Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SIQUEIRA, Maria Eduarda Pinheiro"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Aprendizagem mão na massa: integrando a matemática e a robótica educacional
    (2023) SIQUEIRA, Maria Eduarda Pinheiro; NERI JÚNIOR, Edilson dos Passos; http://lattes.cnpq.br/5917661277687347
    Com o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e a busca por metodologias de ensino que atendessem as necessidades e dificuldades que surgiam no âmbito escolar, as TDIC se apresentam como uma ferramenta conveniente e eficiente no processo de ensino, sendo inseridas cada vez mais em sala de aula. Em meio a esse cenário, emerge a Robótica Educacional (RE) como uma metodologia de ensino que visa proporcionar um processo de aprendizagem inovador aos alunos. Este trabalho trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória que avalia a potencialidade dessas atividades como forma de promover ambientes de aprendizagem mão na massa onde os alunos são os protagonistas no processo de ensino e aprendem tudo na prática. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica para definir conceitos importantes como cultura maker, metodologia STEAM e Pensamento Computacional, além do estudo de ferramentas como o kit de robótica Arduíno e o software Autodesk Tinkercad para auxiliar nas atividades propostas. Além desta pesquisa promover a obtenção de resultados sobre a utilização da RE na construção de uma aprendizagem onde os alunos possam “aprender fazendo”, foi desenvolvida uma oficina maker onde os alunos serão estimulados a aprender na prática a construir protótipos, aprendendo matemática trabalhando através da interdisciplinaridade.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA