Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Análise espaço-temporal do uso e cobertura da terra no Município de Benevides, Pa(2022-11-23) MACEDO, Acsa Marilha Souza de; FARIAS, Mayla Gabrielle Gomes; ARAÚJO, Alan Nunes; http://lattes.cnpq.br/5369542452826838Este artigo visa apresentar os resultados alcançados pela pesquisa sobre o uso e cobertura da terra no município Benevides (PA), através dos dados produzidos na plataforma MapBiomas. Utilizou-se dados da série temporal 1985 a 2020 de uso e cobertura da terra disponibilizada pelo projeto MapBiomas, técnicas de geoprocessamento e Sensoriamento Remoto e Software QGIS 3.22, desta forma foi possível espacializar o uso e a cobertura do solo do município e relacionar com as dinâmicas territoriais do período. O resultado da pesquisa indica que o processo de ocupação de Benevides ocorreu a partir de suas malhas viárias, rio-ferrovia-rodovia, e nesse processo de ocupação do solo alterações no espaço foram intensa com apropriação de beira de rios para construção de porto, redução de aproximadamente 20% de sua composição florestal primária, para construção das malhas viárias, aumento de 13% das áreas agrícolas e de 5% de áreas não vegetadas correspondendo a formação de áreas urbanas. Iniciou-se um processo acelerado de crescimento urbano, sem planejamento, ligado a inserção do município a Região Metropolitana de Belém. As transformações nos espaços de Benevides seguem a lógica modernizante do capitalismo que é avançar velozmente sobre o território e estabelecer novas territorialidades de domínio. O resultado da pesquisa indica que estudos posteriores sobre as dinâmicas ambientais das áreas de influência dos grandes projetos de rodovias para Amazônia são fundamentais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e os usos dos quadrinhos no 6º Ano do Ensino Fundamental(2021-09-03) SILVA, Adriele Fonseca; NUNES, Francivaldo Alves; http://lattes.cnpq.br/4125313573133140; https://orcid.org/ 0000-0002-2750-0625Este Trabalho de Curso (TCC) pretende apresentar o uso das histórias em quadrinhos no ensino da Geografia, com foco na turma de 6ª ano do Ensino Fundamental. Para isso, trabalhamos com a ideia de que a construção em quadrinhos vem proporcionar uma aprendizagem mais lúdica, participativa e intuitiva e envolvente, o que desdobra para um melhor aprendizado para o aluno. De outro modo, preocupa-se saber se as histórias em quadrinhos podem somar de forma positiva na aprendizagem significativa da Geografia, enquanto disciplina escolar, e analisar quais as contribuições do ensino de Geografia mediado nas histórias em quadrinhos. Para um melhor entendimento do trabalho dividimos em cinco momentos, em que expomos os principais elementos que compõem a linguagem em quadrinhos, o modo como se comunicam e a interação que pode ser feita com o leitor. Em uma parte seguinte, esta vai destacar um breve relato da ciência geográfica, especificando o início do processo de sua fundamentação, e seu ensino nos tempos atuais. Com isso, aproveita-se a oportunidade para utilizar- se o uso das histórias em quadrinhos como mediadora desse ensino. Por último, vamos apresentar como resultado desse trabalho a revista “Nossos Saberes Geográficos em Quadrinhos”. O método percorrido será através de leituras exploratórias buscando qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Através disso, procurou-se perceber os usos das histórias em quadrinhos na aprendizagem da Geografia, enfatizando uma aprendizagem mais lúdica, ilustrativa e que enfoque um melhor aprendizado para o aluno.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A globalização e o meio ambiente: uma análise da relação entre sociedade moderna e natureza(2022-10-27) SILVA, Nailton Nascimento da; PALHETA, Dulcidéia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/1585112075358566; https://orcid.org/0000-0002-2755-8560O presente artigo visa discutir a questão da globalização, que é um tema atual, e suas implicações para a relação dinâmica entre a sociedade moderna e a natureza, caracterizada pelo movimento predatório. Devido a grandes desastres, tenho sérias preocupações com organismos ambientais já existentes e aqueles que podem surgir em um futuro próximo, seguindo um ritmo acelerado e não sustentável em que uma pessoa busca os recursos necessários para a sobrevivência e uma produção de mais valor. Portanto, será necessário contextualizar a situação histórica, ou seja, o período de globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional, conforme descrito por Santos (2000) e outros autores, demonstrando a conexão entre desenvolvimento tecnológico e degradação ambiental no mundo moderno. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, bem como também a documental acerca da temática, o levantamento bibliográfico considerou como fonte artigos científicos, publicações de notícias e boletins em sites oficiais de organizações governamentais e da sociedade civil. Como resultado, a busca por uma diversidade social genuína que permita que as pessoas se misturem respeitosamente e ainda tenha uma população pacificamente aglomerada sem violência. Os conflitos, juntamente com os benefícios das técnicas, estavam ao alcance de todos; assim, o espaço humano nunca foi tão crucial para o curso da história.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A importância da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2024-10-31) ARANHA, Priscila do Socorro Santos; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A presente pesquisa tem como abordagem as práticas de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Educação Ambiental atualmente é um assunto muito discutido, pois a maior preocupação é com a preservação e conservação da natureza, como condição fundamental para a promoção e garantia da qualidade de vida. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a educação ambiental desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais comprometida com a preservação do meio ambiente. Além de preparar as crianças para serem cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões que promovam a proteção do meio ambiente e garantam um futuro sustentável para as próximas gerações. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a importância da Educação Ambiental de acordo com as principais referências desse tema. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com levantamento de artigos, monografias e outros, com método investigativo exploratória, a fim de verificar a relevância da implementação da EA (Educação Ambiental) nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa analisou 39 artigos, publicados entre 1986 e 2023, sobre Educação Ambiental no âmbito escolar. As principais preocupações identificadas foram as dificuldades enfrentadas pelos professores e a utilização de recursos didáticos no processo de ensino-prendizagem.