Navegando por Autor "VASCONCELOS, Delaila"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Práticas de leitura, escrita e oralidade no clube de aventureiros da IASD na perspectiva do letramento crítico(2025-09-15) VASCONCELOS, Delaila; FERREIRA, Antônio Bruno Cavalcante; http://lattes.cnpq.br/1222144281572089; https://orcid.org/0000-0001-5892-1994O objetivo deste artigo é elucidar os processos de aquisição pelos quais a criança perpassa em leitura, escrita e oralidade. Este artigo faz menções a respeito desses procedimentos e a sua importância no processo de letramento do aluno; tendo por base tais conceitos, o clube de Aventureiros da Igreja Adventista do 7º Dia (IASD) será analisado, pontuando alguns métodos em que podemos analisar os processos de aquisição da leitura e escrita, perpassando também pelo desenvolvimento da oralidade. Ao ter o foco em atividades para crianças de 6 a 9 anos, o clube de AVT promove atividades que corroboram com o desenvolvimento alfabético e de letramento da criança. Com base nessa perspectiva, este artigo busca analisar as formas de letramento que são exercidas conforme cada faixa etária. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica para atingir os objetivos do artigo. Foram analisadas publicações de grandes referências no tocante à alfabetização e ao letramento, tais como Magda Soares, Vigotsky, Angela Kleiman, Marcuschi, Loris Malaguzzi e Paulo Freire. Como já se sabe, Freire não menciona diretamente a respeito de letramento, contudo, pauta sobre métodos educacionais, tais concepções que são pertinentes a esta pesquisa. Esta pesquisa se justifica por ser relevante, pois busca contribuir para a análise crítica a respeito do processo de letramento e das práticas que são exercidas para além da sala de aula, dessa forma, elucidando os apoios externos que colaboram com a escola.