Curso de Ciências Naturais - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Curso de Ciências Naturais - CABAE por CNPq "CNPQ::OUTROS::CIENCIAS"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Atividades experimentais em ciências naturais: uma abordagem da aprendizagem significativa(2018-07-19) BELO, Lucidéia Cordeiro; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Com o objetivo de estudar a experimentação no ensino de ciências, sob uma ótica da aprendizagem significativa, teoria desenvolvida por David Ausubel, o presente trabalho destaca que o aluno por ser seletivo não se interessa por atividades que não lhe chame atenção, o que influencia de maneira negativa no processo de ensino e aprendizagem. Por isso, a relevância do trabalho consiste em considerar que por meio das experimentações nas aulas de ciências o aluno passa a considerar essa disciplina sob outra ótica, o que proporciona um significado em seu estudo. Para alcançar essa proposta, foi adotada a metodologia de característica qualitativa, que por meio de pesquisas bibliográficas, de consultas a trabalhos acadêmicos relacionados ao tema e aplicação de questionários direcionados aos professores de Ciências naturais serviram de referência para o desenvolvimento do estudo. Desse modo, foi possível contatar que a experimentação deve conter, em sua prática, um sentido para os alunos, ou seja passar pelo conhecimento que o aluno já apresenta para assim obter sucesso no processo de ensino e aprendizagem.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Dengue: educar para prevenir(2013-09-19) CHAVES, Maria Auxiliadora; LOBATO, Erenilda de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. É um grande problema de Saúde Pública. Portanto, para nortear esta pesquisa foram avaliadas as intervenções educativas realizadas em algumas escolas da Cidade de Abaetetuba-Pa, procurando verificar a existência de relação entre conhecimentos adquiridos e práticas relativas à prevenção da Dengue por parte dos alunos. Neste sentido verificou-se o conhecimento dos alunos mediante a aplicação de questionários em sala de aula sobre a problemática da Dengue em Abaetetuba. Este estudo foi realizado em cinco (5) escolas públicas estaduais da Cidade de Abaetetuba – PA. Foram aplicados dois questionários: um aos alunos (400) e outro aos professores (08) das referidas escolas. Na análise dos dados dos alunos foram montados gráficos comparativos entre as séries e as escolas, os quais revelaram que ainda se precisa discutir muito sobre o tema, bem como trazer as ações de educação ambiental para dentro das escolas. Os alunos do sexto ano não souberam reconhecer a doença, no entanto os alunos do sétimo ano destacaram a doença e sua transmissão. Já os alunos do oitavo ano tiveram dificuldade em responder aos questionamentos, porém a análise do nono ano revelou que os alunos souberam correlacionar a doença, sua transmissão e os principais cuidados para evitá-la. A análise dos professores evidenciou que muitos professores têm dificuldade em trabalhar o tema, devido à falta de instrumentalização que poucas escolas dispõem, apesar disso a grande maioria se considera um multiplicador de ações para o combate a dengue na escola e em sala de aula. Portanto, são importantes ações educativas que visem trazer os problemas de saúde e educação ambiental para junto das escolas, onde professores e alunos sintam-se envolvidos no controle e na prevenção da dengue.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ecoponto: a importância da coleta seletiva de lixo(2013-08-23) RODRIGUES, Ivanilda Rodrigues; SANTOS, Judite Carvalheiro dos; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho apresenta um estudo sobre Ecoponto e sua a importância para coleta seletiva de lixo, tendo como objetivo promover o entendimento social na questão da importância de utilização de Pontos de Coleta de Lixo contribuindo com a formação ecológica da sociedade, quanto ao descarte seletivo de materiais inservíveis. Desse modo, a pesquisa justifica-se pela necessidade de conhecer melhor a função e importância dos Ecopontos na sensibilização e conscientização do papel social formativo, promovendo o desenvolvimento equitativo e sustentável do Meio Ambiente. Aborda-se ao longo do texto, a importância do Desenvolvimento Sustentável na perspectivada de implantação dos Ecopontos como proposta fundamental para a solução da correta coleta seletiva em escolas e outros espaços públicos. Tendo em vista que nos muitos estados brasileiros que adotam este modelo de recolha obtiveram resultados positivos ao utilizaram o Ecoponto como solução dos problemas causados pelo acúmulo inadequado de lixo do Lixo Urbano. Dentro deste pressuposto a metodologia adotada para discutir a temática tem caráter bibliográfico com a fundamentação nos principais periódicos brasileiros, artigos da Internet, os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos e autores como Enrique Leff, Guimarães, Moacir Gadotti, Marcos Reigota, Calvacante, Leornardo Boff, Demarjovic, Calderone, dentre outros que abordam a problemática ambiental. Neste sentido, a pesquisa surge de problemáticas envolvendo o correto gerenciamento dos Resíduos Sólidos (RS) que geram inquietações diante da guerra ambiental vivenciada no Século XXI. Tais como: a formação cidadã pautada nos princípios da ecocidadania é capaz de mudar os padrões comportamentais da sociedade para garantir a biodiversidade e a vida do planeta? Como e porque os Ecopontos contribuem para formação ecológica e melhor gerenciamento dos Resíduos Sólidos contribuindo para o bem estar social e ambiental? Sendo assim, como proposta para solucionar estes problemas ambientais como efeito estufa, aquecimento global, destruição da camada de Ozônio dentre outros, as primeiras iniciativas seriam a Coleta Seletiva do lixo no contexto da Educação Sustentável e a reciclagem que representam fatores fundamentais para amenizar esta problemática principalmente se tratando do desperdício dos recursos naturais renováveis e não-renováveis. No entanto, para compreender melhor esta temática, abordam-se a questão do o lixo como problema social, seus aspectos conceituais e históricos, os objetivos da educação ambiental, seu contexto histórico nacional, internacional, a Conferência de Tbilisi, a Conferência eco-92 e a Agenda 21. Dar-se ainda ênfase na educação ambiental nacional e histórico, Criação do instituto brasileiro do meio ambiente, o lixo e seu contexto histórico, o avanço tecnológico, a Cidadania e o lixo. Portanto, discute-se o desenvolvimento da educação ambiental e as possíveis metas para solucionar os problemas do lixo tendo como principais objetivos de levar em consideração às realidades ecológicas, econômicas e sociais de cada sociedade, cujo conhecimento ajuda os indivíduos ou grupos sociais a adquirirem consciência dos riscos à saúde que lhes podem ser causado devido o não tratamento do lixo o que na verdade contribui de forma significativa para a conservação do meio em que se vive e a prevenção de possíveis catástrofes resultantes do desequilíbrio natural do Meio Ambiente. Sendo assim, os resultados desta pesquisa corroboram com ideia de que é possível a relação estável entre homem e natureza de forma sustentável e que a utilização dos Pontos de Coleta Seletiva de lixo diminuem consideravelmente os vários problemas decorrentes do descarte incorreto dos Resíduos Sólidos Urbanos em vias públicas como praças, escolas, ruas e outros. Desse modo a destinação correta do lixo facilita o processo de reciclagem, evitando assim uma série de danos ao meio ambiente e à saúde da população.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Ensino de ciências e o ambiente Amazônico: investigando concepções e ações de professores do ensino fundamental II, de três escolas da zona urbana do município de Muaná/PA(2018-07-20) ALVES, Edilson Coutinho; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Trabalho de pesquisa feito em âmbito escolar, objetivado à investigar ações e concepções de professores e de que forma usam o espaço amazônico nas suas aulas de ciências. Partindo do princípio de que o Ensino de Ciências ainda é tradicional, que a principal modalidade didática utilizada em sala de aula constituise na aula expositiva e que o principal recurso de ensino é o livro didático considera-se relevante a discussão das possibilidades de um método de ensino que possa discutir metodologias que busque motivar e aperfeiçoar o trabalho dos docentes fora de quatro paredes da escola. Muitos docentes ainda encontram dificuldades para trabalhar usando metodologia investigativa; interdisciplinar e contextualizadas nas suas aulas de ciências fazendo com que o aluno fique a par do conhecimento cientifico. Desta forma dentro deste trabalho foi destacado estratégias para melhorias nas ações e concepções dos professores que podem usar o enfoque CTS como base e o esquema de aikehiad para condução do trabalho investigativo. A metodologia deu-se através de uma pesquisa com caráter qualitativa com aplicação de um questionário com perguntas abertas dando total liberdade aos investigados a responderem as perguntas, foi relevante pois, todos contribuíram para que fosse concretizado a pesquisa, colocaram a maneira de como trabalham e as dificuldades que encontram nas escolas em que ensinam, foram entrevistados cinco professores e três diretores em três escola da zona urbana do município de Muaná/PA. Os resultados obtidos mostraram que o Ensino de Ciências se mantém pautado na transmissão, aos estudantes, dos conhecimentos científicos já elaborados, a partir de uma prática pedagógica fortemente influenciada pela memorização e uso de livro didáticos Tais constatações, além de se constituírem em entraves para o aprendizado dos estudantes, ainda apontam os limites da prática docente e de sua formação para ensinar Ciências.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Estudo de OGM e pesquisa de campo com sementes selecionadas do açaizeiro e cupuaçuzeiro localizados na PA 153 KM 3 Colônia Nova no município de Abaetetuba(2013-08-23) CARDOSO, Gracilene Cardoso e; PIMENTEL, Olemito Silva; BAHIA, Carlomagno Pacheco; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; https://orcid.org/0000-0003-3794-4710Este trabalho contextualiza as atividades de produção de alimentos com o uso de técnicas de biotecnologia. Por exemplo, Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e melhoramento genético, descrevendo, a partir de levantamento bibliográfico, como ocorre a produção de OGM no Brasil e enfatizando a sua importância destes para o meio ambiente como possíveis benefícios e os potenciais perigos que eles podem causar. No município de Abaetetuba não há plantação de OGM, entretanto há atividade biotecnológica no plantio de sementes selecionadas de açaizeiro e cupuaçuzeiro. Avaliamos, no período de 2 anos, esses açaizeiros e cupuaçuzeiros que foram geneticamente melhorados com o plantio de outras sementes nativas dessas mesmas espécies, em plantações localizadas na rodovia PA 153 km 3 (Colônia Nova) – Abaetetuba/ Pa. Nossos resultados confirmam que as plantas de origem em sementes selecionadas tiveram desenvolvimento mais rápido em relação às plantas nativas. As técnicas de preparação do solo, o espaçamento entre as mudas, a existência de plantas leguminosas localizadas na plantação de açaí/cupuaçu e a introdução de adubos orgânicos foram pontos determinantes para o crescimento dessas sementes selecionadas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As feiras de ciências em Abaetetuba-PA(2018-07-18) SENA, Maria do Socorro Lobo; ROCHA, Rossineide Martins da; http://lattes.cnpq.br/4371300451793081; https://orcid.org/0000-0001-9224-3138O presente trabalho descreveu a percepção dos professores e alunos sobre as Feiras de Ciências no município de Abaetetuba-PA. Foi elaborado um questionário semiestruturado e feita a entrevista com os professores e alunos. Foi verificado que durante a feira de Ciências os alunos do ensino fundamental e médio desenvolvem experimentos que promovem a socialização, a troca de experiências de ensino aprendizagem conhecimentos com a comunidade. Desta forma possibilita uma ampliação da visão de mundo dos participantes, dos expositores e dos visitantes da Feira.Durante o evento ocorre aumento na divulgação das pesquisas por meio da troca de experiências entre os participantes. Nesse sentido o professor é o orientador e incentivador dos alunos, e os alunos são os agentes facilitadores do conhecimento para a comunidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Formação de professores de ciências naturais de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental em uma escola do campo no município de Acará(2015) MATIAS, Maria Helena Ferreira; SANTOS, Pedro Paulo dos; http://lattes.cnpq.br/4654476563553988; https://orcid.org/0000-0002-8793-1822O presente trabalho é o resultado de pesquisas na área de formação de professores, na especificidade da formação dos professores das escolas do Campo, intitulada Formação Inicial e Continuada dos professores de Ciências Naturais de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em uma escola do campo no município de Acará. O objetivo foi Identificar como vem sendo conduzido o processo de formação inicial e continuada dos professores de C.N na escola em questão. A seleção da escola se orientou por ser a maior escola do polo rural do município de Acará, atendendo demanda de alunos dos cinco segmentos Educação Infantil, séries iniciais, séries finais, Sistema Modular de Ensino e etapas da EJA, tornando-se a maior escola a atender o público dessas faixas de ensino. Saber as dificuldades que os professores de Ciências Naturais enfrentam no processo de formação continuada, a minha atuação enquanto coordenadora junto a estes docentes e a diversidade sociocultural dos alunos que compõe a dinâmica educacional da escola. Para a obtenção das informações foram realizadas entrevistas por meio de questionários com os professores que atuam na escola no ensino