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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) An analysis of the portrayal of the gender performance of Viola in Twelfth Night and She's the Man(2022) SANTOS, Sofia Paez Lindoso dos; MARTIN, Marina; http://lattes.cnpq.br/1585333558187170O Travestismo existe há um longo tempo tanto na mídia quanto na realidade, mas comumente é tratado como algo vergonhoso ou ridicularizado. Na peça Twelfth Night de Shakespeare, o tema é tratado diferentemente já que nasce da necessidade de sobrevivência de sua personagem principal. Esse trabalho procura analisar tanto a peça quanto sua adaptação cinematográfica She's the Man e apontar similaridades e diferenças entre as motivações das personagens principais, como elas, de sua própria maneira, desafiam a sociedade patriarcal em que estão inseridas, através de seu travestismo, e como os conceitos de masculinidade e feminilidade influenciam sua performance de gênero. Ele propõe o uso de pensamento crítico ao tratar desses temas cujas ocorrências, de acordo com muitos, são raras nos dias atuais, e como esses trabalhos têm os mesmos problemas enraizados mesmo tendo mais de quatro séculos de diferença.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino-aprendizagem de língua-cultura inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso(2022-01-31) FURTADO, Geciel Ranieri; LOPES, Lucas Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/8141687357119122; https://orcid.org/0000-0002-9936-3666Neste Trabalho de Curso (TCC), intitulado O ensino-aprendizagem de LínguaCultura Inglesa no Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) – crenças em (dis)curso, propomos investigar os dizeres de alunos ribeirinhos sobre o ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa, considerando as crenças deles como constituintes de e em suas subjetividades e modos de vida entre matas e rios arredores da cidade de Cametá-PA, rastreando os efeitos de sentido emergentes. A pesquisa se propõe a investigar as representações de alunos ribeirinhos no contexto do Ensino Médio (SOME) sobre a Língua-Cultura Inglesa. O percurso teórico-metodológico deu-se por meio dos Estudos do Discurso considerando Foucault (1996, 2007); Coracini (2007, 2016); Orlandi (1999); Lopes (2018, 2020); para movimentarmos o conceito de identidade, contamos com os pressupostos teóricos de Bauman (2013) e Hall (2005); para abordamos sobre crenças, refletimos a partir da proposta de Barcelos (2004) e Silva (2005), e assim construir a base da pesquisa. A fim de reunir dados, realizamos uma entrevista com alunos ribeirinhos da localidade de Mutuacá de Baixo, Cametá/PA, que estudam na Modalidade SOME. Nas análises realizadas, os sujeitos ribeirinhos revelam que as suas crendices constituintes influenciam (n)o processo de ensino-aprendizagem de Língua-Cultura Inglesa para os povos ribeirinhos, sendo elas responsáveis por criarem resistência nos alunos à sua aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A exaltação da beleza e da juventude em O retrato de Dorian Gray: vaidade e destruição(2017-02-10) LIMA NETO, Luiz Antônio; LIMA, Dante Luiz de; http://lattes.cnpq.br/2361582673205422O objetivo desse trabalho é questionar como a vaidade e a valorização da beleza e da juventude movem os personagens principais do livro O retrato de Dorian Gray (2014), do escritor Oscar Wilde. Analisamos neste trabalho como Dorian Gray é influenciado pelos personagens da trama, com quem aparentemente têm relacionamentos homoafetivos platônicos. São eles: o pintor de seu retrato, Basil Hallward e o aristocrata Lorde Henry Wotton, que o estimula a exaltar e valorizar a beleza e a juventude, deste modo, Dorian faz um pacto com forças ocultas, para que o seu quadro envelheça em seu lugar e receba as marcas de seus atos cruéis. Não sendo punido por suas ações o jovem vive uma vida de excessos e prazeres que causam consequências para ele mesmo, pois em determinado momento ele se sente arrependido, por outro lado, também afetam as pessoas ao seu redor porque muitas delas acabam desoladas, abandonadas e até mortas. Para tal análise, também conceituamos como a beleza e a juventude são vistas na mitologia da Grécia e Roma antiga e na Inglaterra vitoriana, período em que ocorre a trama do romance.