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Navegando por Autor "VIANA, Selma Paz"

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    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino de Ciências na perspectiva da inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos
    (2022-10-06) VIANA, Selma Paz; OLIVEIRA, Alexandre de Souza; http://lattes.cnpq.br/8137374208656802
    A ciência é uma disciplina importante no currículo escolar, possibilitando a construção do conhecimento, instigando a descoberta e a inovação no campo científico. O professor como mediador do aprendizado, precisa proporcionar conteúdos didático-pedagógicos, que permita a integração e participação de todos os alunos, construindo assim, um ambiente de inclusão para todos. Dessa forma, este trabalho tem como tema “O Ensino de Ciências na Perspectiva da Inclusão: o jogo como recurso didático metodológico no processo de Ensino/ Aprendizagem do aluno surdo”, tendo como finalidade, propor uma reflexão sobre os paradigmas da inclusão, suas práticas de ensino, e se as mesmas estão sendo trabalhadas no sentido de atender as necessidades do aluno com deficiência. Objetivou-se dessa forma, realizar uma análise dos paradigmas da inclusão no ensino de ciências no contexto escolar, através do uso de jogos educativos, com o objetivo de melhorar a percepção, bem como o entendimento das interações existentes no meio ambiente. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, além do embasamento teórico de diversos autores, como Luckesi (2001), Brandão (1981) entre outros, além de documentos como a Constituição Federal /88, a Declaração de Jomtien (1990), os PCNs de (1997) entre outras. Dessa forma, após diversas compreensões e relações teóricas a respeito do Ensino de Ciências, a inclusão e os jogos como metodologia no ensino aprendizagem, supõe-se a grande importância que metodologias criativas possuem no aprendizado dos alunos, permitindo ampliar seus conhecimentos, produzindo novos aprendizados a partir daqueles que os mesmos já conhecem.
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