de Ciências e observação em lócus. O eixo de análise tomou como questão norteadora: a formação inicial e continuada contribui para que os professores de C.N colaborem para o processo de ensino aprendizagem e com a valorização dos sujeitos do campo no sentido de construção de conhecimentos e na conquista de direitos? Após a análise dos dados, concluiu-se que nem a formação inicial e continuada possibilita para uma prática diferente em virtude de inúmeros fatores elencados pelos entrevistados, principalmente no que se refere às políticas educacionais de valorização do magistério direcionadas ao ensino de ciências e das escolas do campo. Os resultados bem como as reflexões sobre a formação continuada indicam que a prática pedagógica dos professores investigados é caracterizada pelo predomínio da aula expositiva, uso do livro didático como um dos principais recursos, insuficiência de aulas práticas de laboratório e de horário destinado às Ciências Naturais no currículo escolar e a desvinculação parcial do ensino da área com o cotidiano dos alunos. Os resultados apontam para o desenvolvimento e efetivação de políticas públicas que garantam a formação dos professores de ciências em escolas do campo considerando as questões estruturais presentes nas mesmas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Os impactos da biotecnologia aplicada na plantação de açaí na região do Marajó(2013-08-23) CUNHA, Delcilana Rosa Fernandes; RODRIGUES, Núbia Simone Almeida; BAHIA, Carlomagno Pacheco; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; https://orcid.org/0000-0003-3794-4710Este trabalho tem como objetivo analisar os impactos da biotecnologia aplicada na plantação/produção de açaí, na região da Ilha do Marajó – Estado do Pará, onde abordamos aspectos relacionados à forma de cultivo, estratégia de incremento da produção do fruto, plantio, capina e adubação. Assim, realizamos a fundamentação teórica realizando levantamento bibliográfico acerca da biotecnologia no Brasil, avaliando o registro de patentes relacionadas à biotecnologia, a importância econômica dos produtos da biotecnologia e o desenvolvimento da biotecnologia no Brasil. E, finalmente, focamos no do cultivo de açaí pra terra firme (cultivas BRS) desenvolvida pela EMBRAPA e plantada na Vila Boa Vista, no município de Bagre, Ilha de Marajó – Estado do Pará, relacionando a importância deste produto para o desenvolvimento deste na comunidade em seus aspectos econômicos e sociais. Desse modo, observamos que a variedade de açaí desenvolvida para ser plantada em terra firma trouxe benefícios para a comunidade que trabalha com esse manejo, pois houve melhoramento na quantidade de polpa no fruto dos açaizeiros da variedade BRS, incremento na produção de frutos e aumento de safra, que passou a ser duas vezes ao ano, ao invés de uma vez que ocorre com os açaizeiros nativos.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) A importância da experimentação no ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental(2013-09-20) SANTOS, Josineide das Graças Fonseca dos; SOUZA, Liliana Silva de; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922O presente estudo foi realizado no município de Abaetetuba do Estado do Pará, visando identificar se as atividades práticas fazem parte do processo de Ensino-Aprendizagem dos alunos da Educação Fundamental da Escola Joaquim Mendes Contente. Inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Importância da experimentação no ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Em um segundo momento realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando como instrumentos dois questionários aplicados aos professores e alunos das Turmas de quarto ano “A” e quarto ano “B” e quinto ano “A” e “B” da referida Escola. O questionário aplicado aos Professores encontra-se dividido em três etapas, que abordam questões relacionadas ao ensino de ciências, concepções de formação e estratégias de ensino no intuito de apontar as dificuldades que os docentes alegam enfrentar ao utilizar a experimentação em seu cotidiano profissional, bem como a necessidade de uma reflexão por parte dos mesmos sobre o uso da metodologia da Experimentação como estratégia eficiente para que possam desenvolver nos estudantes um raciocínio científico e o estímulo ao espírito investigativo para compreensão das leis e fenômenos das ciências. O outro questionário utilizado nesta Pesquisa foi direcionado aos alunos destas quatro turmas, com o objetivo de indagá-los sobre a aceitação da atividade experimental e as contribuições trazidas ao processo de Ensino/Aprendizagem ocasionadas pelo uso da mesma. Ainda como parte do processo de levantamento de dados, foram desenvolvidas com os alunos atividades experimentais relacionadas aos conteúdos já abordados neste ano letivo. As atividades utilizaram de materiais alternativos e foram realizadas em sala de aula. As análises dos resultados da Pesquisa estão informados nos Resultados e Discussões deste trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura plena em Ciências Naturais.