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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA::MORFOLOGIA VEGETAL"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Arquitetura foliar e dendrologia de duas espécies do gênero Manilkara Adans (Sapotaceae)
    (2018) CARVALHO, Raelma Almeida de; HAMADA, Márcia Orie de Souza; http://lattes.cnpq.br/9880180163595986
    O presente trabalho tem como objetivo descrever e caracterizar a arquitetura foliar e os padrões de venação das espécies Manilkara huberi (Ducke) A. Chev e Manilkara paraensis (Huber) Standl. A coleta de material botânico para as duas espécies foi realizada no Bosque Rodrigues Alves, localizado no município de Belém-PA, de cada indivíduo foram confeccionadas exsicatas e posteriormente feita a confirmação das espécies, por meio de literatura especializada e comparação entre o material botânico coletado e os presentes em herbários virtuais. Após a identificação, no laboratório de Morfo-Anatomia Vegetal foi realizada a diafanização para análise de arquitetura foliar. As espécies analisadas neste estudo apresentaram características em comum venação de 1ª categoria pinada, veias de 2ª categoria broquidródoma e angulação uniforme, veias de 3ª categoria alterna percorrente, veias de 4ª categoria regular poligonal reticulada, apresentando ordem maiores de veias. As veias de 3ª categoria diferem entre as espécies na angulação, enquanto M. huberi é aguda, M. paraenses apresenta ângulo obtuso. As veias de 5ª categoria é ausente em M. huberi, ao passo que a veia de 5ª categoria da M. paraenses é do tipo dicotômica. As espécies apresentaram veias de até quinta ordem e terciárias alternas percorrentes. As vênulas (F.E.V.s) foram do tipo simples e ramificada com uma única ramificação, parecendo ser um caráter significativo para a separação das espécies. A análise das espécies de Sapotaceae possibilitou a observação de caracteres taxonômicos importantes para uma possível diferenciação entre as espécies estudadas. A família Sapotaceae caracteriza-se pela presença de veias de segunda categoria do tipo broquidródoma.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aulas práticas contextualizadas para o ensino de botânica na realidade dos alunos da comunidade do Japim-Viseu
    (2024-06-02) CONCEIÇÃO, Thays Oliveira da; MEHLIG, Ulf; http://lattes.cnpq.br/5899434743926944; https://orcid.org/0000-0002-0142-4505
    Este estudo investiga o efeito das aulas práticas no aprendizado de botânica em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental em anos letivos distintos, numa comunidade rural amazônica de Viseu, Pará. A pesquisa foi realizada na escola Maria Raimunda Silva Oliveira, na Vila Japim, e envolveu a coleta de plantas à beira do Rio Piriá durante a estação chuvosa de 2023. Os alunos participaram de atividades teóricas e práticas sobre as características das angiospermas da beira do rio Piriá, que foram documentadas por meio de anotações e fotografias. Um plano de aula específico foi desenvolvido, incluindo uma apostila didática que cobria conceitos de botânica, fotossíntese, além da estrutura das plantas das espécies locais. A turma que cursava o 7° Ano em 2023, composta por 13 alunos, respondeu a um questionário no ano seguinte (2024). Sete alunos mencionaram a aula prática, indicando um impacto duradouro. Já a turma que cursava o 7° Ano em 2024 contou com a participação de 22 alunos que responderam ao questionário diagnóstico e 11 alunos que responderam a atividade pós-aula. A análise mostrou um aumento significativo nas respostas corretas após a aula prática, destacando a eficácia das atividades práticas no aprendizado. Os resultados demonstram que experiências práticas enriquecem o aprendizado teórico, proporcionando uma compreensão mais profunda e interativa dos conteúdos. A metodologia combinada de teoria e prática contribuiu para a consolidação e expansão do conhecimento dos alunos, evidenciando a importância das atividades práticas na educação científica.
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