CANAN - Campus Universitário de Ananindeua
URI Permanente desta comunidade
Campus de Ananindeua /
Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas
Fone: (91) 3201-7041
E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando CANAN - Campus Universitário de Ananindeua por CNPq "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Física moderna: proposta de abordagem do efeito fotoelétrico no Ensino Superior(2020-02-17) SOUZA, Elyson Robson Dias de Souza e; SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Brito da; http://lattes.cnpq.br/5067093267673117; https://orcid.org/0000-0002-7084-8491A abordagem de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) nas aulas de Física do Ensino Superior ainda é tema de debates e discussões entre pesquisadores da área. Embora nos dias atuais seja reconhecida sua importância para as tecnologias que encontramos em nosso cotidiano, ainda observamos inúmeros problemas para tratar desse tema em sala de aula. Vários fatores influenciam na abordagem da FMC no Ensino Superior, a começar pelo formação dos professores para com o tema, falta de tempo para aplicar um currículo extenso e aulas tradicionais que desinteressam os alunos. Tendo em vista esta perspectiva, o presente trabalho propõe alguns recursos didáticos diferentes dos habituais, visando facilitar o trabalho do professor e um modo de incentivar o aluno para assuntos de FMC. Para tal, trataremos do Efeito Fotoelétrico através de sua história, do contexto da luz até sua aplicabilidade hoje em dia, utilizando-se de experimento de baixo custo – um eletroscópio caseiro e uma fonte de radiação ultravioleta – além de uma proposta de aplicação da simulação do Efeito Fotoelétrico no site Vascak, buscando realizar uma aprendizagem ativa e significativa em sala de aula.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Integração de animações em Python no ensino de Física: um estudo sobre tecnologias multimídia no Ensino Médio(2024-12-04) SOUSA SOBRINHO, Fábio José de; CACELA FILHO, Francisco das Chagas de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/0867987653882344Este trabalho apresenta uma proposta didática para o ensino de Física no ensino médio, utilizando animações desenvolvidas por meio da biblioteca Manim, da linguagem de programação Python. O desafio central do estudo reside na dificuldade dos alunos em visualizar e compreender conceitos abstratos de Física utilizando métodos tradicionais, especialmente em um contexto onde há pouca integração de tecnologias digitais nas salas de aula. A pesquisa foi conduzida em duas turmas do 2º e 3º anos do Ensino Médio, com o total de 31 estudantes. O trabalho foi realizado no Colégio Aspecto, localizado em Ananindeua, Pará. A metodologia envolveu a aplicação de questionários para avaliar a percepção dos alunos sobre o uso da programação nas aulas de Física, comparando a eficácia de métodos de ensino tradicionais com o uso de animações interativas. As principais contribuições da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de física incluem a introdução de animações como uma ferramenta pedagógica para facilitar a visualização dos conceitos físicos, promovendo maior engajamento e desenvolvimento cognitivo dos alunos. Os resultados indicaram que as animações foram essenciais para a melhoria da compreensão dos conteúdos, tornando as aulas mais dinâmicas e acessíveis. Como principal resultado, observou-se que os alunos relataram um aumento no interesse e no engajamento com o uso da programação, destacando o papel das animações na facilitação do aprendizado de conceitos complexos em Física.