Especialização - CANAN
URI Permanente desta comunidade
Campus de Ananindeua / Bibliotecários: Erik André de Nazaré Pires / Élida Moura Figueiredo / Cleide Dantas Fone: (91) 3201-7041 E-mail: bbca@ufpa.br
Navegar
Navegando Especialização - CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA::GEOGRAFIA HUMANA"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) A globalização e o meio ambiente: uma análise da relação entre sociedade moderna e natureza(2022-10-27) SILVA, Nailton Nascimento da; PALHETA, Dulcidéia da Conceição; http://lattes.cnpq.br/1585112075358566; https://orcid.org/0000-0002-2755-8560O presente artigo visa discutir a questão da globalização, que é um tema atual, e suas implicações para a relação dinâmica entre a sociedade moderna e a natureza, caracterizada pelo movimento predatório. Devido a grandes desastres, tenho sérias preocupações com organismos ambientais já existentes e aqueles que podem surgir em um futuro próximo, seguindo um ritmo acelerado e não sustentável em que uma pessoa busca os recursos necessários para a sobrevivência e uma produção de mais valor. Portanto, será necessário contextualizar a situação histórica, ou seja, o período de globalização e o Meio Técnico-Científico Informacional, conforme descrito por Santos (2000) e outros autores, demonstrando a conexão entre desenvolvimento tecnológico e degradação ambiental no mundo moderno. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, bem como também a documental acerca da temática, o levantamento bibliográfico considerou como fonte artigos científicos, publicações de notícias e boletins em sites oficiais de organizações governamentais e da sociedade civil. Como resultado, a busca por uma diversidade social genuína que permita que as pessoas se misturem respeitosamente e ainda tenha uma população pacificamente aglomerada sem violência. Os conflitos, juntamente com os benefícios das técnicas, estavam ao alcance de todos; assim, o espaço humano nunca foi tão crucial para o curso da história.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A importância da Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental(2024-10-31) ARANHA, Priscila do Socorro Santos; MIRANDA, Lúcio Correia; http://lattes.cnpq.br/3405266586655153; https://orcid.org/0000-0002-3592-9376A presente pesquisa tem como abordagem as práticas de Educação Ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A Educação Ambiental atualmente é um assunto muito discutido, pois a maior preocupação é com a preservação e conservação da natureza, como condição fundamental para a promoção e garantia da qualidade de vida. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a educação ambiental desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais comprometida com a preservação do meio ambiente. Além de preparar as crianças para serem cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de tomar decisões que promovam a proteção do meio ambiente e garantam um futuro sustentável para as próximas gerações. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar a importância da Educação Ambiental de acordo com as principais referências desse tema. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, com levantamento de artigos, monografias e outros, com método investigativo exploratória, a fim de verificar a relevância da implementação da EA (Educação Ambiental) nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa analisou 39 artigos, publicados entre 1986 e 2023, sobre Educação Ambiental no âmbito escolar. As principais preocupações identificadas foram as dificuldades enfrentadas pelos professores e a utilização de recursos didáticos no processo de ensino-prendizagem.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) A roteirização do Estudo do Meio como ferramenta pedagógica para o ensino de Geografia na Socioeducação(2025-10-28) SANTOS, Thaysa Danniela Siqueira dos; SOARES, Daniel Araújo Sombra; http://lattes.cnpq.br/6446474471044694; https://orcid.org/0000-0002-5208-2429O presente artigo analisa a aplicação do Estudo do Meio como metodologia ativa nas aulas de Geografia em medidas socioeducativas voltadas a adolescentes em privação de liberdade. A proposta foi desenvolvida por meio de aulas de campo realizadas em diferentes espaços da Região Metropolitana de Belém, no primeiro semestre de 2025, possibilitando aos socioeducandos da Escola Antônio Carlos Gomes da Costa (PA) vivências que ultrapassam os limites físicos da escola. Para o desenvolvimento do estudo, foram realizadas pesquisas bibliográficas com o intuito de dialogar com autores que discutem o ensino de Geografia e o Estudo do Meio, estruturando um roteiro com etapas a serem seguidas durante a execução da proposta. Como resultados, a experiência revelou-se relevante ao articular ensino-aprendizagem com a apropriação de espaços urbanos historicamente negados às populações periféricas e de baixa renda, promovendo reflexões sobre desigualdades sociais, exclusão e violências estruturais. Observou-se que a metodologia contribuiu para a ressignificação do espaço urbano e para a reconstrução da autoestima, da cidadania e da dignidade dos adolescentes. Assim, considera-se o Estudo do Meio uma estratégia pedagógica viável na socioeducação, por potencializar aprendizagens significativas e fomentar a resistência frente às injustiças sociais e ambientais, reafirmando a educação como prática transformadora.