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Navegando ICED - Instituto de Ciência da Educação por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação de aprendizagem nas aulas de educação física do Instituto Federal do Pará Campus Belém(2019-12-18) CONEGUNDES, Lucas Araújo; GUEDES, Edna Leonor Reis; http://lattes.cnpq.br/9758946752814065Este estudo aborda a avaliação de aprendizagem realizada por professores de Educação Física do Instituto Federal do Pará Campus Belém a fim de entender a avaliação no contexto da educação física escolar. Os resultados obtidos nesta pesquisa, através de questionário e entrevista, evidenciam que a prática de alguns docentes sobre avaliação em Educação Física Escolar diverge em alguns pontos aos recomendados pela Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A prática de avaliação em Educação Física de forma classificatória que visa a aptidão física ainda pode ser identificada em algumas práticas docentes. Este estudo buscou analisar os métodos de avaliação que são utilizados pelos professores, interrelacionando os mesmos com os objetivos do processo de ensino-aprendizagem, debruçando seus pensamentos na perspectiva crítico-superadora da Educação Física, que visa uma avaliação onde o foco é a assimilação crítica do aluno sobre o conteúdo ministrado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) As dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais(2019-07-10) SANTOS, Raimunda Natalice Avelar dos; CARDOSO, Maura Lúcia Martins; http://lattes.cnpq.br/3094224817605412O presente artigo aponta para as dificuldades de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais. A problemática na aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais se constitui num desafio a ser vencido pelos docentes, sempre preocupados em trabalhar metodologias de ensino, que facilitem o nível de apropriação dos alunos. Tem por objetivo geral analisar os fatores pelos quais os alunos encontram dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita nos anos iniciais e específicos descrever os fatores que contribuem para o aparecimento das dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita e identificar práticas docentes para melhor contribuir nesse processo de aquisição. A pesquisa é de abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico (SEVERINO, 2013), sustentada nos aportes teóricos de Smolka (1989), Cafieiro (2005), Souza (2013) no plano conceitual de leitura e escrita; acerca dos fatores que concorrem para as dificuldades na aquisição dos alunos, Brasil (2012), Franchi (2012), Silva (2004) e Salmeron (2013). Como resultado, o estudo sinaliza que são muitos os fatores que causam dificuldades no processo de aquisição da leitura e escrita dos alunos nos anos iniciais, mas que estes são mais decorrentes de causas de natureza social e familiar. Contudo, este estudo mostrou ainda que há diferentes práticas docentes que facilitarão esse processo.