Navegando por Autor "SILVA, Selma Moreira da"
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Trabalho de Curso - Graduação - Monografia Acesso aberto (Open Access) Alfabetização ecológica : o que dizem futuros professores de ciências?(2016) SILVA, Selma Moreira da; Darlene Teixeira; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751A questão ambiental é considerada hoje de extrema importância, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre homem e natureza, depende do uso racional dos recursos naturais pela nossa espécie. Nesse sentido, a Alfabetização Ecológica representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade. É nesse contexto que se justifica a práxis educativa de implementar estratégias que conduzam a uma mudança de comportamento relacionado à conservação e preservação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos conhecer a concepção de futuros professores de Ciências Naturais sobre alfabetização ecológica; investigar que tipo de ações os futuros professores de Ciências consideram adequadas para a realização da alfabetização ecológica; descrever ações docentes, realizadas pelos licenciandos no momento do estágio de regência que indiquem que os professores de Ciências contribuíram para a formação de cidadãos alfabetizados ecologicamente; e analisar se durante a formação inicial os futuros professores de Ciências foram incentivados a alfabetizarem ecologicamente. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios da abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos concluintes do curso de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó – Breves (Polo Portel), da Universidade Federal do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário com questões abertas. Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores de Ciências conhecem o tema Alfabetização Ecológica e, aqueles que já atuam como professores no município já abordaram temas relacionados ao meio ambiente em sala de aula, ressaltando a importância de preservá-lo para que as futuras gerações não sofram consequências drásticas.