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Navegando por Autor "VIDAL, Maria Izabela Silva"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Avaliação da relação médico-paciente em uma unidade de saúde da família no município de Belém - (PA)
    (2022) VIDAL, Maria Izabela Silva; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384
    Introdução: A relação médico­paciente é fundamental no contexto do atendimento em saúde e o perfil sociodemográfico, bem como as condições de acesso a serviços de saúde, podem influenciar o nível de satisfação dos pacientes com a consulta médica. Objetivo: Avaliar a qualidade da relação médico­paciente em uma unidade de saúde da família no município de Belém (PA). Metodologia: trata­se de um estudo observacional, analítico­descritivo, do tipo transversal, em que se entrevistou pacientes de uma unidade de saúde da família no município de Belém (PA), no período de dezembro de 2021 a maio de 2022. Os dados foram obtidos através do “Questionário da relação médico­paciente” (Patient­doctor relationship questionnaire 9/PDRQ­9) e um questionário para caracterização de fatores sociodemográficos e de acesso a serviços de saúde. Resultados: A amostra foi composta por 234 pacientes (intervalo de confiança = 95% e erro amostral = 5%). 61,6% tinham idade inferior a 50 anos, 78,6% do sexo feminino, 56,4% apresentaram nível médio, 51,3% eram solteiros, 83,3% possuía renda familiar mensal inferior a um salário­mínimo e 94% não possuía plano de saúde. O escore global do nível de satisfação dos pacientes atendidos na unidade de saúde foi de 3,8 (± 1,08). Não houve diferença do nível de satisfação com a relação médico­paciente quanto faixa etária, sexo, estado civil, renda mensal, presença de doenças crônicas, acesso a plano de saúde e avaliação do atendimento médico recebido fora da ESF. Houve diferença estatisticamente significativa no nível de satisfação dos pacientes quanto à escolaridade, ao atendimento pelo mesmo médico, ao tempo de consulta e aos que se consultam fora da ESF. Conclusão: Em geral, os pacientes da unidade de saúde apresentaram grau moderado de satisfação com o atendimento médico recebido no local. Houve pouca associação entre nível de satisfação e fatores endógenos ao paciente; estando relacionado a fatores externos, os quais são passíveis de intervenção seja pelo (s) profissional (is) seja pela gestão administrativa. A escassez de trabalhos baseados no questionário PDRQ­9 para avaliação da relação médico paciente limitou a comparação dos dados deste estudo com outros mostrando que, ainda, há muito a caminhar em direção ao atendimento das políticas de Humanização da Atenção e da Gestão e de Monitoramento e Avaliação no SUS.
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