Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT/CANAN
URI Permanente para esta coleção
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Faculdade de Ciência e Tecnologia - FCT/CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A utilização do software Sábio: uma aventura ecológica como ferramenta didática no Ensino de Ciências Ambientais(2022-12-16) OLIVEIRA, Ney Cristina; FONSECA, Wellington da Silva; http://lattes.cnpq.br/5066230825214516; https://orcid.org/0000-0002-2602-1964; BARBOSA, Disterfano Lima Martins; http://lattes.cnpq.br/5619873050662231O uso da tecnologia educacional no atual contexto das instituições de ensino é fundamental para a modernização da educação brasileira, nesse sentido, o presente trabalho objetivou estimular a conscientização de crianças a respeito da educação ambiental através de jogos didáticos. Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo ambiental intitulado Sábio - Uma Aventura Ecológica. A utilização do jogo promoveu, nos alunos, o interesse em combater os problemas ambientais enfrentados em Ananindeua / PA, região metropolitana de Belém. O projeto foi aplicado na Escola Sistema de Ensino Amazônia com 42 alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, ao final do jogo foram distribuídos aos educandos questionários contendo questões referentes ao grau de dificuldade do jogo e aos problemas ambientais existentes na cidade. Após a aplicabilidade do jogo e das respostas obtidas com os questionários foi possível observar que os alunos participaram ativamente de cada fase do jogo e entenderam o quanto é importante cuidar do meio ambiente.