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investigação do uso de plantas medicinais em uma comunidade de remanescentes quilombolas Itacuruçá – Abaetetuba-Pará(2013-09-19) PINHEIRO, Marigladys Pinheiro e; TORRES, Maria Tereza dos Santos; SOUZA, Elza Maria Silva de; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544As plantas medicinais vêm sendo utilizadas há séculos pela humanidade, em busca de curas e prevenções de doenças do corpo físico e do espiritual. Na Amazônia, essa cultura é bastante popular, devido a nossa origem basicamente indígena proporcionar conhecimentos sobre o modo de utilização destas plantas medicinais. No presente trabalho foram investigadas quais as plantas medicinais mais populares entre as 150 famílias ribeirinhas, descendentes de quilombolas, que residem na Ilha de Itacuruçá Baixo, em Abaetetuba Pará. Tendo como objetivo identificar as espécies mais utilizadas e sua indicação de uso para que assim fosse gerado um folder de divulgação para repasse deste conhecimento, além de poder propor a criação de uma horta medicinal para o centro comunitário da Ilha de Itacuruçá-Baixo, já que recorrer à medicina alternativa acaba sendo a maneira mais rápida para essa comunidade, que fica a três horas e trinta minutos do município de Abaetetuba, onde busca macesso aos hospitais, urgência/emergência, ou seja, aos recursos da medicina tradicional. O levantamento etnobotânico foi realizado através da aplicação de 50 questionários a moradores residentes da ilha que indicaram 64 espécies, com as mais citadas para usos terapêuticos oito espécies que foram: arruda (Rutagraveolens), anador (Justicia pectoralis), boldo (PlectranthusbarbatusAndr.), babosa (Aloevera), catingademulata (Tanacetovulgare), erva–cidreira (Melissaoficinalis), gengibre (Zingiberoficinalis), hortelã (Menthapulegium). Todas estas apresentando facilidadede cultivo e eficiência em seu uso, sendo importante tê-las em fácil acesso.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Investigando aspectos e necessidades do ensino de ciências na escola Terezinha de Jesus(2013-09-20) COSTA, Maria Zuleide Silva; FERREIRA, Eudóxia Pereira; ARAÚJO, Railda Neyva Moreira; http://lattes.cnpq.br/7833832825790922Este trabalho investigou os aspectos e necessidades do ensino de Ciências no ensino fundamental através da análise das concepções e dificuldades apresentadas por professores desta área, em especial os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Terezinha de Jesus Ferreira Lima pertencente ao município de Abaetetuba-PA. Inicialmente, procurou-se estabelecer o atual cenário do ensino de Ciências no Ensino Fundamental baseando-se em informações obtidas por uma pesquisa bibliográfica. Ainda nesta pesquisa foram abordadas questões relacionadas ao Ensino de Ciências na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), bem como o cenário da formação dos Professores de Ciências especialmente dos Professores do município de Abaetetuba. Utilizou-se como metodologia desta pesquisa, o método qualitativo, onde os sujeitos da pesquisa foram seis Professores de Ciências da Escola Terezinha de Jesus Ferreira Lima, o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário, sendo o mesmo composto de cinco etapas, que abordam questões referentes a concepções sobre: Ciências, Formação de Professores de Ciências e atuação na referente área, assim como o enfoque CTS e sugestões de melhorias para tal ensino. Os resultados indicam que existem vários tipos de problemas enfrentados pelo grupo investigado, que vão desde as falhas no processo de formação até dificuldades relativas ao uso de metodologia, refletindo a realidade do ensino de Ciências no ensino fundamental nos dias de hoje. Os resultados foram discutidos com base em discussões e argumentos obtidos da literatura.