Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Selma Moreira da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    Alfabetização ecológica : o que dizem futuros professores de ciências?
    (2016) SILVA, Selma Moreira da; Darlene Teixeira; FERREIRA, Darlene Teixeira; http://lattes.cnpq.br/2634892749670751
    A questão ambiental é considerada hoje de extrema importância, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre homem e natureza, depende do uso racional dos recursos naturais pela nossa espécie. Nesse sentido, a Alfabetização Ecológica representa um instrumento essencial para superar os atuais impasses da nossa sociedade. É nesse contexto que se justifica a práxis educativa de implementar estratégias que conduzam a uma mudança de comportamento relacionado à conservação e preservação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos conhecer a concepção de futuros professores de Ciências Naturais sobre alfabetização ecológica; investigar que tipo de ações os futuros professores de Ciências consideram adequadas para a realização da alfabetização ecológica; descrever ações docentes, realizadas pelos licenciandos no momento do estágio de regência que indiquem que os professores de Ciências contribuíram para a formação de cidadãos alfabetizados ecologicamente; e analisar se durante a formação inicial os futuros professores de Ciências foram incentivados a alfabetizarem ecologicamente. A pesquisa foi realizada de acordo com os princípios da abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 20 alunos concluintes do curso de Ciências Naturais do Campus Universitário do Marajó – Breves (Polo Portel), da Universidade Federal do Pará. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário com questões abertas. Os resultados indicaram que a maioria dos futuros professores de Ciências conhecem o tema Alfabetização Ecológica e, aqueles que já atuam como professores no município já abordaram temas relacionados ao meio ambiente em sala de aula, ressaltando a importância de preservá-lo para que as futuras gerações não sofram consequências drásticas.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA