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Navegando por CNPq "CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::EXTENSAO RURAL"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Agroecologia na extensão rural pública: uma pesquisa sobre a atuação da empresa de assistência técnica e extensão rural do estado do Pará (EMATER) - Regional Tocantins
    (2025-09-11) CARVALHO, Thaiane Reis; SOARES, Fernanda da Conceição; CASTRO, Roberta Rowsy Amorim de; http://lattes.cnpq.br/3349132570131093
    Este estudo tem como objetivo analisar como a Agroecologia é compreendida e aplicada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), na região do Tocantins, com base na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater) tanto sob a perspectiva institucional quanto da atuação dos profissionais da extensão rural. A pesquisa parte do reconhecimento crescente da Agroecologia como uma abordagem capaz de promover o desenvolvimento sustentável no campo e busca compreender como o conceito é interpretado e colocado em prática no contexto das ações extensionistas. A metodologia adotada é de caráter bibliográfico, documental, qualitativo e entrevistas semiestruturadas com 6 (seis) extensionistas que atuam nos escritórios locais dos municípios de Acará, Abaetetuba, Cametá e Limoeiro do Ajuru. Os resultados evidenciam uma diversidade de interpretações sobre agroecologia entre os(as) extensionistas interlocutores(as) da pesquisa, enquanto alguns mantêm uma visão mais técnica e tradicional da agricultura, outros incorporam aspectos ligados à sustentabilidade, à valorização dos saberes locais e à articulação entre conhecimento científico e práticas tradicionais. Os extensionistas conhecem a política da Pnater, mas ela é pouco utilizada visto que a agroecologia, é a base da Pnater, não é muito abordada nas ações e serviços de Ater destinados ao público-alvo. Apesar de certo avanço na disseminação institucional do conceito de agroecologia, ainda há dificuldades, na Ater prestada, para adoção de orientações e para a implementação plena de práticas agroecológicas pelos públicos atendidos, especialmente devido à escassez de recursos financeiros, quadro funcional composto por pessoas com cursos de ciências agrárias clássicos e limitações institucionais como o transporte dos extensionistas para serviços de Ater em campo. Conclui-se que, mesmo com os progressos, a compreensão e a aplicação da agroecologia na atuação extensionista da Emater – PA, Regional Tocantins, ainda precisam ser melhoradas. Para isso é especialmente importante fortalecer a formação contínua dos profissionais que trabalham na Ater e alinhar de maneira mais clara as ações da Emater-PA com as políticas públicas de agroecologia. É fundamental investir em treinamentos específicos, fortalecer o apoio das instituições públicas, de ensino e pesquisa, organizações da sociedade civil e aumentar as parcerias que ajudem na divulgação de conhecimentos sobre agroecologia. Dessa forma, seria viável oferecer um suporte técnico que realmente ajude na mudança dos métodos de produção tradicionais para práticas mais sustentáveis, apoiando a agricultura familiar, garantindo a segurança alimentar e protegendo o meio ambiente na região do Baixo Tocantins, sendo a contratação, pela empresa, de profissionais formados em agroecologia um passo importante nesse processo.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Processo educativo implementado pela cooperativa de produtos orgânicos do Xingu Coopoxin : cooperativismo e praticas agroecológicas
    (2018) LUNELLI, Jiovana; ROCHA, Carla Giovana Souza; http://lattes.cnpq.br/6995325935325969
    Este artigo objetiva analisar os processos educativos implementado pela Cooperativa de Produtos Orgânicos do Xingu. (COOPOXIN) focando utilizar como material de estudo dois temas cooperativismo e práticas agroecológicas. Foram realizadas 5 entrevistas com cooperadas no município de Brasil Novo, no mês fevereiro de 2018. As pesquisas foram qualitativas no intuito de compreender o processo de aprendizado e de repasse dos cooperados sobre os métodos utilizados pela COOPOXIN. Foram lançadas questões investigativas sobre os temas trabalhados em curso no início do processo de formação da Cooperativa, outro mais na área das práticas agroecológicas, constatando-se que o processo utilizado pela COOPOXIN surte seus efeitos, mas e necessário intensificar os processos formativos segundo os próprios cooperados na área de cooperativismo. Mas a avaliação torna-se positiva quando as práticas através do processo de ensino aprendizagem ajudam-se mutuamente e crescem coletivamente, apresentando-se como atores de um cenário construído pelos próprios cooperados no intuito de sanar as dificuldades e no sentido da formação. Buscando as saídas e luz para seus problemas através do processo organizativo. As práticas formativas analisadas foram duas: uma sobre o curso de Cooperativismos, ministrado pelo SEBRAE, e outra o curso de Bioagricultura realizado pela empresa HS Consultoria, os mesmos aconteceram em momentos distintos o primeiro em 2008 no processo de instalação da Cooperativa e o outro em 2016.
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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Um estudo de caso sobre o conhecimento e importância da mandioca na comunidade Santa Maria, cidade de Melgaço, Estado do Pará
    (2019-12-06) SILVA, Crislaine Moreira da; SOUZA, Maria Goreti Coelho de; http://lattes.cnpq.br/7435919468257943
    A etnobotânica é a ciência que estuda as relações existentes entre seres humanos e plantas, relação esta que permite pesquisas para preservação e conservação da biodiversidade. Abrange não somente conhecimentos voltados para plantas, mas também práticas e atividades econômicas, principalmente o cultivo da Manihot esculenta Crantz, única dentre as espécies conhecida da família cultivada para fins de alimentação, está entre os alimentos mais consumidos do mundo, por meio de seus derivados. Desta forma, o objetivo do presente estudo é investigar sobre o conhecimento e a importância da mandioca na comunidade Santa Maria, município Melgaço, Estado do Pará. Foi realizado um levantamento do material etnobotânico no dia 01 de junho de 2019, por meio de entrevista com produtores de mandioca, por meio de formulários semiestruturados, fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa. Na entrevista foram citadas 16 etnovariedades, todavia no ato da coleta do material botânico entre os dias 16 e 21 de outubro de 2019, foi possível coletar nove etnovariedades (Castanheira, Roberta, Pai Lorença, Amarelinha, Amarelinha Falsa, Mulata Tinga, Perpoí, Zulhuda e Suruíta). Os espécimes foram coletados com duas amostras cada, uma duplicata de cada foi enviada como doação para o herbário IAN (Amazônia Oriental) para serem confirmadas a identificação, as outras duplicatas foram depositadas na coleção de amostras etnobotânica do herbário da Faculdade de Ciências Naturais, UFPA, campus de Breves. Constatou-se que a identificação vernacular acontece por meio das características morfológicas das plantas, percebe-se uma grande variabilidade genética, devido às trocas entre agricultores, à produção está voltada para a comercialização e consumo de seus derivados, onde a farinha é o principal produto. A produção acontece por meio da agricultura familiar, ainda com o cultivo tradicional e a estrutura física rudimentar. Através da utilização destes derivados tanto para consumo como fonte de renda.
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