Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Carmendilce Silva"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Produção textual: uma análise da construção argumentativa em texto de alunos do ensino médio em uma escola estadual de Castanhal-PA
    (2019-05-13) SOUSA, Carmendilce Silva; MORAES, Márcia Alves de; http://lattes.cnpq.br/0407156147184123
    No Brasil, nota-se que o domínio da Língua Portuguesa nos alunos das etapas finais do ensino básico tem sido algo problemático, o que se percebe quando os mesmos necessitam fazer as redações necessárias para a entrada no Ensino Superior, ou exigidas pelos concursos públicos. Ocorre que a dificuldade na produção textual dos alunos de Ensino Médio torna-se um grande empecilho, já que definirá, de certa forma, o futuro destes enquanto cidadãos e profissionais. Percebe-se, então, que um dos principais desafios para esses estudantes é a construção argumentativa de seus textos, o que requer a presença de dois elementos em seu conteúdo: a coesão e a coerência. Para que haja coesão e coerência nos textos, há a necessidade de saber aplicar adequadamente os conectivos, itens que servem para dar sentido a toda a argumentação exposta na produção escrita. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo geral refletir sobre a construção argumentativa em textos de alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Castanhal/PA. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa interpretativa e de natureza aplicada. Utilizamos como aporte teórico estudiosos como Val (2006), Koch (1992; 1995; 2005), Travaglia (1990) e Geraldi (1997). Desta forma, ministramos uma aula sobre “conectivos textuais” para alunos de Ensino Médio da escola e os alunos fizeram uma atividade de “produção textual”, em que tiveram de escrever um artigo de opinião sobre o uso do celular em sala de aula, a fim de verificar se eles sabiam usar as conjunções corretamente. A partir dessa produção, foram escolhidos sete textos para uma reflexão geral e três textos para uma análise mais detalhada. Os resultados obtidos mostram, em linhas gerais, que: os alunos envolvidos nesta pesquisa, embora apresentem pontos de vistas em relação a determinado tema, possuem dificuldades em relação à construção argumentativa textual, devido não possuírem o domínio adequado do uso dos principais mecanismos de coesão e coerência – as conjunções. Portanto, consideramos baixo o domínio da escrita nas séries finais (3º ano do Ensino Médio).
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA