Navegando por Autor "VIDAL, Maria Izabela Silva"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Avaliação da relação médico-paciente em uma unidade de saúde da família no município de Belém - (PA)(2022) VIDAL, Maria Izabela Silva; VALLINOTO, Izaura Maria Vieira Cayres; http://lattes.cnpq.br/0691046048489922; https://orcid.org/0000-0003-1408-8384Introdução: A relação médicopaciente é fundamental no contexto do atendimento em saúde e o perfil sociodemográfico, bem como as condições de acesso a serviços de saúde, podem influenciar o nível de satisfação dos pacientes com a consulta médica. Objetivo: Avaliar a qualidade da relação médicopaciente em uma unidade de saúde da família no município de Belém (PA). Metodologia: tratase de um estudo observacional, analíticodescritivo, do tipo transversal, em que se entrevistou pacientes de uma unidade de saúde da família no município de Belém (PA), no período de dezembro de 2021 a maio de 2022. Os dados foram obtidos através do “Questionário da relação médicopaciente” (Patientdoctor relationship questionnaire 9/PDRQ9) e um questionário para caracterização de fatores sociodemográficos e de acesso a serviços de saúde. Resultados: A amostra foi composta por 234 pacientes (intervalo de confiança = 95% e erro amostral = 5%). 61,6% tinham idade inferior a 50 anos, 78,6% do sexo feminino, 56,4% apresentaram nível médio, 51,3% eram solteiros, 83,3% possuía renda familiar mensal inferior a um saláriomínimo e 94% não possuía plano de saúde. O escore global do nível de satisfação dos pacientes atendidos na unidade de saúde foi de 3,8 (± 1,08). Não houve diferença do nível de satisfação com a relação médicopaciente quanto faixa etária, sexo, estado civil, renda mensal, presença de doenças crônicas, acesso a plano de saúde e avaliação do atendimento médico recebido fora da ESF. Houve diferença estatisticamente significativa no nível de satisfação dos pacientes quanto à escolaridade, ao atendimento pelo mesmo médico, ao tempo de consulta e aos que se consultam fora da ESF. Conclusão: Em geral, os pacientes da unidade de saúde apresentaram grau moderado de satisfação com o atendimento médico recebido no local. Houve pouca associação entre nível de satisfação e fatores endógenos ao paciente; estando relacionado a fatores externos, os quais são passíveis de intervenção seja pelo (s) profissional (is) seja pela gestão administrativa. A escassez de trabalhos baseados no questionário PDRQ9 para avaliação da relação médico paciente limitou a comparação dos dados deste estudo com outros mostrando que, ainda, há muito a caminhar em direção ao atendimento das políticas de Humanização da Atenção e da Gestão e de Monitoramento e Avaliação no SUS.