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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise comparativa do dimensionamento de suportes de linhas de transmissão pela ASCE 10 (1997) e NBR 8800 (2008)(2016-01-26) JESUS, Daisirée Silva de; SANTOS, Douglas Nascimento dos; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368Este trabalho apresenta a análise comparativa do dimensionamento de suportes de linhas de transmissão de energia elétrica pela NBR 8800 (2008) e pela ASCE 10 (1997). Segundo a ABNT a NBR 8800 (2008) apresenta a função de nortear o dimensionamento de suporte para linha de transmissão em território brasileiro. No entanto, os softwares utilizados pelo setor elétrico no Brasil apresentam como base a norma americana ASCE 10-97, devido sua especificidade. Para comparação entre as normas foi obtido as forças estáticas do vento a partir dos critérios da NBR 5422 (1985). A torre selecionada para o dimensionamento é do tipo autoportante de suspensão com 50,7 metros de altura e para a modelagem utilizou-se o software SAP2000. Em seguida, coletou-se as solicitações proporcionadas pelo software SAP2000 e realizou-se o dimensionamento no programa Microsoft Office Excel 2013 seguindo os critérios de dimensionamento de cada norma. Os dados obtidos através da análise comparativa revelaram que a torre dimensionada pelos critérios da Norma Brasileira apresentou perfis solicitados à compressão mais robustos e, consequentemente, mais pesados que a torre dimensionada pela Norma Americana. Contanto, suportes metálicos esbeltos são mais propensos a falhar antes da carga última de resistência, por serem mais suscetíveis a falhas por flambagem e ações dinâmicas do vento, causando na estrutura deformação plástica excessiva ou instabilidade. A ASCE 10 (1997) é uma norma específica para este tipo de estrutura, já no Brasil, é recomendada a utilização da NBR 8800 (2008), que tem como objetivo direcionar o dimensionamento de estruturas de aço e concreto de edifícios. Por se tratar de uma norma geral, suas restrições podem gerar grandes margens de segurança para estruturas que não apresentam funções habitacionais ou laborais, por não contemplar com precisão particularidades desse tipo de estrutura. Portanto, torna-se imprescindível estudos mais aprofundados sobre suportes de linhas de transmissão no Brasil, para que seja proposto critérios de dimensionamentos pormenorizados, adequados para a especificidade desse tipo de estrutura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Análise de viabilidade da substituição dos perfis tubulares circulares por perfis em cantoneira simples na cobertura em estrutura espacial da rodoviária de Breu Branco/PA(2014-12-09) SILVA, Helcio Mário Coelho da; SOUZA, Milleno Ramos de; LIMA NETO, Aarão Ferreira; http://lattes.cnpq.br/0287664572311345; https://orcid.org/0000-0002-5911-1368As edificações executadas em perfis de aço avançaram muito nas últimas décadas em todo o Brasil, e dentre estas a opção pelo sistema estrutural em treliça espacial, porém, ainda abaixo do grau de utilização do concreto armado. Nas coberturas de grandes áreas, as treliças espaciais em aço são essenciais para vencer grandes vãos, apresentam peso próprio reduzido, facilidade no transporte, armazenamento e montagem. O sistema de ligação (nó) e o tipo de perfil das barras são fatores que influenciam na redução de custos, na agilidade da construção e na segurança estrutural de uma treliça espacial. Desta forma, neste trabalho, é elaborado um estudo sobre a cobertura, em treliça espacial, da rodoviária do município de Breu Branco/PA. Objetivando uma análise comparativa em relação a custo e capacidade de carga entre o sistema estrutural empregado na mesma, com perfil metálico tubular circular e ligação com nó típico, e um novo sistema estrutural com barras em cantoneira de abas iguais e um novo nó para este perfil. Para tanto, foi realizada uma análise computacional com o software comercial SAP 2000 v14 ® , por meio do qual foi dimensionado o perfil cantoneira adequado para estrutura. Para a análise de custo utilizou-se a Tabela de Composição e Preços para Orçamento (TCPO, 2010), elaborando planilhas de composição de custo unitário, considerando os preços de serviços e de insumos correntes na cidade de Tucuruí/PA e no Sistema Nacional de Preços e Insumos (SINAPI, 2014). Verificou-se que a diferença no consumo de aço entre os dois tipos de perfis foi pequena, com o percentual de 0,08%. Em relação ao custo a estrutura em cantoneira apresentou redução de valor na ordem de 30,93% em relação ao perfil tubular circular. Quanto à praticidade de execução observou-se que a principal diferença consiste no tipo de ligação, onde o nó típico é realizado por meio da estampagem das extremidades das barras tubulares, fixando-as com um único parafuso. Porém os nós dos perfis cantoneira necessitam de um dispositivo de ligação, nó de aço, feito em chapas soldadas em aço, utilizando maior quantidade de parafusos para fixação, em relação aos perfis tubulares, assim a diferença do custo total diminui, mas, ainda assim a treliça em perfil cantoneira apresenta menor custo que a treliça em perfil tubular. Desta forma, observa-se que o emprego do perfil cantoneira em estruturas espaciais apresenta menor custo em relação aos perfis tubulares. Observou-se também, que além de menor custo, no sistema com perfis cantoneira, a estrutura apresenta maior eficiência na ligação devida a maior rigidez do nó de aço em relação ao nó típico.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Mobilidade urbana: proposições sobre a implantação das 13 passarelas de estruturas metálicas na BR 316(2023-12-20) SANTA ROSA, Bernardo Augusto Campina; SILVA, Pricianne Sarmento Xisto da; BARBOSA, Christiane Lima; http://lattes.cnpq.br/2788231814858432; https://orcid.org/0000-0002-8303-9263A Região Metropolitana de Belém, ao longo dos anos, passa pelo processo de desenvolvimento urbano nas cidades que a compõe. A principal via de acesso da região é a rodovia BR-316, da qual precisa atender um elevado fluxo de pessoas e veículos de vários segmentos. No entanto, a infraestrutura do sistema de transporte, em especial às passarelas para travessias de pedestres e ciclistas, necessita de uma ampla readequação para corresponder as novas necessidades. Dessa maneira em 2019, foi iniciada a obra de implantação do BRT (Bus Rapid Transit) no primeiro trecho da BR-316, compreendido no Km 1 ao Km 10. O presente trabalho propõe-se a analisar e gerar duas hipóteses acerca da implantação das novas passarelas e suas mudanças relevantes na segurança viária e acessibilidade do pedestre. Foi observada uma redução em 51,17 % da distância média entre passarelas e foram apresentados argumentos que as passarelas promoverão maior conforto e acessibilidade aos pedestres. Os dados foram calculados no software Power BI e apresentados em formato de mapa interativo. Utilizou-se como referência as documentações de concepção do projeto das passarelas, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos).