Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TRAVASSOS, Alice Gabriela Lopes"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaDesconhecido
    Perfil e desafios de professores da EJAI em contexto de vivências de estágio supervisionado: relato de experiência
    (2023-09-18) TRAVASSOS, Alice Gabriela Lopes; ROCHA, Carlos José Trindade da; http://lattes.cnpq.br/7815926450187234; https://orcid.org/0000-0001-5172-9182
    A presente pesquisa tem por objetivo relatar o perfil e desafios de professores na Educação de Jovens e Adultos e Idosos (EJAI). Para isto foi realizado um estágio supervisionado do curso de pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Castanhal (CCAST) com a finalidade de produzir conhecimentos e reflexões sobre a prática pedagógica, ligadas principalmente ao contexto das instituições educativas. Esse relato de experiência consiste em uma pesquisa qualitativa descritiva, a partir da observação da sala de aula, de uma escola da rede municipal de ensino, no município de Castanhal/Pará. Utilizou-se questionário a 5 (cinco) professores. Os resultados apontam para atuação de professores idade e tempo de serviço na docência, porém sem a especialização adequada para atuar na EJAI. Os principais desafios são: ausência de desenvolvimento profissional docente, específicas para EJAI, tempo corrido de trabalho, falta de motivação, ausência de incentivos das instituições que estão vinculados. Conclui-se, que apesar das limitações para a docência na EJAI, a contribuição do estágio supervisionado foi positiva para a vivência formativa e acadêmica, permitindo não só conhecer as particularidades desses profissionais, como também perspectivar, a necessidade de formação continuada para o avanço e desenvolvimento da EJAI.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
Brasão UFPA