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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao Campus UFPA por transporte público urbano(2019-12-03) PINTO, Paulo Victor da Silva; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O Transporte Público Urbano (TPU) é um importante parâmetro de qualidade de vida de uma população. Entretanto a expansão populacional e demográfica nas cidades brasileiras ocasiona sérios problemas para fornecer um TPU de qualidade. Um importante aspecto para melhorar a qualidade do TPU é analisar sua acessibilidade (distância de caminhada para embarcar ou desembarcar no transporte urbano). Diante disso, objetivou-se analisar a acessibilidade por transporte público ao campus UFPA, verificando quais áreas dos municípios de belém, Ananindeua e Marituba estão sendo atendidas de forma satisfatória, ou não, pelas atuais linhas de ônibus. Para tanto utilizou-se ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG, através do software Qgis, para confecção do nanco de dados composto pelo itinerário das 21 linhas que atendem à universidade nos sentidos de ida (universidade para os bairros) e de volta (bairros para universidade). Em seguida foi aplicado o conceito de acessibilidade de Ferraz e Torres (2004) e calculadas as áreas de boa (< 300m), regular (300 a 500 m) e ruim (> 500 m) a nível municipal, a nível de bairro e a nível das linhas de transporte público. Os principais resultados evidenciam que: (i) quanto mais distante do campus universitário menor o nível de acessibilidade; (ii) Belém apresenta melhor acessibilidade (33% boa) e (13% regular) na RMB, enquanto Marituba apresenta a pior (91% de acessibilidade ruim); (III) os bairros de Belém que possuem maior porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Batista Campos, Campina, Cidade Velha, Condor e Nazaré e os bairros com menor porcentagem de área com boa e regular acessibilidade à UFPA são Águas Lindas, Aurá, Guanabara, Maracacuera e São Clemente e; (iv) foram identificadas nove grandes áreas na mancha urbana de Belém que não possuem acessibilidade direta à UFPA.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise da acessibilidade ao transporte público. Estudo de caso: Tucuruí-PA(2016-12-21) BARROSO, Gabriela Machado; MARQUES, Lorrany Pereira; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513Os meios de transporte coletivo são componentes importantes para o desenvolvimento das sociedades. A falta de planejamento urbano das cidades brasileiras gera inúmeros problemas no que tange a qualidade do serviço de transporte. Diante dessa problemática, apresenta-se nessa pesquisa um método para avaliar a acessibilidade do sistema de Transporte Público Urbano (TPU), com estudo de caso em Tucuruí-PA, de modo à auxiliar na tomada de decisões em relação ao planejamento urbano e, subsidiar posteriores melhorias no serviço ofertado. Para a realização desse método foi necessário utilizar a base de dados dos setores censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (densidade demográfica), o aplicativo para celular OruxMaps que permitiu o registro do itinerário das linhas de ônibus, além do mapa da cidade. A partir destes dados foram geradas as áreas de abrangências das linhas de ônibus correspondentes a 300 e 500 metros (boa e regular acessibilidade, respectivamente). Posteriormente, foram sobrepostos os mapas de área de abrangência das linhas com o mapa de densidade populacional da cidade no software Autodesk® AutoCAD® 2016. Os principais resultados foram: (i) na análise da acessibilidade espacial, verificou-se que a linha Alojamento/Conquista é a que cobre mais áreas, e a linha Rapidinho a que cobre menos; (ii) na análise de acessibilidade em relação à densidade populacional, as zonas mais densamente povoadas apresentam boa acessibilidade ao TPU, sendo que as zonas de densidade muito elevada e elevada apresentaram 92 e 94% de suas áreas com boa acessibilidade, respectivamente. Para melhorar a acessibilidade das zonas mal atendidas por TPU propõe-se a extensão das linhas Breu Branco, Alojamento/Km4 e Alojamento/Conquista para atendimento às áreas onde hoje não há acessibilidade, além da criação de uma nova linha interbairros a fim de atender os novos bairros do município. Por fim, conclui-se que o método é efetivo para a avaliação de acessibilidade ao TPU de áreas urbanas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de uma interseção rodoviária por meio de simulação de tráfego: estudo de caso da interseção Tancredo Neves x Sete de Setembro em Tucuruí-PA(2017-01-20) SILVA, Romerson