Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUZA, Bianca Cristina Carlos"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    A corporeidade na dança: visão de corpo
    (2018-02-05) SOUZA, Bianca Cristina Carlos; NASSAR, Sérgio Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3066738195459439
    Ao longo da história do ser humano, o mesmo utiliza o corpo para se expressar. Dois conceitos podem se atribuir a palavra corpo, o primeiro segundo Platão e segundo a Corporeidade, conceitos estes que se divergem na sua explanação sobre o assunto. Sabemos que uma forma de expressão corporal é a dança, algo livre, cheio de expressividade e sentimento, diferente de uma das suas modalidades, o Ballet clássico, que por muito tempo cobra a estética corporal e perfeição de quem a dança. Com isso este estudo teve por objetivo identificar em bailarias, que se apresentam em espetáculos, se existe uma influência ou cobrança da ideia de ter um corpo perfeito nas apresentações, tomando como base as entrevistas feitas com bailarinas a partir dos 12 anos de idade e praticante da modalidade por mais de 2 anos. Analisando suas entrevistas através da ferramenta da Análise de conteúdo proposta por Bardin (2008). A cobrança corporal por parte dos professores e por parte das próprias bailarinas foram os resultados mais encontrados durante as entrevistas com as mesmas, apontados como fatores fortemente ligados as concepções de corpo forte, torneado e bonito para uma melhor aprendizagem e aplicação da técnica do Ballet, não deixando de lado o fato das bailarinas entenderem seus corpos como algo dotado de sentimentos e desejos, não observando assim neste estudo a ideia da objetificação corporal, geralmente vista em companhias de dança. Portanto, o seguinte estudo pode concluir que há uma forte cobrança, tanto pessoal quanto por parte dos professores, porém, esta cobrança se dá mais ao fato de não permitir que as bailarinas não possam se sentir satisfeitas com as próprias apresentações, nos quesitos de técnica na execução de movimentos e na capacidade de exteriorizar o sentimento de seu personagem a quem assiste seu espetáculo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA