Navegando por Autor "SOUZA, Carla Pinheiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Gamificação no ensino de física: um jogo de tabuleiro como estratégia metodológica para explorar cinemática, dinâmica e gravitação no ensino médio(2025-07-10) SOUZA, Carla Pinheiro; BENONE, Carolina Loureiro; http://lattes.cnpq.br/0528899709179831; https://orcid.org/0000-0002-3675-9452Este trabalho apresenta uma proposta de aula para alunos do 3o ano do ensino médio da Escola Doutor Miguel de Santa Brígida, visando investigar como estes assimilam e recordam conceitos de Física básica por meio da gamificação. Inspirados na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, que defende a ligação de novos conhecimentos a saberes prévios, desenvolvemos o jogo de tabuleiro Forças do Universo, abordando Cinemática, Dinâmica e Gravitação de forma interativa. O jogo estimulou o raciocínio lógico, a cooperação e a aplicação prática dos conteúdos. A metodologia incluiu a aplicação do jogo em sala, observações, registros de feedbacks e questionários mistos qualitativos e quantitativos para analisar seu impacto. Os resultados mostraram maior engajamento e melhor compreensão dos conteúdos, revelando que a Física pode ser mais acessível e atrativa quando associada ao lúdico. Concluímos que estratégias como a gamificação têm potencial para tornar o ensino de física mais leve, interativo e significativo.