildung. Infere-se que o letramento literário está associado a práticas que fazem os alunos refletirem, despertando sentimentos de empatia e respeito por todos.
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