Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "TEIXEIRA, Natali Machado Pena"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de educação infantil: influências do brincar e de fatores biopsicosociais
    (2018) LOURENÇO, Priscila Barros; TEIXEIRA, Natali Machado Pena; COSTA, Elson Ferreira; http://lattes.cnpq.br/1942489785908185; https://orcid.org/0000-0003-4115-9029
    Este estudo teve como objetivo geral verificar a relação entre as características do brincar, os fatores biopsicossociais e o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças de uma Unidade de Educação Infantil de Belém. Trata se de uma pesquisa com delineamento longitudinal, de caráter descritivo exploratório, natureza observacional e com abordagem quantitativa dos dados. Participaram da pesquisa 23 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 3 e 4 anos, matriculadas na turma do Maternal II de uma UEI vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Belém­PA, no ano de 2017. Para traçar o perfil biopsicossocial das crianças e suas famílias, foi aplicado o Questionário de Características da Criança; para registro das características do brincar das crianças na escola foi utilizado o Protocolo de Observação do Brincar, e para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi utilizado o Teste de Triagem do Desenvolvimento de Denver II. O estudo revelou que das 23 crianças avaliadas, 56,5% apresentaram suspeita de atraso no desenvolvimento e 43,5% desenvolvimento normal, no qual o maior percentual de suspeita de atraso foi no domínio da linguagem (52,2%). As variáveis biopsicossociais que apresentaram relação estatisticamente significativa com o desfecho do Denver II, de acordo com o Teste Qui­quadrado foram: tempo de aleitamento materno (p=0,04), profissão da mãe (p=0,04) e renda familiar (p=0,08). As variáveis do brincar que tiveram relação estatisticamente significativos e marginalmente significativos a partir do Teste U de Mann­Whitney foram: interação em grupo (p=0,04), sem brinquedos (p=0,07), brincadeira proposta pelo objeto e não brincadeira­exploração. O estudo buscou dar maior visibilidade para a ocupação de brincar e para a atuação da Terapia Ocupacional na vigilância do desenvolvimento no contexto escolar, além de alertar para a necessidade de se identificar precocemente possíveis atrasos e/ou fatores de risco no desenvolvimento de crianças inseridas em creches ou pré­escolas públicas, diminuindo assim os riscos à que estão expostas, pretendendo contribuir para o incentivo à implementação de políticas públicas neste contexto.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA