Navegando por Autor "SOUZA, Gerinaldo Sales de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Prática docente da educação multisseriada: uma análise a partir do fazer pedagógico dos professores de uma escola pública de Santa Maria do Pará(2018-12-28) SOUZA, Gerinaldo Sales de; FARIAS, Rubenixson Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/8419045279072945Um dos principais desafios colocados á educação do meio rural está relacionado ao ensino das escolas rurais com salas multisseriadas. Estas compreendem alunos de diferentes comunidades, séries, idades, aprendizagem e níveis de conhecimentos. São turmas heterogêneas, que têm como característica central a diversidade. Em muitas regiões rurais do Brasil, a educação escolar é organizada em turmas multisseriadas devida ás grandes distâncias entre as comunidades e o baixo número de alunos em cada serie/ano. É comum encontrar os que estão em fase de alfabetização estudando com quem já sabe ler e escrever – e todos sobre a orientação de apenas um professor que precisa ensinar a partir do contexto e a cultura local. O ponto principal a ser tratado neste estudo diz respeito ás práticas exercidas na ação educativa dos professores que atuam em escolas rurais com salas multisseriadas no município de Santa Maria do Pará em algumas escolas rurais. As contribuições de Arroyo, Salomão, PCN Parâmetros curriculares Nacionais lei LDB, Projeto Base do Programa Escola Ativa, entre outros, fundamentaram a analise sobre a escola rural e os desafios da docência em salas multisseriadas. Os instrumentos de pesquisa empregados foram questionários e observações aplicados para responder ás seguintes questões: Como atuam os professores em classe multisseriadas? Como se estrutura a escola rural com salas multisseriadas?