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Levantamento da doença de chagas nos últimos 3 anos na cidade de Abaetetuba-PA(2013-09-19) CARDOSO, Ana Paula Pereira; LOBATO, Maria Eunice de Sousa; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402; NORONHA, Renata Coelho Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/0860824558237244; https://orcid.org/0000-0001-9150-8544A doença de chagas, endêmica de algumas regiões da América Latina se tornou ao longo do tempo uma questão de preocupação em vários países como o Brasil, os desmatamentos acompanhados do inchaço populacional nas cidades intensificam o avanço da patologia. A região Amazônica antes considerada livre do problema passou a ser vista de forma mais atenuada com relação à doença, nos últimos anos houve um avanço dos casos confirmados. Os impactos ambientais favorecem retiram o habitat natural dos triatomas causando desequilíbrios ecológicos afetando diretamente a qualidade de vida da população. No estado do Pará em cerca de 86 municípios foram confirmados casos de Doença de Chagas, o município de Abaetetuba se destacou pela maior incidência dos casos. Dados fornecidos pelo centro de endemias do município apontaram que entre os anos de 2010 á 2012 foram notificados um total de 2.035 casos dentre os quais 137 foram confirmados. Em todos os casos confirmados a forma de transmissão se deu por via oral, esta se liga diretamente ao consumo de alimentos manipulados como o Açaí, a infecção se dá a partir das fezes ou do próprio barbeiro triturado no alimento. A infecção por via oral ocorre principalmente por problemas na manipulação do fruto, pela precária higienização comprometendo assim a saúde dos consumidores. A zona urbana é mais afetada, pois, apesar da grande concentração de produção do Açaí ser nas ilhas o consumo se dá basicamente na cidade. Para isso contra o avanço da doença criaram-se programas que se intensificam a fim de diminuir a incidência e obter diagnósticos mais precoces e corretos. Dessa forma o seguinte trabalho tem como intuito obter um diagnóstico da doença de Chagas no município de Abaetetuba no estado do Pará nos anos de 2010, 2011 e 2012 a fim de contribuir para os estudos em torno da problemática na cidade.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reciclando e aprendendo: usando o lixo para construção de jogos pedagógicos(2013-08-23) FARIAS, Lediana Serrão; PINHEIRO, Cátia Sâmea Ferreira; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718O presente trabalho de conclusão de curso tem como tema: Reciclando e Aprendendo: Usando o lixo para construção de jogos pedagógicos, o mesmo é de caráter bibliográfico, portanto para sua realização foram consultadas algumas fontes bibliográficas como: periódicos, revistas, livros, monografias, internet e alguns autores referentes ao tema. O mesmo aborda o uso do “lixo” para confecção de jogos pedagógicos como instrumento facilitador da aprendizagem. Seu objetivo émostrar a importância da reciclagem no processo educacional por meio da construção de jogos com materiais recicláveis, para a sensibilização e construção de valores e atitudes corretas no meio ambiente. Os jogos construídos com materiais reciclados proporcionarão ás crianças experiências de reaproveitamento de materiais descartáveis, “sucata”, como recurso pedagógico trará o desenvolvimento de potencialidades e habilidades. Os resultados da pesquisa apontam que a criança aprende vivenciando, experimentando, fazendo descobertas e agindo, por meio da construção dos brinquedos e jogos com o lixo reciclável, a escola poderá ensinar, com a finalidade de preparar cidadãos desde a educação infantil para que aprendam posturas de respeito à natureza. Quando o homem desde cedo tem conhecimento das questões ambientais, a possibilidade de obter respeito será maior, através do conhecimento as pessoas podem adquirir conceitos que condizem com o meio equilibrado. Introduzir os jogos no ensino, com a utilização do lixo além de conduzir a criança a uma melhor forma de aprendizagem ensina a adquirir respeito e amor pela natureza. O jogo desperta na criança um maior interesse no processo do ensino aprendizagem, através dos brinquedos e jogos recicláveis poderão ser abordadas várias disciplinas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Reflexões sobre o ensino de ciências nos 6º e 9º anos do ensino fundamental: novas perspectivas(2013-08-23) FARIAS, Maria Valdemira dos Santos; NOGUEIRA, Maria do Socorro Nogueira e; PANTOJA, Leidilene da Costa; ABREU, Waldir Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/6364117476478718Este trabalho teve por objetivo analisar as metodologias e recursos didáticos, mostrar a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências e identificar os motivos que os leva as metodologias e recursos didáticos utilizados. Os dados para o desenvolvimento da pesquisa foram coletados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pedro Teixeira pertencente ao município de Abaetetuba-PA. A metodologia utilizada compreendia primeiramente, a pesquisa bibliográfica sobre a história do Ensino de Ciências na escola e as metodologias utilizadas na escola. Depois, partiu-se para pesquisa-ação e pesquisa de campo através da coleta de dados obtidos por meio de uma entrevista estruturada com dois professores, um de uma turma do 6º ano e outro de uma turma do 9º ano/9 da escola em foco. Nos resultados alcançados, identificaram-se as metodologias usadas (aulas teóricas e expositivas, transcrição de conteúdos no quadro magnético, resoluções de exercícios, seminários, experimentação e pesquisa de campo), os recursos utilizados pelos docentes (quadro magnético, livro didático, cartazes, data-show e computador), mostramos a concepção do professor em relação ao ensino de Ciências (contextualizar o assunto e para que o aluno compreenda o meio em vive) e identificamos os motivos que levam os docentes a recorrem as metodologias usadas (falta de tempo para estudar e planejar as aulas, falta de recursos didáticos e não participam de formação continuada na área). Esses resultados nos trouxeram a confirmação de que a prática metodológica do professor exerce forte influência sobre o processo de aprendizagem. De posse dessas informações, os educadores poderão atuar com mais segurança, pois terão embasamento teórico para refletir sobre sua prática docente. Dessa forma, este estudo buscou trazer questionamentos e reflexões sobre o Ensino de Ciências do 6 º ao 9 º ano. Trouxe também, a esses educadores, o embasamento necessário à compreensão do processo de ensino-aprendizagem de Ciências, além de novas perspectivas.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Saúde bucal na escola: um estudo de ações e concepções(2013-09-20) MENDES, Maria José Quaresma; OLEASTRE, Josielma Lobato; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067Este trabalho é uma pesquisa sobre Saúde Bucal e será realizada nas Secretarias de Educação e Secretaria de Saúde Municipal de Abaetetuba e com os professores que ministram aulas para os 543 alunos que compõe o ambiente da Escola em Regime de Convênio “Turma da Mônica”, localizada no município de Abaetetuba. Para a sua realização, foi utilizada como metodologia uma revisão da literatura sobre o assunto e pesquisa de campo onde foi investigado um projeto sobre Saúde Bucal da Escola em Regime de Convênio Turma da Mônica que se deu através de entrevistas com os professores da referida escola e nas Secretarias de Saúde e Educação. A pesquisa de como objetivo investigar os hábitos e comportamentos do alunado da referida instituição, sobre Saúde Bucal, que necessita de uma participação mais ativa por parte do corpo docente, das famílias e das secretarias de Saúde e Educação, para que sejam assegurados pelos projetos, metas do governo municipal, embora esse se ressinta de limitações materiais. Nesse sentido é relevante o desenvolvimento de ações de Saúde Bucal que envolva uma maior participação social com o desenvolvimento de hábitos e comportamentos que realmente favoreçam o autocuidado, a recuperação e a manutenção dessa Saúde Bucal tão essencial para o meio educacional e social.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) As técnicas de enxertia no município de Abaetetuba-PA(2013-08-23) RIBEIRO, Maria José Pereira; LOBATO, Rosa Maria Mata; BAHIA, Carlomagno Pacheco; http://lattes.cnpq.br/0910507988777644; https://orcid.org/0000-0003-3794-4710A reprodução assexuada nos vegetais pode ocorrer por propagação vegetativa através de caules, folhas ou raízes. Os mecanismos de desenvolvimento de novas plantas podem ocorrer espontaneamente na natureza ou podem ser provocadas pelo homem, principalmente para cultivo econômico de certas plantas. A enxertia é um método de obtenção de novas plantas pelo processo assexuado de multiplicação vegetativa, com a intervenção humana. A enxertia é a união dos tecidos de plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da cultivar desejada. E o cavalo ou porta-enxerto é a parte de baixo, que vai formar o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. Essa técnica só é possível porque as células vegetais são totipotentes. Os meristemas secundários iniciam uma grande produção de novas células através de sucessivas mitoses, que posteriormente sofrerão diferenciação celular para a formação de novos tecidos, ocasionando, assim, a união (soldadura) dos tecidos das partes enxertadas. A enxertia pode ser realizada por vários métodos, sendo os mais comuns a encostia, a borbulhia e a garfagem com suas variações. Essa técnica possui inúmeras vantagens como, por exemplo, a união de várias características desejáveis em uma única planta, a não necessidade de a planta passar pelo período de juvenilidade para entrar em produção, a formação de plantas de menor porte e a garantia genética do material.