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Pedagogia Teatral: o processo criativo d'a casa da Bernarda Alba(2021-08-27) SILVA, Dídimo Luan Neves da; RIBEIRO, Inês Antônia Santos; http://lattes.cnpq.br/7197341810130704O presente trabalho relata como foi o processo criativo do espetáculo “A casa da Bernarda Alba”, uma prática teatral coletiva que faz parte dos cursos técnicos da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará. Dirigidas pelas diretoras/professoras Karine Jansen e Larissa Latif e atuação dos alunos da turma de 2018. O processo criativo compreende duas disciplinas do Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática – Ênfase na Formação do Ator: Técnicas de atuação I e Criação de Espetáculo I. Adotamos como horizonte teórico-metodológico; dois autores que fazem parte da Bibliografia Básica destas disciplinas; Viola Spolin que trata da improvisação para o teatro e Constantin Stanislavski com seu método da Análise Ativa.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Rito e educação: a capoeira como experiência educativa na cidade de Abaetetuba(2019-06-12) CUNHA, Daniel Fernando Moraes; SILVA, Dedival Brandão da; http://lattes.cnpq.br/2843515711368703Este estudo teve como objeto de pesquisa as experiências educativas na prática da capoeira em Abaetetuba. Os objetivos da pesquisa são traçar uma análise que busque identificar na capoeira seus aspectos rituais e educativos e sua trajetória histórica no contexto da cultura brasileira, relacionando-a à realidade da capoeira em Abaetetuba. O arcabouço teórico da pesquisa é composto pelos estudos de Brasil (2008), Oliveira e Leal (2009) e Falcão (2004), que são as bases para construir o apanhado histórico da capoeira; Segalen (2002) e McLaren (1991), estes discutem a temática dos rituais e sua classificação, e também os escritos de Brandão (1981) e Pozenato (2003), autores que discutem experiências educativas, além de outros. A Metodologia de pesquisa é descritiva e a abordagem é de cunho qualitativo, pautada parcialmente na etnografia. Os instrumentos de coletas de dados foram entrevistas semi-estruturadas e observação de campo. Os resultados da pesquisa revelaram que a capoeira possui características rituais nas suas músicas cantadas durante a roda, nos seus instrumentos, toques de berimbau e no seu jogo. Os resultados também mostraram que a capoeira possui diversas experiências educativas ocorrendo nas suas práticas. As letras das músicas, e os movimentos executados durante o jogo são exemplos disso, pois transmitem valores, saberes, vivências e possuem um caráter emancipador e conscientizador, formam cidadãos e exercem um trabalho político para as transformações sociais. Este estudo chegou à conclusão que a capoeira é uma prática multidimensionada, que possui uma grande carga simbólica e valor cultural para a população abaetetubense. Concluiu-se também que as dimensões cultural, ritual e educacional da capoeira estão intimamente ligadas, pois esta prática cultural é formada por ritos e experiências educativas, e as experiências educativas acontecem por meio do rito.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Tambor de crioula: liberdade, cultura e resistência negra no grupo Filhos e amigos de Cururupu – Belém-PA(2017) SILVA, Thamirys Monteiro; JASTES, Éder Robson Mendes; http://lattes.cnpq.br/4487469034231133Esta pesquisa teve como indutor a manifestação popular Tambor de Crioula; pensar nessa pratica é se remeter a história, a cultura, a manifestação negra, a liberdade/alegria. Deste modo o trabalho visa abordar, por meio do sujeito pesquisado, sobre a população negra, sua história; cultura, assim como ponderar sobre sua resistência e ensinamentos. A manifestação mostra-se rica de ensinos, reflexões e sentimentos. A Priore, esta pratica seria conhecida e realizada apenas no estado do Maranhão, contudo surge em Belém/PA um grupo de Tambor de Crioula (criado por maranhenses) intitulado “filhos e amigos de Cururupu” ao qual vem manifestando-se no Estado á mais de seis anos. Deste modo o trabalho também tem o enfoque de registrar a existência deste grupo, assim como refletir sobre o seu processo de afirmação no estado; sendo esta a questão-indutora da pesquisa - saber como o grupo/manifestação se firma na metropolitana de Belém. Utilizo a etnopesquisa para refletir sobre todos os pontos citados uma vez que enquanto pesquisadora encontro-me, totalmente, relacionada como o tema. Para tanto utilizo o autor Sérgio Ferreti (obras, 1979 e 2010) para refletir sobre o tambor de crioula, Jorge Sabino (2011) sobre matriz africada; Antonio Montenegro (1989) e outros sobre resistência e afirmação negra; assim como depoimentos dos próprios praticantes da manifestação. Para melhor empoderamento da pesquisa.