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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Audiovisual e o ensino de História: a análise fílmica e a busca de uma educação decolonial(2023-03-13) MACHADO, Ivana de Paula de Araújo; SANTOS, Márcio Antônio Raiol dos; http://lattes.cnpq.br/5442731812982365; https://orcid.org/0000-0002-4723-1231Neste artigo temos como objetivo fazer uma análise crítica a respeito do uso do audiovisual para o ensino de História na Educação Básica. Para isso, usamos como metodologia uma revisão de literatura integrativa. Ao longo da pesquisa fora encontrada uma tendência do uso de audiovisual somente como entretenimento sem uma reflexão crítica aprofundada, transformando-os em instrumento de colonização das mentalidades. Nessa perspectiva, apresentamos a metodologia Análise Fílmica como proposta eficaz para o uso de audiovisual no Ensino de História e sua interface com o pensamento decolonial, se mostrou como fomentadora para um Ensino de História norteado por uma educação emancipadora. Dentro disso, propõe-se apresentar e demonstrar que a união entre a Análise Fílmica e o pensamento decolonial, se estrutura como uma excelente alternativa aos docentes que objetivam que o uso de audiovisual no Ensino de História ande em sincronia com uma educação libertadora.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Patrimônio e imaginário: os construtores da Igreja de Santo Alexandre na Amazônia Colonial(2024-07-05) MORAES, Maria Vitória Andrade; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-6425-0661A igreja de Santo Alexandre foi construída no século XVII em Santa Maria de Belém do Grão-Pará e hoje é um dos pontos turísticos mais importantes da cidade. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação do imaginário que o chamado “senso comum” têm acerca da Igreja de Santo Alexandre no tempo presente e sobre os indígenas, negros e mestiços que construíram essa edificação, tendo em vista que esses indivíduos têm pouca visibilidade dentro da história. Por conseguinte, é necessário identificar quais foram os sujeitos do século XVIII que participaram da construção desse lugar e investigar a participação desses indivíduos no processo de construção da igreja. Para isso, realizamos uma análise da fonte documental Catalogo deste Colégio de Santo Alexandre, seos bens, officinas, fazendas, servos, gados, dispendios e dividas activas e passivas na qual verificamos a identidade desses trabalhadores e seus ofícios. Além disso, contextualizamos o mundo do trabalho daquele período e analisamos o questionário feito aos estudantes a fim de analisar de que forma esses sujeitos são percebidos no presente.Como resultado, observamos que esses trabalhadores não são percebidos pelos estudantes e vamos discutir os possíveis motivos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Racismo ambiental e resistência indígena na Amazônia: desafios e possibilidades para o Ensino de História em uma perspectiva decolonial(2025-09-19) LOIOLA, Maria Clara da Silva; KETTLE, Wesley Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9421187953739248; https://orcid.org/0000-0002-5824-5700Este Trabalho de Conclusão de Curso analisa o racismo ambiental na Amazônia em sua relação com a ditadura civil-militar (1964-1985), evidenciando como projetos desenvolvimentistas resultaram em violência, deslocamentos e destruição cultural de populações indígenas. A pesquisa articula reflexão historiográfica e abordagem pedagógica decolonial, investigando de que forma o ensino de História pode contribuir para problematizar essas continuidades coloniais. Além do levantamento bibliográfico, foi aplicada uma proposta didática junto a uma turma do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Madre Celeste (Ananindeua/PA), com análise de fontes históricas do período ditatorial na Amazônia. Os resultados demonstraram que a atividade favoreceu o reconhecimento das resistências indígenas, a crítica às narrativas oficiais e a valorização de epistemologias silenciadas. Conclui-se que o ensino de História, quando orientado por uma perspectiva decolonial, constitui ferramenta estratégica para enfrentar o racismo ambiental e fortalecer a formação crítica dos estudantes.