Navegando por Autor "SOUZA, Mayra Souza de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Artigo Acesso aberto (Open Access) A prática docente em constante reflexão: desafios no ensino fundamental(2025-06-09) SOUZA, Mayra Souza de; COSTA, Crisolita Gonçalves dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3413323530425831; https://orcid.org/0000-0003-3700-5334O presente artigo é originário das experiências vividas durante o estágio supervisionado realizado em uma escola pública no município de Abaetetuba e tem como objetivo analisar a prática de ensino e os desafios observados em uma turma do 2° ano da Escola Mariuadir Santos. Para fundamentação teórica deste estudo selecionamos as obras de Luckesi (1990), e Libâneo (2006). Metodologicamente este trabalho está ancorado em uma pesquisa qualitativa, e como técnicas e instrumentos, utilizamos a observação e a entrevista estruturada. O lócus de pesquisa foi a escola Mariuadir e os sujeitos foram a coordenadora da escola e a docente da turma do 2° ano do ensino fundamental. A partir da discussão das cinco seções de análise apresentamos situações que permitem um olhar reflexivo do espaço escolar como ambiente formativo. Como resultados a pesquisa indica que as práticas docentes observadas precisam ser reavaliadas e atualizadas constantemente permitindo que o ensino, além de significativo para as crianças possa ser de qualidade. E a integração teoria e prática na atividade docente pode auxiliar o professor na reorganização de sua prática de ensino, tornando-a significativa e contextualizada. Conclui-se que a vivência do Estágio Supervisionado garante uma experiência fundamental para adquirir novos conhecimentos, a partir das situações únicas que experimentamos no ambiente educacional. Isso levou à reflexão sobre os desafios da prática docente e a importância do estágio ao longo da formação docente, permitindo a relação teoria e prática e que a reflexão sobre o trabalho docente seja constante e oriente as ações a serem desenvolvidas.