Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "VIEGAS, Suzane Moraes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Elementos estruturantes da/na formação inicial de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental
    (2019-12-06) VIEGAS, Suzane Moraes; LEDOUX, Maria Lídia Paula; http://lattes.cnpq.br/1839640402319006
    Fazer discursões acerca da Formação Inicial de Professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é de grande relevância, pois é neste nível de escolaridade que os estudantes aprendem os primeiros conceitos matemáticos e, conhecer de que forma são dados os primeiros passos no campo do saber matemático nessa fase, contribui de forma significativa para a compreensão de como os estudantes aprendem conceitos matemáticos. Desta forma, este texto se constitui como um recorte da pesquisa realizada por meio do Projeto de Pesquisa PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: limites, desafios e possibilidades. A partir da participação como bolsista voluntária do projeto, me despertou interesse em realizar esta pesquisa com o objetivo de analisar de que forma os conteúdos relacionados aos conceitos matemáticos são trabalhados no processo de formação inicial do professor Pedagogo, no sentido de habilitar o profissional para ensinar conceitos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de abordagem qualitativa descritiva. Participaram como informantes, três professoras pedagogas atuantes em regência de classe no Ensino Fundamental I, em uma unidade de ensino público da cidade de Castanhal – Pará. As informações foram constituídas por meio de um roteiro de entrevistas com questões semiestruturadas, na perspectiva de responder ao objetivo proposto. A partir da análise das informações, os resultados nos permitiram identificar elementos estruturantes do processo formativo, apontando evidências de que as disciplinas de conteúdos matemáticos trabalhados na formação inicial das professoras pedagogas, não são suficientes para as habilitar para ensinar conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA