Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VINAGRE, Marilia Souza"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Formação inicial e a efetivação da prática pedagógica de licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará
    (2019-09-21) VINAGRE, Marilia Souza; LIMA, Maria do Socorro Pereira; http://lattes.cnpq.br/7102997355677802
    Este presente trabalho intitulado: “Formação inicial e a prática pedagógica do licenciado em pedagogia dos anos iniciais do ensino fundamental no município do Acará-Pará” tem como objetivo compreender a formação e a prática pedagógica do professor licenciado em Pedagogia do município do Acará, a partir duas escolas localizadas em áreas rurais. Buscamos, neste sentido, refletir sobre o processo da formação inicial de pedagogos e a contribuição desta formação para os saberes construídos para a efetivação da prática pedagógica em serviço. Os dados obtidos com a pesquisa, contou com a contribuição de duas professoras dos anos iniciais, sendo uma da Escola Paulo Freire e a outra da Escola Arco-íris. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho descritivo-interpretativo, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados trazem resultados que nos permitem compreender que a formação inicial de professores que atuam nos anos inicias de escolas localizadas em áreas rurais do município do Acará, no Pará, ainda deixa muito a desejar na efetivação da prática pedagógica, tendo em vista que o aprendizado da prática e a apropriação de saberes só são adquiridos no dia a dia da profissão, pois, segundo os relatos obtidos, as professoras não se sentem preparadas somente com a formação inicial para atuarem como profissionais nas escolas. Para as professoras entrevistadas, o exercício da prática pedagógica depende de saberes adquiridos no cotidiano da profissão e nas formações continuadas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA