Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Natasha de Jesus"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Importância de aulas experimentais sobre fenômenos tanto físicos como químicos e reações químicas
    (2022-12-13) SOUSA, Natasha de Jesus; SANTOS, Janes Kened Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/1953451890905577; https://orcid.org/0000-0001-9294-5391; SILVA, Danúbia Tavares da; http://lattes.cnpq.br/7689276292359571
    A instrução normativa nº01/2022 da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pará que regulamenta as atividades de Trabalho de Curso (TCC), disponibilizou a ampliação do leque de atividades aceitas para a avaliação de trabalhos de conclusão de curso, buscando reduzir os impactos negativos da pandemia de COVID-19 no cenário estudantil. As práticas experimentais no ensino de química são essenciais para formação dos alunos pois possibilitam a visualização dos fenômenos estudados, o contato com a produção da ciência em sua essência básica e dinamizam o processo de ensino-aprendizagem. Todavia, tal proposição didático-metodológica nem sempre é utilizada como método de ensino pela limitação de materiais para a sua realização, ausência de espaço próprio (laboratório), condições mínimas espaciais de sala de aula, principalmente quando a escola não dispõe de laboratório, resistência dos professores em diversificar o trabalho docente, entre outros fatores. Isto posto, a presente pesquisa foi realizada no âmbito do Estágio Supervisionado Obrigatório sendo realizado com a utilização de prática de ensino experimental usando materiais alternativos para abordar o conteúdo de Reações Químicas, a pretensão foi analisar a aceitação das aulas e a assimilação dos assuntos abordados aos estudantes da 1ª série do Ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jornalista Rômulo Maiorana. A pesquisa dividiu-se em três momentos, sendo o primeiro aulas teóricas, o segundo aulas experimentais e o terceiro aplicação de questionário. Como resultado, observou-se que os discentes receberam positivamente as aulas experimentais, e que participariam de mais aulas com essa metodologia. Analisando que apesar da carência de materiais e reagentes obteve-se resultados satisfatórios, as aulas ficaram mais atrativas e os discentes mais motivados. Sobre isso, conclui-se que essa pesquisa possibilitou verificar as dificuldades vivenciadas pelos estudantes pesquisa, assim como possíveis soluções.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA