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Navegando por Autor "SILVA, Maria Mikaelle Sousa da"

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    Trabalho de Curso - Graduação - ArtigoAcesso aberto (Open Access)
    Inclusão de aluna autista na educação infantil: desafios pedagógicos e sociais
    (2023-12-27) SILVA, Maria Mikaelle Sousa da; SILVA, Adriano Sales dos Santos; http://lattes.cnpq.br/8379916014549431
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar é um dos desafios enfrentados por gestores de políticas públicas, equipes pedagógicas e pais/responsáveis. Nesse artigo, abordo o processo de inclusão de uma aluna com TEA em uma escola pública do município de Igarapé Açu- PA. Tendo como objetivo geral investigar os desafios enfrentados por duas professoras ao mediarem o ensino e a aprendizagem de crianças autista em sala de aula. Metodologicamente, fez- se a aplicação de uma entrevista aberta com perguntadas voltadas a atuação do professor em sala de aula, desafios do dia a dia, assim como planejamento das aulas e que estratégias buscavam para promover a interação social. A pesquisa com abordagem narrativa é entendida como uma forma de compreensão da experiencia humana. Nesta perspectiva, a pesquisa narrativa proporciona vivenciar como é trabalhar com uma criança autista, em especial, participar da aprendizagem. O TEA é um transtorno caracterizado por dificuldades nas habilidades sociocomunicativas, como a comunicação e interação social, e no comportamento devido a interesses ou padrões de atividades restritivos. A aluna apresenta falta de concentração, a ausência de socialização, mudanças repentinas de humor, comunicação por gestos, pois a aluna é não verbal e está em desenvolvimento da fala. Ressalta-se, o próprio conhecimento das professoras sobre o transtorno, sobre a sua atuação como profissional, o processo de socialização da aluna em questão, como a escola se coloca diante do ensino da educação inclusiva. Através das narrativas das professoras ficou evidente que existem desafios a serem superados, além das formações continuadas aos profissionais. É de suma importância que o professor desenvolva habilidades e potencialidades para que sejam superados os desafios em sala de aula ao atuarem na educação de alunos autistas.
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