Especialização - CANAN
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Navegando Especialização - CANAN por CNPq "CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO"
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Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) O ensino de Geografia e a Educação Ambiental (E.A.): uma proposta de aplicação no ensino no Bairro da Terra Firme – Belém – PA(2022-10-13) SANTOS, Andreisson da Conceição; BRITO, Adilson Júnior Ishihara; http://lattes.cnpq.br/5217224392697515; https://orcid.org/0000-0002-9072-8956O presente estudo se debruça a apresentar a relação entre o Ensino de Geografia e a Educação ambiental (E.A.). Temos por objetivo principal apresentar uma proposta de ensino que consiga vincular o ensino de Geografia e os temas da E.A. Inicialmente, fazemos uma breve contextualização da relação entre sociedade e natureza e sua evolução no distanciamento e diferenciação entre meio ambiente e sociedade, principalmente quando observadas sob a lógica capitalista. Em sequência conceituamos a Educação Ambiental segundo os parâmetros legais e o entendimento de autores da área. Posteriormente apresentamos a relação que pode ser estabelecida entre o Ensino de Geografia e a E.A. na prática docente, ressaltamos o histórico de evolução que a ciência geográfica e o ensino de geografia passaram para possibilitar o debate dos temas da E.A. Por fim, apresentamos uma proposta metodológica que vincula as temáticas geográficas e a Educação ambiental. Utilizamos como metodologia a prática pedagógica realizada na rede pública estadual de ensino. Com a realização da prática foi possível estabelecer o vinculo entre a o ensino de Geografia e a Educação ambiental na prática docente.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização - Artigo Acesso aberto (Open Access) Meio ambiente: construção de saberes através das práticas educativas(2022-10-06) CARVALHO, Diana Regina Carmo de; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822; PINHEIRO, Ana Valéria dos Reis; http://lattes.cnpq.br/6372441345303276; https://orcid.org/0000-0001-8244-2053Este texto teve como objetivo entender como a educação ambiental era feita pelos professores de geografia de quatro escolas da região metropolitana de Belém-PA, para posteriormente apontar metodologias capazes de facilitar o ensino sobre meio ambiente e degradação ambiental. O texto discute os efeitos positivos das aulas práticas na aprendizagem dos alunos da educação básica no que tange a Educação Ambiental, e apresenta uma trajetória feita para construção de novos saberes através da articulação entre aulas teóricas e práticas. Essa pesquisa teve a oportunidade de ser realizada a partir das observações das aulas de geografia por um período de três anos, em três escolas públicas e uma privada, nas quais se questionou junto aos alunos: qual a importância das práticas educativas na educação ambiental? A resposta dos alunos motivou a elaboração de planos de ação que culminaram em práticas educativas, que enfocaram a degradação do solo, em que os alunos puderam desenvolver sua cidadania ambiental, construir saberes, analisar o meio ambiente onde estão inseridos e avaliar os efeitos das transformações das paisagens na vida das pessoas.Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização Acesso aberto (Open Access) Produção de materiais lúdicos com papel reutilizado no ensino de Geografia no 6º Ano(2022-09-30) CARVALHO, Luana Valente; SOUSA, Enilson da Silva; http://lattes.cnpq.br/9809519303331231; https://orcid.org/0000-0003-2026-0822O ensino da educação ambiental na contemporaneidade se faz necessário em sala de aula, e exige estratégias lúdicas como facilitadoras desta relação na educação básica. O objetivo deste trabalho é investigar a utilização de materiais reaproveitados, sua construção e efetivação dentro da sala de aula e na prática do dia-a-dia. Dessa forma, funcionando como ferramenta facilitadora na educação ambiental, no âmbito escolar. Objetivando propor e aplicar a construção de esculturas de papel, relacionadas a temática ambiental. A proposta metodológica aplicada, foi a realização de um estudo de caso, na E.E.E.F.M Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Isabel Amazonas (ISAM) em Ananindeua-PA, para verificar e avaliar o potencial educativo através da produção de recursos pedagógicos e lúdicos por meio de materiais reutilizáveis, sendo uma prática alternativa no ensino de Geografia e da educação ambiental. Foi realizado a coleta dos dados por meio de questionários referente a temática abordada, além da realização de uma oficina referente ao reaproveitamento de papeis como recurso didático, com alunos do 6º ano do ensino fundamental. Dentro dos resultados obtidos temos a ludicidade como promotora no processo de autonomia da aprendizagem, instigando o discente a pensar sobre o processo de reciclagem e reaproveitamento de papel. Além de repensar nas diversas esferas que compõem seu cotidiano.