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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A Formação do ]Arquivo[ da Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará e a fotografia de Paula Sampaio como um fator de diálogo permanente entre os acervos(2019) BARBOSA, Maria Christina Monteiro; SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis dos; http://lattes.cnpq.br/4255929869177172A Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará, concebida e organizada pelo professor e pesquisador Orlando Maneschy reúne obras nas seções Artes Visuais e Moda, e constitui se em uma imersão na região Amazônica que vai além de um conjunto de objetos de arte, e que permite observar um projeto comprometido com a realidade local que precisa ser divulgado de maneira que a sociedade se torne partícipe dos acontecimentos. O ]Arquivo[ que ora se conforma em torno desse acervo, estabelece, por meio de livros, arquivos digitais, jornais e demais impressos, além de material audiovisual, um diálogo com as obras depositadas na coleção, em função do rico material que possui, grande parte fruto de pesquisas, acadêmicas ou não, criando e dando a ver trajetos subjetivos da coleção, como o trabalho produzido pela fotógrafa Paula Sampaio, que há mais de 20 anos registra a Amazônia, e é uma referência nacional na documentação fotográfica.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Olhares cruzados no Projeto Lifelines - Imagens da educação na Floresta de Caxiuanã: uma vivência de criatividade e afeto(2019-02-14) SANTOS, Janine Valente dos; SANTOS, Vanja Joice Bispo; http://lattes.cnpq.br/9748387321631271Entre 2016 e 2017, a conexão entre o Museu Goeldi e o Stepping Stones Museum For Children, possibilitou uma experiência educativa que uniu estudantes da escola São Sebastião, na Floresta Nacional de Caxiuanã (Pará-Brasil), com estudantes americanos da escola Fairchild Wheeler, de Connecticut-Estados Unidos. Através de imagens, o artigo documenta o processo de investigação e troca entre estudantes. O estudo propõe uma reflexão sobre como a experiência educativa é transformadora e funciona como ponte e janela para o mundo. O foco da investigação são os estudantes de São Sebastião que através dos desenhos puderam transpor suas percepções do espaço em que vivem e como se reconhecem nele. Ao analisar este processo percebemos que o conhecimento tradicional aliado aos conteúdos propostos pelas ações do programa educativo do Museu Goeldi em Caxiuanã possibilitaram a esses estudantes bases para unir a ciência, arte e a vivência em suas localidades e criar elementos que, além de valorizar a cultura local, fortaleceram suas identidades. O ponto chave do processo de interação é a criatividade e o afeto.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Paisagem, Patrimônio e Arte: o Projeto Rota Urbana pela Arte no Centro Histórico em Belém-Pa.(2016) OLIVEIRA, Benison Alberto Melo; TAVARES, Maria Goretti da Costa; http://lattes.cnpq.br/7796891525258446A presente pesquisa realiza uma análise sobre a relação entre as intervenções realizadas através de murais de graffitis pelo projeto Rota Urbana Pela Arte (R.U.A.) no bairro da Cidade Velha, no centro histórico de Belém no intuído de valorizar a memória e o patrimônio material no bairro através de elementos do cotidiano da Cidade Velha, assim como de elementos regionais amazônicos o qual ilustras essa paisagem complexa que é regulamentada por instituições de defesa do patrimônio e que portanto os graffitis ali realizados são objetos de debates, pois não há consenso sobre essa forma de intervenção.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL DO ALUNO SURDO: ações da ASBRE (Associação dos Surdos de Breves)(2021-04-07) SOUSA, Esteliane Santos de; MORAES, Jerusa Cardoso; SOUZA, Carlos Rodrigo Moraes de; http://lattes.cnpq.br/6456712462238262Este trabalho tem como objetivo investigar o contexto da educação inclusiva e o processo de inclusão de alunos surdos na cidade de Breves–PA, destacando a importância das ações da ASBRE – Associação dos Surdos de Breves, para a integração e inclusão social de seus alunos. Será investigada a história da educação especial em seu contexto geral, no Brasil e no município de Breves–PA, assim como as leis e decretos que tratam da Educação Especial no Brasil. Finalmente, destacaremos o processo de ensino de libras na ASBRE e as práticas desenvolvidas pela associação. A inclusão social do surdo é um desafio que a sociedade enfrenta em tempos de mudança, e causam muitos questionamentos, pois para que os sujeitos, com e sem deficiência, exercerem plenamente o direito pleno à cidadania, é indispensável que a sociedade aprimore suas práticas, a fim de atender as individualidades. É imprescindível destacar que, como veremos, ao final desta pesquisa, como o trabalho da Associação dos Surdos de Breves – ASBRE é essencial para a inserção do surdo na sociedade.