Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DA AMERICA::HISTORIA LATINO-AMERICANA"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os indígenas no ensino de História: estereótipos e representações das imagens nos Materiais Didáticos “Historiar” e “Estudar História: das origens do homem à era digital” do 7º ano(2023-03-02) NORONHA NETO, João Tavares; LINHARES, Anna Maria Alves; http://lattes.cnpq.br/3081434819616255; https://orcid.org/0000-0001-7548-9259Este artigo foi construído e fundamentado a partir de uma análise das representações dos povos indígenas presentes em dois livros didáticos utilizados no ensino de História para turmas de 7º ano do Ensino Fundamental. A partir da análise pretendemos problematizar a produção do conhecimento sobre a história dos povos tradicionais, trazendo contestações com base no uso da bibliografia previamente levantada e olhando como são apresentados visualmente sem deixar de lado os elementos textuais e a maneira como o conteúdo é predisposto e trabalhado, sua relevância e todo o direcionamento que se tem. O processo conta com um diálogo conceituado nas ideias de representação/representatividade, cultura e consciência histórica, esse último servindo de suporte para uma alternativa metodológica da abordagem temática com o intuito de obter resultados mais otimistas sobre a visão do alunado em relação a essas comunidades. Este cenário procura tornar explícito aspectos vinculados à elaboração de alternativas para se construir soluções em um ensino possivelmente mais pontual dentro dessa perspectiva e, por intermédio disso, tornar o discente um ser mais ativo no processo de aprendizado assumindo o protagonismo através do norteamento e construção de um olhar mais crítico e analítico.