Curso de Ciências Naturais - CABAE
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Curso de Ciências Naturais - CABAE por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação das condições de acessibilidade com necessidades especiais em cinco escolas municipais da cidade de Abaetetuba – PA(2013-09-19) SARGES, Diana Helena Sousa; SILVA, Maria do Socorro Nunes da; ARAUJO, Ramon Everton Ferreira de; http://lattes.cnpq.br/1455064865684402Sendo a escola um dos locais mais freqüentados pelos indivíduos de uma sociedade, há necessidade de averiguar como os prédios escolares estão se adaptando a esta nova lei. Se a palavra de ordem atualmente é promover uma educação igualitária, no sentido de apresentar aos estudantes todos os meios de acesso, os prédios escolares necessitam, com urgência, adaptar-se às regras gerais de acessibilidade da Norma Brasileira (NBR) 9050 de 2004. O objetivo desta pesquisa foi verificar as condições atuais de acessibilidade de algumas escolas do município de Abaetetuba e a existência de projetos de adaptações regulamentadores, segundo a NBR 9050/2004. O presente estudo foi realizado em cinco escolas de ensino fundamental da cidade de Abaetetuba e caracterizouse como uma pesquisa de campo, utilizando-se como técnica a observação direta, por meio de um protocolo orientador desta NBR que expõe as condições de acessibilidade. Os resultados encontrados com relação a cada um dos itens investigados mostram que as unidades escolares encontram-se distantes do modelo ideal de atendimento às pessoas com necessidades especiais, estando aquém de oferecer uma estrutura física de boa qualidade, fato este que exclui pessoas com necessidades especiais dentro do ambiente escolar no município de Abaetetuba.Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) O ensino de ciências a partir do contexto sociocultural do aprendiz(2018-07-19) SANTOS, Selma do Socorro Ramos dos; MACHADO, Jorge Ricardo Coutinho; http://lattes.cnpq.br/1810593841335067O saber rural é transmitido de pai para filho, até chamar atenção dos cientistas, este projeto visa valorizar os conhecimentos locais da comunidade através do ensino da disciplina de ciências. Com uma metodologia analítica e bibliográfica, dando ênfase no saber nato e adquirido, contextualizando de forma simples; contudo, embasada em autores como Paulo Freire que nos demonstra que o saber pode ser compartilhado entre alunos e professores, adotando-se a uma linguagem simples como a do povo interiorano, abordando sobe a importância desta raiz na vida cotidiana de famílias inteiras. Este trabalho de conclusão de curso em muito colaborara com a compreensão da produção da farinha nossa de todos os dias e apresentará um novo contexto preocupante: o descarte das cascas da raiz utilizada na produção manual da farinha. A metodologia utilizada será a bibliográfica e de campo, utilizando o método analítico.