Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA FILHO, Nelson Nunes da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Etnomatemática e resolução de problemas: experiências e possibilidades nas práticas escolares do ensino de matemática a partir de uma análise bibliográfica
    (2025-08-12) SILVA FILHO, Nelson Nunes da; PAIVA, Paulo Júnior da Silva; LIMA, Reinaldo Feio; http://lattes.cnpq.br/9408343501581038; https://orcid.org/0000-0003-2038-7997
    Diante de inúmeras pesquisas na área de resolução de problemas no âmbito da Educação Matemática, este trabalho apresenta uma análise realizada nos anais do IX Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IX SIPEM). A pesquisa, de natureza qualitativa e bibliográfica, utilizou a Revisão Sistemática de Literatura para examinar os objetivos, metodologias e referenciais teóricos de 14 estudos que adotaram a Resolução de Problemas como abordagem didática. Os resultados indicam que essa metodologia contribui significativamente para o desenvolvimento do pensamento matemático, incentivando a autonomia dos estudantes e promovendo a construção ativa do conhecimento. Além disso, observou-se que a Resolução de Problemas favorece conexões entre diferentes áreas da Matemática e pode ser potencializada pelo uso de tecnologias digitais e estratégias diferenciadas de ensino. A análise também revelou a necessidade de ampliar a formação docente nesse campo, garantindo que professores estejam preparados para implementar essa abordagem de maneira eficaz. O estudo reforça a importância da Resolução de Problemas como estratégia essencial para tornar o ensino mais dinâmico e significativo.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA