Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) AS IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NO CENTRO HALEFF PINHEIRO EM BREVES - MARAJÓ(2021-06-14) GAMA, André Luiz Sarraf; AMARAL, Sônia Maria Pereira do; http://lattes.cnpq.br/5545758647257549; https://orcid.org/0000-0003-2537-0377O presente artigo tem como objetivo, apresentar resultados de estudos e reflexões sobre à área da Psicopedagogia e a atuação do psicopedagogo do Centro Haleff Pinheiro, localizado na cidade de Breves no arquipélago do Marajó. A pesquisa foi de abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos técnicos, trabalhou-se na pesquisa bibliográfico, com base em, Barbosa (2001), Bossa (1994), Masini (2015), entre outros. Os objetivos foram: geral, analisar as implicações da atuação do psicopedagogo no Centro Haleff Pinheiro. Específicos: identificar o papel do psicopedagogo institucional e a sua importância no contexto escolar. O estudo empreendeu pesquisa de campo, com entrevista semiestruturada para duas psicopedagogas que atuam no centro. Os resultados indicaram que o trabalho do psicopedagogo no centro Haleff Pinheiro se faz de extrema importância na contribuição de ações que orientam as escolas municipais para o atendimento na superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos, visto que, esse profissional pode articular e promover ações de prevenção, orientação e intervenção, que podem iniciar com o diagnóstico no centro e ter a continuidade na escola. Portanto, é imprescindível que o psicopedagogo continue realizando as ações no Centro e se estenda ao contexto escolar, considerando as particularidades, dificuldades e potencialidades de cada aluno, desenvolvendo um trabalho em parceria com os pais, professores, equipe pedagógica e demais especialistas em prol do desenvolvimento estudantil dos discentes.