Serejo; PINTO, Welton Tavares; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513O presente trabalho apresenta uma análise de Engenharia de Tráfego em uma interseção rodoviária da cidade de Tucuruí - PA por meio de simulação computacional. Na simulação foi utilizado os softwares Synchro e SimTraffic, que simulam o tráfego nas vias rodoviárias por meio de macrossimulação e microssimulação. As simulações tiveram como objetivo o levantamento de dados importantes de Engenharia de Tráfego da interseção em suas condições atuais, bem como o seu comportamento em cenários alternativos com projeção de frota para o futuro, apresentando assim cenários otimizados pelo programa e possíveis medidas para mitigar problemas encontrados na interseção simulada. Foram simulados sete diferentes cenários para a interseção, utilizando dados de volume de tráfego contabilizados em campo e projeções de frota para 5 (cinco), 10 e 15 anos no futuro, usando também diferentes tipos de controle semafórico. Os dados expostos no resultado apresentam os valores de nível de serviço da interseção e atrasos médios para os cenários não otimizados; já nos cenários otimizados são apresentados também a programação semafórica por meio de diagramas de intervalos luminosos. Nos resultados das simulações, a interseção nas atuais condições apresentou o nível de serviço D, que é um nível serviço que já começa a indicar que a interseção apresenta problemas. Já nos cenários 4 e 5, com projeções volumétricas para 10 e 15 anos os níveis chegaram até a classificação F nos cenários 4 e 5, nível de serviço que indica congestionamentos elevados e má funcionamento da interseção. Os resultados de atrasos médios apresentaram fortes picos nos cenários com projeção volumétrica, com o extremo de 389,9 segundos de atraso na projeção de 15 anos, no cenário 4. Como mitigação para possíveis problemas no futuro, o trabalho apresentou alguns cenários de otimização feita pelo software assim como um cenário que se proíbe as conversões à esquerda nas aproximações norte e sul da interseção, proporcionando melhorias no nível de serviço, mitigando assim os problemas da interseção nestes cenários.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Comparação dos ICPs das faixas de tráfego que constituem corredores de transporte coletivo versus ICPs das demais faixas(2023-12-18) SARRAF, Carlos Kevin Trindade; MAGALHÃES, Juliana Evelyn Martins de; AGUIAR, Marcelo Figueiredo Massulo; http://lattes.cnpq.br/2898030959868513A qualidade da condição de rolamento dos pavimentos representa um aspecto importante para mobilidade urbana, especialmente nas vias e faixas exclusivas de transporte público. O Sistema de Gerência de Pavimento (SGP) é uma ferramenta importante para manutenção da qualidade da malha viária urbana, promovendo o menor uso de recursos públicos. Contudo, a efetivação desse sistema depende da realização de levantamentos dos defeitos presentes nos pavimentos. Desse modo, o objetivo dessa pesquisa é realizar a avaliação da condição superficial do pavimento de três vias com faixa exclusiva da cidade de Belém, bem como comparar os resultados obtidos para cada faixa de tráfego. Para tanto, foi realizado o levantamento dos defeitos dos pavimentos da área de estudo e foram calculados os ICPs (Índice de Condição do Pavimento) de cada faixa de tráfego, baseado no método de Sousa (2021), que adaptou o método SHRP (Strategic Highway Research Program). Dentre os principais resultados, tem-se que as faixas exclusivas apresentaram um ICP médio inferior à faixa central e à faixa da esquerda, sendo eles, respectivamente, 78,94, 87,21 e 89,19. O trecho mais crítico apresentou ICP de 46,05 e os melhores trechos apresentaram ICP de 91,67. Os defeitos mais frequentes na área de estudo analisada foram o desgaste (39,78%), deformação permanente (18,23%) e trincas por fadigar (17,13%). Nas faixas exclusivas os defeitos que mais ocorreram foram desgaste (24,24%), trincas por fadiga (22,22%) e as deformações permanentes (17,17%). Não se detectou correlação linear significativa entre o ICP e a cota das vias, nem entre ICP e o número de linhas de ônibus que trafegam pela faixa. Por fim, concluiu-se que as faixas exclusivas de ônibus apresentam maior grau de deterioração em relação às demais, por isso, devem ser priorizadas nas atividades de manutenção e reabilitação.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de tecnologias digitais na logística portuária: o estudo de caso da tripulação marítima(2024-10-28) MOURA, Thayla Bianca Teixeira; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263