Logo do repositório
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Tudo na BDM
  • Documentos
  • Contato
  • Português do Brasil
  • English
  • Español
  • Français
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Marcelly Barbosa da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Trabalho de Curso - Graduação - MonografiaAcesso aberto (Open Access)
    O ensino da dança no municipio de Benevides-Pará: da realidade do ensino do conteúdo dança nas escolas públicas
    (2025-04-01) SILVA, Marcelly Barbosa da; ROSÁRIO, Daísa Gomes do; http://lattes.cnpq.br/4519301218600015
    Esse "Trabalho de Conclusão de Curso - TCC" tem como foco de estudo o ensino da "Dança" nas escolas municipais de Benevides-PA, estruturou como problema de pesquisa a ser investigado: saber "Como o ensino do conteúdo dança tem sido trabalhado na disciplina de Arte no contexto das escolas municipais de Benevides - Pará?". O universo da pesquisa centrou-se nas escolas da rede pública do município de Benevides, mais precisamente, sobre as séries finais do Ensino Fundamental. "Abordagem de Pesquisa" escolhida foi a "Qualitativa", por ter dentre as suas carcterísticas "o ambiente natural como fonte direta dos dados" (Gressler, 2004 p.87) e por aceitar métodos de pesquisa multiplos (Gressler, 2004). Quanto ao "Método de Pesquisa" segiu-se o que propõe a História Oral. Configurou-se como "tipo de pesquisa", mais especificamente, o que a História Oral denomina de "História Oral Temática". Nessa direção, as entrevistas semiestruturadas constituiram-se como instrumento de coleta de dados da pesquisa, seguidas de observação. As informações coletadas foram analisadas a partir da "Análise Temática - AT" que "é um método de análise qualitativa de dados para identificar, analisar, interpretar e relatar padrões (temas) a partir de dados qualitativos. (Souza, 2019 p. 52). Passadas todas as suas etapas o trabalho estruturou-se em quatro sessões, quais sejam: O ENSINO DE DANÇA NOS CURRICULOS FORMAIS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE BENEVIDES NO ESTADO DO PARÁ, a dança nas escolas do município de Benevides, como cheguei até o presente tema da pesquisa, a dança como ensino; a segunda sessão: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE/NA DANÇA – TEORIAS E PRÁTICAS, aborda o ensino da dança nos currículos formais nas escolas do município de Benevides no estado do Pará, qual é a forma que a dança está presente nas escolas regulares e se ela está presente nos currículos da escola; a terceira sessão: PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE/NA DANÇA – TEORIAS E PRÁTICAS - são as formas e processos que o ensino da dança pode levar as práticas utilizadas nas aulas; a quarta: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO DA DANÇA – O QUE VIVI, O QUE VI E O QUE DESEJO VER NO MUNICÍPIO DE BENEVIDES - Reflexão sobre a dança no contexto escolar. Cientes de que a Dança tem grandes contribuições a dar para a sociedade o trabalho em questão procurou abordar os processos de aprendizagem que a disciplina de Arte passa nos currículos escolares com relação aos conteúdos de dança na esperança de que o resultado do estudo possa contribuir para o Curso de Licenciatura em Dança da UFPA de forma a ressaltar a importância de pesquisas relacionadas a dança nos ensinos escolares, e deixar evidente que o Curso é uma Licenciatura, e que "Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC" que abordem essa temática da Dança nas escolas são muito necessários. Assim como contribuir para o debates sobre as políticas educacionais para o ensino de Dança nas escolas regulares do município de Benevides – PA.
Logo do RepositórioLogo do Repositório
Nossas Redes:

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão
Brasão UFPA