Navegando por Autor "ZAHLOUTH, Ramiro Luz Vergolino"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Implementação de um sistema de avaliação web aplicando técnicas de gamificação para utilização em ambiente acadêmico(2018) FREIRE, Matheus Ferreira; ZAHLOUTH, Ramiro Luz Vergolino; VIÉGAS JUNIOR, Raimundo; http://lattes.cnpq.br/3286528998900137Hoje em dia se tornou comum a utilização de software educacionais em atividades de ensino e aprendizagem. Este tipo de tecnologia serve como um mecanismo de auxílio ao professor, além de motivar os alunos durante o processo de fixação da informação. A utilização de mecânicas de gamificação, que consistem em inserir recursos utilizados em jogos tais como ranking, níveis e técnicas que promovem a competição, também contribui na motivação de estudantes desde o ensino primário até a universidade. A gamificação tem sido muito utilizada nos últimos anos na área de negócios, saúde e educação. Estes dois fatos motivaram este trabalho que consiste no desenvolvimento de um sistema web de elaboração e gerenciamento de avaliações online. O software chamado de SAAW (Sistema Acadêmico de Avaliação Web) deve ser aplicado no ambiente acadêmico da Universidade Federal do Pará, inicialmente no curso de bacharelado em ciência da computação. Esta ferramenta inclui e armazena questões de diversas áreas do conhecimento e aplica avaliações e simulados online. Há um sistema de cadastro de usuários onde professores e alunos podem se cadastrar inserindo seus dados para ter acesso às suas funcionalidades. O professor pode inserir questões no sistema, criar provas e aplicá-las como desejar e também não precisa se preocupar em corrigi-las, pois o sistema corrige as provas automaticamente. O aluno pode realizar simulados para treinar suas habilidades nas disciplinas e fazer provas quando o professor disponibilizá-las no sistema. O acesso à aplicação foi testado pela ferramenta WebPageTest. Nesta análise, os testes também foram aplicados, para efeito de comparação, ao Quizizz e ao Facebook. Testes de acessos simultâneos também foram realizados e comprovaram o bom funcionamento do sistema.