Navegando por Autor "VIANA, Ana Carolina Fagundes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A construção da prática pedagógica mediada pela ludicidade: reflexos da BNCC na U.M.E.I creche Iracy de Souza Teixeira, em Moju-PA(2023-06-22) VIANA, Ana Carolina Fagundes; ALVES, João Paulo da Conceição; http://lattes.cnpq.br/8550073679337988; https://orcid.org/0000-0002-9549-3906O presente artigo tem como objetivo principal analisar como se dá a construção da pratica pedagógica na Educação Infantil mediada pela ludicidade, e quais os reflexos da BNCC neste processo. Tratou-se de uma pesquisa documental e de campo, realizada no município de Moju, em uma Unidade de Educação Infantil, tendo como colaboradoras seis professoras, que responderam à perguntas contidas em entrevistas semiestruturadas. A base teórica do trabalho está fundamentada a partir de autores como Kramer (2003), Kishimoto (1995), Luckesi (2014, 2015), Oliveira; Teixeira; Costa (2022), além de documentos normativos da educação básica como a BNCC (2017). Quanto aos resultados da pesquisa, estes indicaram que as docentes possuem um bom entendimento a respeito da ludicidade na Educação Infantil, compreendendo esta como uma forma rica de ensinar a criança e propicia-la um ensino significativo por meio das interações, brincadeiras e jogos, porém, embora a BNCC contribua de forma norteadora com as práticas lúdico-pedagógicas, dando suporte para as etapas de planejamento até a efetivação das atividades, ainda sim identificou-se por meio dos relatos que este documento não abrange como deveria as necessidades existentes nas diversas unidades de educação infantil para que os docentes ensinem ludicamente.