Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por CNPq

Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Matemática fundamental e conceitos de astronomia para alunos do 6º ano
    (2022-06-20) SANTOS, Rosana Cardoso dos; BARROS, Osvaldo dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8886478452699437
    A astronomia é um vasto campo que vista o aprimoramento dos seres humanos como constituintes de um universo vasto. A investigação e o conhecimento na área da astronomia são cada vez mais ferramentas indispensáveis no nosso quotidiano. Portanto, a necessidade de transmitir conhecimento de forma eficaz aos alunos do ensino fundamental torna-se extremamente importante. Deste modo, este trabalho propõe a relação entre a matemática e a astronomia, como forma de interação multidisciplinar, com o objetivo de exercitar a aplicação de conceitos matemáticos, trabalhados no 6º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de analisar as dificuldades de conteúdos relacionados a astronômicas e matemáticas por meio da atividade relógio de sol nas turmas do 6º ano do ensino fundamental. No desenvolvimento desse estudo destacou-se um pouco da história e da interação entre essas duas disciplinas. Para isso, elaborou-se atividades que mostram como se pode utilizar os conceitos trabalhados em cada uma dessas áreas, no processo de formação escolar dos estudantes do ensino fundamental. No decorrer deste trabalho, foi possível avaliar até que ponto assuntos relacionados à astronomia e novas tecnologias são de interesse dos alunos, concluindo, que é vantajoso usá-los como catalisadores para a construção do conhecimento científico matemático. Outro fator observado, foi que à medida que os alunos abraçam o processo de aprendizagem, o desenvolvimento de suas competências e habilidades ocorre naturalmente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A utilização do simulador Google Sky e as concepções de discentes da EJA sobre astronomia
    (2019-12-27) SOUSA, Rafael Costa de; BARROS, Jônatas Barros e; http://lattes.cnpq.br/3305989488331260; https://orcid.org/0000-0003-3774-0056
    Este trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a utilização do simulador chamado Google Sky, contribuir com a formação de conceitos científicos dos alunos da EJA, problematizando e levando-os a elaboração de hipóteses sobre a Astronomia. Iremos assumir as concepções e as ideias de letramento do pensamento de Magda Soares e outros pares do Ensino de Astronomia como Nadir e Langhi e outros que realizaram trabalhos com simuladores. A metodologia e a pesquisa aconteceu em uma turma da EJA (Educação de Jovens e Adultos), na Escola Estadual Renato Franco , a problemática do estudo é sobre as concepções de astronomia por meio da utilização de um Simulador chamado Google Sky. A pesquisa ocorreu durante o estágio III, que é um estágio específico em turmas da EJA, que está inserido no 8˚ semestre do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Nas análises e discussões é possível realizar verificações por meios de desenhos e hipóteses levantadas em formas de diálogos e o questionário proposto.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA