Graduação - CAMTUC
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Navegando Graduação - CAMTUC por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Abordagem das dificuldades para o ensino e implementação da metodologia Building Information Modeling (BIM) com foco em engenharia(2024-11-28) ALMEIDA, Paulo Victor Vieira de; NEVES, Raisa Rodrigues; http://lattes.cnpq.br/7325088893122776Esse artigo buscou identificar quais as principais dificuldades encontradas pelos discentes ao utilizarem um software BIM na elaboração de um projeto arquitetônico fazendo uma comparação com a tecnologia CAD. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de dois questionários abordando perguntas sobre o Revit e o AutoCAD com suas respectivas tecnologias. Através dos questionários, foram analisadas quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos tanto para migrar da tecnologia CAD para a tecnologia BIM quanto quais as dificuldades eles enfrentam na elaboração do projeto. Desta forma verificou-se que as principais dificuldades estão relacionadas a falta praticidade com o programa, outro ponto que se pode constatar é que a grande maioria dos discentes adotaria software BIM, tal problemática pode ser sanada através da implementação desta tecnologia através de matérias da grade curricular dos graduandos e incentivos ao uso da ferramenta no processo de aprendizado.Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) Proposta de implementação de metodologias ativas em disciplinas de computação no Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará(2024-12-06) DIOGO, Cássia Braga; DIOGO, Carla Braga; http://lattes.cnpq.br/2336150020470041; SANTOS, Viviane Almeida dos; http://lattes.cnpq.br/1489376127395764Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de implementação de metodologias ativas no Campus Universitário de Tucuruí da Universidade Federal do Pará - UFPA. O estudo foi realizado com base em uma revisão sistemática de literatura sobre a temática do uso de metodologias ativas em disciplinas de computação e de um estudo de caso no campus. Através desta pesquisa estima-se que o uso de metodologias ativas pode trazer diversos benefícios, dentre eles a redução do número de discentes evadidos e reprovados.